sábado, 14 de junho de 2008

Opinião: Saudosismo 2

Texto por Luis “Carlinhos” Carlos
Revisão por Luciana Pereira


Atualmente vemos uma crescente onda de saudosismo, aliás, no fundo todos somos um pouco e até mesmo os textos que escrevo pro Arise, que servem como terapia pra mim, pois neles eu vou relembrando de vários fatos ocorridos em minha vida no que remete a música. Mas veja bem, cada um vive seu tempo e isso é fato e até natural. Mas vamos falar da rejeição que se reflete muitas vezes pelo saudosimo exagerado de quem viveu uma época que outros não viveram e que, como é comum em toda sociedade, as coisas se transformam e também se renovam e, na música, eu poderia citar como exemplo o New Metal, rejeitados pelos fãs puristas do Metal, mas também amado por muitos fãs, uma rapaziada que começou a curtir som há pouco tempo. É claro que existe a exceção, pessoas que curtem ambos estilos, independente da idade. Mas o fato é que você não pode culpar algo pela época, pois o Metal rejeitou o Hard no começo, e assim foi com o Heavy em relação ao Thrash e o Black em relação ao Thrash e como não lembrar da rejeição do Metal em relação ao Rock Alternativo (chamado de Grunge. Aliás, que rótulo ridículo que inventaram, nada a ver com o som) e o preconceito com bandas boas como Soundgarden, Alice in Chains que eram bem mais influenciadas pelo Black Sabbath que muita banda de Metal por aí. O fato de não gostar não significa ter preconceito. Só o Faustão pensa assim (risos). Mas é o que eu vejo às vezes nos tópicos de eventos diante da infinidade de bobagens que escrevem lá com tanto preconceito e palavras ofensivas que não levam a nada.

Eu acho até estranho as pessoas se vestirem como nos Anos 80 e fazer as mesmas coisas que eu fazia e ver que as mesmas nem viveram a época, no máximo viveram a época com 3, 4 anos de idade, e a mesma coisa para os velhos retardados que se acham donos de tal cena e se acham o sabe tudo. Que coisa mais patética! Como disse o Cazuza na música O tempo não pára: "Eu vejo um museu de grandes novidades". Ninguém tem que salvar nada de PORRA nenhuma com discurso barato, deixa a música rolar e pronto...Eu acho que eu vivi uma época e hoje com 35 anos não me visto como eu me vestia quando tinha 15, 18, 25 anos (aliás nem meu corpo aceita isso rsrsrs). A vida passa e vivo o presente, memorizo (ou exorcizo) meu passado e deslumbro o futuro. Não vou ficar olhando pra trás, pois seria a mesma coisa se eu ficasse me vestindo e tentando viver nos Anos 60, quando a realidade é a de que eu nasci em 1972. Então, eu não vivi a época sessentista. Gosto de coisas da época como Beatles, The Who, mas é legal e já foi, eu quero saber do amanhã, não do ontem, pois sobre ele eu escrevo, no presente eu vivo e no futuro eu penso. E quanta coisa legal e atual eu tenho escutado e curtido bastante por aí como: WolfMother, System of a Down, a banda nova dos irmãos Cavallera e espero ouvir mais e mais. E bacana também ver que muito veterano aí continua na ativa e levando coisa nova como o Rush e Scorpions, deixa o Rock rolar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ae Carlinhos..

Você tinha que ser condecorado cara.. :)

É a força do metal aqui na Zona Oeste !!

abraços
leonardo

Anônimo disse...

CONCORDO AÍ E UM CARA QUE LEVA TODOS NA AMIZADE E RESPEITO, UM CARA QUE NÃO NEM AÍ PAR BRIGA QUE É JUSTAMENTE O QUE ATRAPALHA UMA CENA DE METAL POR AQUI.

ABRAÇO

ANDRÉ

Anônimo disse...

Dispensa qualquer tipo de comentário. Esse tópico diz tudo...viver o presente, e o amanhã...

Unknown disse...

Mandou ótimo, hein, Carlinhos!
Bem, se viver de saudosismo é bom ou não, eu não sei! Acho que depende do saudosismo! Eu posso dizer sim, que eu vivo um pouco (ou muito, até) dessa forma. Como o Carlinhos mesmo citou no tópico "Saudosismo 1", aquela era uma época bem diferente da de hoje. As dificuldades que se tinha de conseguir material das bandas às quais éramos fãs, fazia com que o amor a elas, e ao próprio som, fosse algo mais fiel. Hoje em dia vivemos uma época em que a indústria musical, embalada por um desejo irrefreado de acumular cada vez mais riquezas, cavou sua própria cova, ao permitir que artistas sem taleto algum fossem inseridos na mídia, a fim de se tornarem gigantescos caça-níqueis. Isso provocou a "morte" de centenas e centenas de artistas que tinham como prioridade o "tocar por puro sentimento e amor à música". Isso acabou influenciando uma (ou mais) geração de fãs ao redor do mundo. Hoje, esses fãs não têm opinião própria nem a respeito de seu próprio gosto musical, pois foram acostumados a ouvir qualquer coisa que toque no rádio, mesmo que, para isso, a rádio tenha recebido "um por fora"! Eu não me considero preso ao passado. Gosto do que gosto. O que acontece é que a música de outrora me parece bem mais natural e, por consequência, menos forçada do que a música de "nosso" tempo.
Um bom exemplo do que quero passar aos leitores é o seguinte fato: eu curto demais o cantor James Blunt. Um cara que chegou a fazer parte do exército que fazia a guarda da Rainha da Inglaterra e brigou com o pai para abandonar a carreira militar e se tornar músico. Datalhe: o cara tem 34 anos de idade e seu 1º disco foi lançado em 2004... Perceberam onde eu quero chegar? É isso!
Saudosista? Sim! Mas sinto saudades das coisas boas, independente da época em que surgiram!
Abraço a todos e...
OHHH YEAHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu sou um velho banger e concordo com a maior parte do que foi dito,comecei a ouvir som em 1983 com a vinda do Kiss ao Brasil pela primeira vez!!Ja tive o desprazer de ver garotos sendo arrogantes e preconceituosos comigo e outros caras da antiga,se acahndo true , falando sobre "Venon"como se estivessem la no maracanazinho (que eu estive!!)em 86,ja vi muita gente fantasiada de metal desde 85, quando realmente comecei a viver dentro da cena metal carioca,é , desde essa época tem gente que se fantasia de metal!!Eu chamo fantasia os que se vestem apenas porque querem mostrar para os outros que são metal,ser metal ou algo do tipo é curtir o som por dentro,se arrepiar em um show,conhecer novas bandas,chorar com seus maiores ídolos,ouvir som em casa sempre,comprar albuns,usar a camiseta de suas bandas com orgulho e não para aparecer!!ser banger ou rocker ou stoner ou sei lá que nome é sentir o som em sua alma e não se preocupar com a aparencia!!em vinte e poucos anos no underground conheci muita gente que ficou famoso e vi muito radical virar boy,tive o prazer de assistir ao Sepultura no caverna I com o Jairo na Guitar!!uma época que conhecíamos as bandas brasileiras que eram maravilhosas indo ao caverna e ouvindo ao guitarras na Fluminense FM!!Bem,eu não vou me alongar mais para não falar mais nenhuma besteira,me afastei ao máximo da era digital,não uso mais celular e não tenho msn,nem orkut,mas vejo as coisas na net e amigos me contam causos de orkut,e vejo de perto com jovens próximos a mim que suas vidas se tornaram a internet e isso é uma vida falsa,a cena do orkut,do sei lá o que é o verdadeiro falso metal!!
abraços a tods e Stay metal!!