sábado, 29 de dezembro de 2007

Classic Album: Bride – Snakes in the Playground

Na sessão Classic Albums pretende-se homenagear as obras que merecem ser relembradas. Aqueles álbuns que consideramos fundamentais para os ouvintes de Heavy Rock...


Bride – Snakes in the Playground

Por Wesley Rodrigues

Snakes in the Playground é um álbum que merece entrar em uma seção de clássicos - não pela influência que tenha gerado ou por ser largamente reconhecido (afinal, esse disco dificilmente aparecerá em uma lista dos dez mais do Hard Rock ou coisa parecida, e nem foi grande referência para ninguém.) Ele entra nesta seção é pela qualidade mesmo, como um trabalho daquelas bandas que ficam meio escondidas nos catálogos, e que depois de as ouvirmos nós nos perguntamos porque elas não figuram no hall do mainstream, já que não devem nada para quem está lá (a década de 1980 está cheia dessas bandas, assim como o cenário brasileiro contemporâneo). O que o Bride fez nesse disco não é nada inovador ou diferente. Pelo contrário, é um Hard Rock puro – e simples, eu diria -, mas altamente enérgico e cativante.

A faixa “Rattlesnake” já diz a que veio, quebrando tudo depois da introdução e apresentando, logo de cara, o trunfo da banda, Dale Thompson, um vocalista sem dúvida acima da média. Canta com a técnica (e a afinação!) que faltam a um Sebastian Bach (Skid Row) ou Axl Rose (Guns N`Roses). Trabalha bem a voz e tem boa interpretação como mostra “Some Things Never Change”. “Fallout” é outro destaque, onde o cantor mostra alguma versatilidade. Mas ele brilha mais nas faixas “Would You Die For Me” e “Psychodelic Super Jesus”, onde há momentos de verdadeira explosão em que o vocalista esbanja potência.

O guitarrista Troy Thompson se revela um excelente compositor com riffs marcantes, ainda que dentro de um estilo bem básico. Seus solos já não têm o mesmo impacto, sendo alguns muito tímidos, constituindo-se em verdadeiros tapa-buracos. Nada que atrapalhe o andamento das canções, porém.

Hard Rock sem balada é incompleto. Esse disco traz duas. A primeira é “I Miss The Rain”, com destaque para o uso de um bandolim, que ficou bem legal. A segunda é a perfeita “Goodbye”, faixa de encerramento levada no piano.

Está feita a indicação. Quem gosta daquela onda de Hard do final dos 80 e início dos 90 vai encontrar no Snakes in the Playground uma de suas melhores produções.

Bride
Snakes in the Playground
Produção: Plynki
Ano: 1992
Gravadora (no Brasil): Golden Hill
Formação: Dale Thompson (vocal e percussão), Troy Thompson (guitarra, violão, bandolim, cello e viola), Rik Foley (contra-baixo), Jerry McBroom (bateria).

Nenhum comentário: