terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Classic Album: The Doors - The Doors

Nota: Esse review foi originalmente escrito na forma lusitana da língua portuguesa. O blog Arise! optou por manter dessa forma no intuito de preservá-lo como foi concebido.

The Doors - The Doors

Por Philiz

Introdução
Os The Doors são uma das mais influentes bandas da história do Rock. O vocalista, Jim Morrison atingiu o estatuto de mito devido aos seus comportamentos escandalosos (foi várias vezes preso e uma vez condenado), à sua personalidade marcante mas sobretudo devido às letras e poemas geniais que deixou, após uma morte prematura com apenas 27 anos de idade.

O 1º álbum gravado em 1967 foi um marco na música da altura, tendo além de atingir o sucesso, marcando várias bandas que surgiram depois dos The Doors. Foi o início de uma história que pode-se dizer trágica (devido à morte de Jim em Paris, apenas 4 anos mais tarde), de sucesso, mas acima de tudo de extremos.


Alinhamento
1. Break on Through (To the Other Side)
2. Soul Kitchen
3. Crystal Ship
4. Twentieth Century Fox
5. Alabama Song (Whiskey Bar)
6. Light My Fire
7. Back Door Man
8. I Looked at You
9. End of the Night
10. Take It as It Comes
11. The End

Ano 1967

Editora Elektra

Faixa Favorita #11 - The End

Género Classic Rock

País Estados Unidos Da América

Banda
James Douglas Morrison (Jim Morrison) [Voz]
Ray Manzarek [Teclas]
Robbie Krieger [Guitarra]
John Densmore [Bateria]

Review
O 1º álbum da formação californiana é possivelmente um dos melhores álbuns da história do Rock. Com uma sonoridade muito própria a banda de Jim Morrison conquistou o sucesso graças sobretudo ao tema Light My Fire. Embora este tenha sido o grande "hit" o álbum tem outros momentos altos, tais como, o tema de abertura Break On Through (To The Other Side) que é como se sentisse uma explosão de energia quer pelos vocais de Morrison, quer também pela letra da canção. Os covers Alabama Song e Backdoor Man estão também muito bem conseguidos e melhores mesmo que o original. Por último temos o tema épico The End que foi mais tarde utilizado na banda sonora do filme Apocalipse Now de Francis Ford Capola, que foi colega de Morrison na Universidade de Cinema da Califórnia (UCLA). O tema trata de temas como a morte, sexo e violência. Retrata também na perfeição o Theatre Rock muito procurado por Morrison nas suas letras. Ao longo de 11 minutos viaja-se pelo oculto da mente humana. O momento alto é quando Morrison dispara: "Father? I Want To Kill You; Mother? I Want To Fuck You", acho que não precisa de tradução...

Conclusão
Um álbum altamente recomendado para quem se considera fã do puro Rock.

Nenhum comentário: