quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CD Review: Hangar – The Reason Of Your Conviction


Hangar – The Reason Of Your Conviction
Gravadora: Marhceco Records


Por Artur Henriques

The Reason Of Your Conviction é o sonho do baterista Aquiles Priester (Angra, Freakeys, Almah, ex-Di’anno), seu delírio e sua sublimação criativa. Talvez afirmar isso fosse o suficiente para descrever esse terceiro trabalho da banda Hangar. Afinal, Aquiles atua aqui não só na condição de batera, mas também como letrista de todas as músicas, co-autor das músicas, além de tomar as rédeas da produção (contando com ajuda de Heros Trench, Marcello Pompeu e Fábio Laguna).

Acredito porém, que The Reason of Your Conviction merece mais comentários. Afinal a banda, que é completada por Nando Fernandes (vocal e também integrante da banda Cavalar), Eduardo Martinez (guitarra, Freakeys, ex-Panic), Fábio Laguna (teclado, Freakeys e Angra) e Nando Mello (baixo), é responsável pelo lançamento de um dos melhores álbuns de 2007.

Esse álbum já nasce como um clássico do Heavy Metal brazuca, e isso em grande parte é devido à enorme qualidade dos músicos envolvidos assim como das músicas executadas. As músicas são sempre assinadas por mais de um integrante, e todos colaboraram pelo menos em uma música (é o caso do vocalista Fernandes) e até o ex-vocalista Michael Polchowicz chegou a colaborar com algumas músicas desse álbum.

Mas seria possível classificar o tipo de som encontrado? O Hangar executa basicamente um Power Metal, que em alguns momentos do álbum assume até mesmo umas tonalidades mais progressivas, e até mesmo Metal Extremo aparece na fórmula da sonoridade da banda (a participação de Vitor Rodrigues do Torture Squad nas músicas Hastiness e Everlasting Is The Salvation não me deixam mentir). Portanto para os ouvintes que estão apenas acostumados a ouvir o Metal Melódico, de bandas como Angra, podem estranhar um certo peso maior na música do grupo.

E por falar em Angra, devo dizer que fiquei bastante feliz de constatar que Aquiles voltou a tocar bateria de um jeito mais criativo e excitante, parecendo deixar o marasmo das linhas de bateria óbvias da época do Aurora Consurgens para trás. Mas não só de Aquiles é feito esse álbum, além dele acredito que também chamam bastante atenção o já conhecido tecladista Fábio Laguna e o excelente vocalista Nando Fernandes, que faz um trabalho sensacional nesse álbum, com bastante personalidade e que em alguns momentos me lembrou o trabalho do vocalista Jorn Lande no Masterplan.

O álbum também conta com outras participações especiais, como por exemplo a de Antoniela do Canto (locutora do canal HBO). E de ninguém mais ninguém menos que a de Arnaldo Antunes (ex-Titãs), que ao lado de Antoniela faz a narração que dá início à história contada no decorrer do álbum.

Diga-se de passagem, o conceito por trás do álbum parece ter sido alvo da mais alta dedicação por parte da banda, tendo em vista que eles não só optaram por fazer um álbum conceitual como também estabelecendo a conexão entre as letras da música, as imagens do encarte do CD e o videoclipe (da música Call Me In The Name Of Death). A história gira em torno da mente de um serial killer, desde seu primeiro ato até o surpreendente final.

A versão nacional do álbum ainda conta com uma faixa bônus e com um DVD bônus (que contêm uma seção de fotos, o videoclipe já referido anteriormente, assim como seu making off).

Acho impossível apresentar alguma música de destaque para esse álbum, pois aqui tudo está pensando nos mínimos detalhes e o melhor que posso dizer é isso: ouçam esse álbum!

Nota: 10

Track List:
1 Just The Beginning
2 The Reason Of Your Conviction
3 Hastiness
4 Call Me In The Name Of Death
5 Forgive The Pain
6 Captivity (A House With A Thousand Rooms)
7 Forgotten Pictures
8 Everlasting Is The Salvation
10 One More Chance
11 When The Darkness Takes You
12 Your Skin And Bones (faixa bônus)




2 comentários:

Anônimo disse...

Melhor CD de metal brasileiro desde SHAMAN - Ritual (com André Mattos - lógico!!!).

Destaque para NANDO FERNANDES com interpretações impecáveis. Sua voz se assemelha muito com a de Ronnie James Dio.

Parabéns a moçado do HANGAR. Botaram POCANDO!!!

Anônimo disse...

Por que nao:)