quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Entrevista: Hugo Mariutti


O que faz um guitarrista ser um grande guitarrista? Talvez o maior número de notas por segundo que se consiga tocar... Ou talvez pela destreza técnica. A resposta do guitarrista Hugo Mariutti em todos esses anos em que vem tocando com grandes bandas (Shaman, Andre Matos, Henceforth, Remove Silence) tem sido a de tocar com personalidade e coração, desenvolvendo um estilo próprio de se expressar num ambiente com uma tendência forte para a padronização. Ocorrida à oportunidade de entrevistar o Hugo, que já é uma das grandes personalidades do Heavy Metal brazuca, não poderíamos deixar essa chance escapar. Com vocês Hugo Mariutti:

Entrevista por Artur Henriques e Wesley Rodrigues
Texto introdutório por Artur Henriques
Imagens retiradas do site do próprio artista, à exceção da primeira




ARISE! Já faz cerca de 4 anos que o Henceforth lançou seu primeiro álbum. Como você avalia agora o resultado desse primeiro lançamento?
HM: O resultado foi muito legal, a única coisa é que não fizemos tantos shows, pois na época tive uma agenda muito cheia com relação a shows. O CD teve uma grande resposta do público e também da mídia o que foi muito importante para todos nós.

O Henceforth está próximo de lançar o segundo disco intitulado “The Gray Album”. Que diferenças esse novo registro irá trazer em relação ao anterior?
HM: É um cd muito forte e pesado no seu conceito. As músicas têm um clima bem denso e acredito que seja um grande trabalho, principalmente a parte da voz, onde o Frank fez um trabalho excepcional.



O primeiro single do “The Gray Album” (a música “Decay”) está sendo disponibilizada para download gratuito no site oficial da banda. Como tem sido a resposta do público?
HM: Muito boa, porém o público vai se surpreender bastante com o resto do álbum, pois tem muitos climas diferentes, soa como Henceforth, porém acho ele mais com cara de banda mesmo. Estamos muito satisfeitos e finalizando a parte de masterização.

A banda Remove Silence lançou seu primeiro álbum intitulado “Fade” recentemente. O que você pode nos dizer sobre esse lançamento?
HM: O Remove Silence é uma banda nova, porém temos conquistado muitas coisas legais em pouco tempo, como o lançamento de um cd, que acho muito legal e diferente, um contrato com uma empresa de management européia, clipe na MTV, entre outras coisas. Temos muito orgulho deste trabalho, pois fizemos tudo sozinhos, desde capa, arte, mixagem, etc.



Como vocês chegaram ao lin up da bandam, que além de você também conta com Alexandre Souza (baixo e vocal), Fabio Ribeiro (teclado) e Edu Cominato (bateria e vocal)?
HM: Eu e o Ale, que é sócio do estúdio The Brainless Brothers junto com o Fabio sempre tivemos vontade de fazer algo juntos, porém nossas agendas nunca batiam, porém quando tivemos a oportunidade começamos a escrever músicas juntos. Só faltava um baterista e como conheço o Edu faz muito tempo tinha certeza que ele era a pessoa ideal para assumir o posto.

A banda é formada por músicos que fizeram fama tocando estilos como Heavy Metal, Hard Rock e Rock Progressivo. Apesar disso esse primeiro lançamento da banda traz vários elementos que fogem desses rótulos. De que forma foi forjada a sonoridade do Remove Silence?
HM: Sem limites, isso que pensamos, vamos juntar tudo que gostamos sem pensar em um estilo ou rotulo. Saiu isso.(rs) Acredito que conseguimos ter um estilo próprio, pois não vi um rótulo associado à gente até hoje.



E como tem sido a reação tanto dos fãs quanto da crítica especializada?
HM: Muito legal mesmo, nossa página do Myspace (http://www.myspace.com/removesilence) tem muita gente do Brasil e exterior, nosso clipe está sendo muito votado na página da MTV, e a crítica tem justamente falado o que mais queríamos que é uma banda com um som diferente.




Você acha que o público do Remove Silence é o mesmo daquele do André Matos e Shaman?
HM: Não sei te dizer, porém muitos dos nossos fãs do Andre elogiam o trabalho, mas só saberemos isso com mais um pouco de tempo através dos shows, etc.



Desde a época do Shaman, e mais agora no Andre Matos Solo você tem um peso considerável não só nas composições como também nos shows, sendo algo como um segundo frontman. Como você encara essa responsabilidade crescente?
HM: Para ser sincero nunca pensei nisso, pois meu jeito no palco é bem natural, já que gosto muito de tocar ao vivo, por isso não sinto pressão, além do mais temos um frontman sensacional na nossa frente que deixa todo mundo tranqüilo. Acho que todo mundo na banda tem grande importância, como um time, onde uns às vezes não aparecem tanto, mas são extremamente importantes para o conjunto. Quanto a escrever músicas, temos total liberdade para isso, e acho que eu e o Andre, desde a época do Shaman estamos fazendo bastante coisa juntos e a tendência é cada vez ser mais natural.



Como estão os planos de divulgação, tanto para o Remove Silence quanto para o Henceforth? Já existe uma agenda de shows estipulada?
HM: O Remove Silence começa tocar este mês, o Andre Matos segue com a Tour do Mentalize em Dezembro e o Henceforth deve lançar o CD no início do ano.

Existem planos de licenciar e divulgar esses projetos no exterior?
HM: Sim, com certeza. Como falei o Remove Silence assinou este contrato com a CMC, que é uma empresa alemã que está cuidando de toda esta parte da Europa, USA, Japão, etc. Estamos muito contentes, inclusive estamos sendo sondados para entrar com uma música em uma trilha de filme la de fora que logo mais daremos detalhes.



Deixe um recado para os leitores do blog ARISE!.
HM: Agradeço a todas as pessoas pelo apoio em todos este ano, e agradeço demais o espaço dado para divulgar nosso trabalho. Quem quiser estou no Twitter e meu Noé está como hugomariutti. Grande abraço

********

Hugo Mariutti:

Site Oficial - http://www.hugomariutti.com/
MySpace - http://www.myspace.com/hugomariutti
Twitter - http://twitter.com/hugomariutti
Comunidade no Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=868059

Henceforth:

Site oficial - http://www.henceforth.com.br/
MySpace - http://www.myspace.com/henceforthbrazil
Twitter – http://www.twitter.com/HenceforthBR
Comunidade no Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=169002

Remove Silence:

Site Oficial - http://www.removesilence.com/
MySpace – http://www.myspace.com/removesilence
Twitter - http://twitter.com/removesilence
Facebook - http://www.facebook.com/pages/Remove-Silence/178394095190?ref=ts
YouTube - http://www.youtube.com/removesilenceoficial
Comunidade oficial no Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36214694
Perfil oficial no Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5021735873913738359

Nenhum comentário: