domingo, 27 de janeiro de 2008

Notícias da Semana

Jogos aumentam venda de música digital

Os games Rock Band e Guitar Hero, que simulam instrumentos musicais, estão aumentando o número de downloads pagos de música. Segundo informações da MTV e Harmonix, responsáveis pela criação e lançamento do Rock Band no final do ano passado, foram feitos 2,5 milhões de downloads pagos das canções adicionais do jogo.

Já o Guitar Hero III, lançado em novembro do ano passado pela Activision, registrou um número ainda mais impressionante: 5 milhões de músicas, referentes à trilha do game, vendidas.A versão original de cada um dos jogos possui um repertório das músicas para que os jogadores possam ouvir e competir ‘tocando’ de acordo com as regras de cada jogo. Os dois games se aproveitam da busca por novidades por parte dos usuários para colocar à venda mais músicas que possam integrar o menu original.

O veterano no setor, o Guitar Hero, disponibiliza pacotes com canções novas e relançamentos de edições anteriores. O “Rock band” disponibiliza toda semana uma nova canção para o jogador comprar. Pacotes com três músicas também podem ser adicionadas ao jogo. Os preços variam entre US$ 0,99 e US$ 5,50.

Ainda segundo a MTV, o pacote de canções mais vendido foi o que continha três músicas do Metallica: “Ride the Lightning”, “Blackened” e “And Justice for All”. O Slipknot, que está na trilha do Guitar Hero, teve suas vendas digitais aumentadas em mais de 100%.O sucesso desse formato levou a MTV a contatar diversas bandas independentes pensando no possível lançamento do artista nesse novo formato: trilha sonora de game. O que indica mais uma dor de cabeça para as gravadoras. (Fonte: Território da Música)




John Stewart, autor de sucesso dos Monkees, morre aos 68 anos: O compositor norte-americano John Stewart morreu na sexta-feira passada, 18, em hospital em San Diego, na Califórnia. A morte foi causada por um derrame cerebral.

Stewart foi o autor de um dos grandes sucessos do grupo The Monkees, “Daydream Believer”, lançado em compacto pelo grupo em 1967. Como músico, Stewart ficou conhecido por fazer parte do Kingston Trio com Nick Reynolds e Bob Shane.

O Kingston Trio foi grupo de Folk formado em 1957 e fez grande sucesso nos Estados Unidos. Stewart fez parte da segunda formação do grupo e entrou na banda em 1961. Seis anos mais tarde o músico resolveu seguir carreira solo. Seu maior sucesso foi a música “Gold”, lançada em 1979.

Além do sucesso do grupo The Monkees, Stewart também escreveu canções para Joan Baez (“Strange Rivers“), Nanci Griffith (“Sweet Dreams“) e Roseanne Cash (“Runaway Train“). (Fonte: Rock Online)




Millencolin disponibiliza nova música na internet: A banda de Hardcore sueca Millencolin anunciou o lançamento do próximo álbum e disponibilizou para audição em seu site oficial o primeiro ‘single’ do disco.

A música é “Brande New Game” e faz parte do álbum “Machine 15”, previsto para ser lançado na Europa no dia 15 de abril. O álbum foi gravado no estúdio da banda, Sound Lab Studios, em Orebro, Suécia, e contou com a produção de Lou Giordano, que já trabalhou com Goo Goo Dolls, The Ataris e Jewel, entre outros.

Para ouvir a nova música, “Brand New Game”, basta acessar o endereço http://www.millencolin.com
(Fonte: Rock Online)




Lendária banda Casa das Máquinas volta aos palcos em festival no Sul: A banda Casa das Máquinas, um dos grandes nomes do Rock nacional na década de 70, está de volta aos palcos e o retorno oficial será no festival Psicodália, durante o carnaval, em Santa Catarina.

O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de fevereiro na cidade de São Martinho, região sul de Santa Catarina, e terá 22 bandas de Rock n’ Roll de vários estados brasileiros. Além das apresentações musicais, o evento terá uma ampla programação artística, incluindo oficinas de arte e teatro.

O show da Casa das Máquinas será no dia 03 e a formação que se apresentará conta com os integrantes originais Netinho, Marinho Thomaz e Mario Testoni. Completam a banda nesta apresentação o guitarrista Faíska e o baixista e vocalista do Dr. Sin, Andria Busic. Além desse retorno aos palcos, o grupo pretende lançar um novo CD este ano [...] (Fonte: Rock Online)



Last.fm tem o maior catálogo de música gratuita e legal que já existiu

Após muitas especulações sobre o futuro da Last.fm, a rádio começou a oferecer nesta quarta-feira, dia 23, canções inteiras para serem ouvidas gratuitamente. Em seu blog, a rádio publicou um comunicado, explicando as novidades: cada usuário poderá ouvir uma mesma música, na íntegra, por três vezes até que seja notificado sobre fazer uma assinatura.

O site fechou acordos com as quatro maiores gravadoras - EMI, Sony BMG, Universal e Warner - e também com muitos outros selos e artistas independentes para se tornar o possuidor do maior catálogo legal de música online, em streaming, gratuito. Mais que isso, o ouvinte agora poderá escolher o que quer ouvir e quantas vezes quer ouvir.

A Last.fm explica ainda que pagará aos artistas independentes diretamente. Para artistas ligados a gravadoras, os royalties são pagos a seus detentores. A cada vez que a canção for ouvida o artista recebe um valor, o que significa que o artista mais ouvido receberá mais que um artista com poucos ouvintes e não haverá um valor pré-fixado. Bandas novas poderão enviar suas músicas para a Last.fm e até faturar uns trocados - ou uma quantia considerável, se cair no gosto da audiência.

A receita para pagar a todos os artistas virá principalmente da publicidade veiculada no site. As novidades por enquanto podem ser conferidas apenas por usuários residentes nos EUA, Reino Unido e Alemanha, mas a rádio já avisou que pretende abranger seu alcance para outros países.

Comprada pela CBS no ano passado, a Last.fm conta com mais de 15 milhões de usuários cadastrados. (Fonte: Território da Música)


Nenhum comentário: