segunda-feira, 19 de maio de 2008

Notícias

Alice In Chains trabalhando em novo álbum

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

O ALICE IN CHAINS, um dos maiores nomes da era grunge, que anunciou oficialmente sua volta no início de 2006, com o vocalista William DuVall no lugar de Layne Staley, falecido em 2002, prepara um novo trabalho inédito, o primeiro desde 1995.

Segundo Jerry Cantrell, guitarrista, a banda não irá apressar o lançamento do álbum. “Estivemos trabalhando nos últimos quatro meses, e há uma série de composições já bem desenvolvidas e soando muito bem, além de estarmos nos divertindo. Estamos empenhados em fazer com que William se sinta o melhor possível, tenho toda a confiança do mundo nestes caras. A coisa mais importante pra mim é que estamos unidos, e, embora tenhamos passado por uma época bem turbulenta, têm sido tempos recompensadores também”.

A previsão é de que o CD saia no final de 2008 ou início de 2009, já que a banda ainda não começou a gravar nem sequer escolheu um produtor. Ainda segundo Cantrell, o grupo não deverá tocar ao vivo em 2008 a não ser em eventos especiais.

Blaze Bayley: ouça faixa título de novo álbum

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

"The Man Who Would Not Die", faixa título do novo trabalho de BLAZE BAYLEY, está disponível via streaming no MySpace oficial do vocalista: www.myspace.com/blazebayley.

Com lançamento agendado para 7 de julho, o disco trará as seguintes faixas:

01. The Man Who Would Not Die
02. Blackmailer
03. Smile Back At Death
04. While You Were Gone
05. Samurai
06. A Crack In The System
07. Robot
08. At The End Of The Day
09. Waiting For My Life To Begin
10. Voices From The Past
11. The Truth Is One
12. Serpent Hearted Man.

Evergrey: nome das faixas e capa de "Torn"

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Veja abaixo a capa de "Torn", novo álbum de estúdio do EVERGREY, com lançamento previsto para o início de setembro pela gravadora Steamhammer/SPV, e que conta com as seguintes faixas:

01. Broken Wings
02. Soaked
03. Fear
04. When Kingdoms Fall
05. In Confidence
06. Fail
07. Numb
08. Torn
09. Nothing Is Erased
10. Still Walk Alone
11. These Scars



Yes está trabalhando em material "muito diferente"

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

O YES está trabalhando em um novo material como uma forma de preparação para a turnê do 40º aniversário neste verão, revelou o vocalista Jon Anderson à Billboard.com.

Anderson diz que os heróis do rock progressivo estão preparando quatro músicas novas no estilo “opus” - composições longas, variadas, na mesma linha de “Close to the Edge” e “Tales From Topographic Oceans”.

“Elas são muito, muito diferentes, diz Anderson. Vai ser interessante quando a gente se apresentar, porque sabemos que queremos testá-las e apresentá-las em um evento único.

Mas Anderson diz que ainda não tem certeza se elas farão parte do primeiro set list com material novo, desde o “Magnification”, de 2001. “Compor um álbum não é mais lógico”, diz ele. “Compor uma música ou parte dela requer muito comprometimento da parte de todos... Mas talvez durante a turnê a gente discuta sobre a criação de novas músicas.

Anderson diz que também estaria disposto a reunir a mesma formação responsável pelo platina triplo do grupo em 1983 “90125”, bem como o de 1987 “Big Generator” e o de 1994 “Talk”.

Ele e Trevor Rabin, o guitarrista e co-produtor da banda naquela época, têm discutido sobre a possibilidade de incluir algumas das músicas do anos 80, que eram muito especiais, no setlist. Mas ele reitera que ambos não estão necessariamente pensando em “ressuscitar” aquela versão do Yes para uma gravação. “Eu não faria isso sob o nome do Yes”, explica Anderson. “Faria como se fosse um trabalho meu e do Trevor, fazendo música para ver o resultado.”

Scorpions: vocalista comenta grande turnê no Brasil

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Um dos maiores expoentes do hard rock mundial, o SCORPIONS, estará fazendo uma extensa turnê pelo Brasil. Ao todo já são oito shows confirmados. O vocalista Klaus Meine declarou recentemente sobre a ansiedade de tocar novamente no Brasil em formato acústico, "Queridos fãs brasileiros, em agosto estaremos no Brasil para curtirmos juntos durante tres semanas numa turnê fantástica, com o público mais quente do mundo. Podem esperar grandes supresas que em breve serão reveladas. Posso apenas adiantar que teremos grandes convidados e um set list matador!!", comentou Klaus.

Data: 30/08 (sábado) - Rio de Janeiro/RJ
Local: Praça da Apoteose

Data: 31/08 (domingo) - Goiânia/GO
Local: Ginásio Goiânia Arena

Data: 03/09 (quarta-feira) - Belém/PA
Local: Cidade Folia.

Data: 04/09 (quinta-feira) - Manaus/AM
Local: Arena Amadeu Teixeira

Data: 06/09 (sábado) - São Paulo/SP
Local: Credicard Hall

Data: 07/09 (domingo) - Recife/PE
Local: Chevrolet Hall

Data: 10/09 (quarta-feira) - Belo Horizonte/MG
Local: Mineirinho

Data: 12/09 (sexta-feira) - Ponta Grossa/PR
Local: Centro de Eventos.

Tristania: anunciada saída de segundo guitarrista

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

O vocalista do TRISTANIA, Østen Beroy, soltou a seguinte nota sobre o atual status da banda:

"Após um ano turbulento com bateristas machucados e saída de vocais femininos, nós pensávamos que nossos piores entraves pertenciam ao passado. Mas é com pesar que eu tenho de anunciar que estávamos enganados".

"Na reta final de nossa preparação para o 'Wave Gotik Treffen Festival' em Leipzig, Alemanha e nossa vindoura turnê sulamericana, nós ficamos sabendo que Svein Terje (Solvang, guitarra) tinha decidido abandonar o barco. O momento não poderia ter sido pior, pois era muito tarde para substituí-lo para os próximos shows. Eu não estou certo sobre os motivos, mas pelo seu próprio bem, espero que sejam válidos. Eu tenho de admitir que estou me sentindo como se tivesse sido esfaqueado pelas costas! Contudo, nós iremos fazer a turnê com Anders [Høyvik Hidle] como nosso único guitarrista. Não é a situação ideal, mas faremos funcionar. O resto de nós esta ansioso para tocar para vocês".

O TRISTANIA anunciou no outono passado a inclusão da vocalista italiana Mariangela "Mary" Demurtas. Seu último álbum, "Ilumination", foi lançado em janeiro de 2007 pela SPV. O CD foi gravado no Woodhouse Studios em Hagen, na Alemanha com o produtor Waldemar Sorychta (LACUNA COIL, TIAMAT, GRIP INC.).

Dream Theater filma show em Vancouver para DVD

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Na semana passada, o DREAM THEATER iniciou a turnê “Progressive Nation 2008”, evento do qual também participam OPETH, BETWEEN THE BURIED AND ME e 3.

O baterista do DREAM THEATER, Mike Portnoy, postou a seguinte mensagem no website Progressive Nation:

"Muito bem, colegas fãs de Prog... Progressive Nation 2008 finalmente se iniciou e está detonando pela América no Norte!!!

Tenho muito orgulho disto. Tive uma reação muito estranha na noite de abertura em L.A., sentado ao lado do palco e assistindo às três bandas de abertura, com um sorriso de orelha a orelha, feito um pai orgulhoso. :)

Devo dizer (embora seja óbvio, já que eu mesmo escolhi as bandas), eu adoro as três e estou curtindo muito vê-las toda noite.

3 é incrivelmente musical e faz uma performance arrasadora toda noite (não cometam o erro de chegar tarde e perdê-los!). Acho que eles tirarão bom proveito da turnê, já que percebo que as pessoas que saem do show ficam muito surpresas com a banda.

BETWEEN THE BURIED AND ME é tecnicamente muito intenso. Parecem um furacão arrasando o público toda noite. Adoro notar que todos ficam sentados e boquiabertos enquanto assistem ao show. Apenas gostaria de ter mais tempo para ouvir 'Colors' integralmente... (desculpem, as contribuições do sindicato [dos músicos] são caras demais para nós!).

Sobre OPETH... o que posso dizer que não tenha dito antes? Adoro esses caras. Estava lhes dizendo uma noite que percebo um feeling e uma vibe de sua música igualável a poucas outras bandas. Sinto uma profunda conexão com seu som e estilo. É difícil expressar isso em palavras, mas eles são tão sombrios e brutais quanto hipnóticos e belos. Eu os apoiei por muito tempo e é muito bom vê-los toda noite! (e Mikael colocou 'The Baying of The Hounds' no setlist por mim, pois eu o havia dito que se trata de uma das melhores músicas de Metal da década!).

Até o momento, muitos amigos e pessoas que nos apóiam vieram ver o show. Em L.A., meus amigos Nick D'Virgilio (SPOCK'S BEARD), Nate Morton (ROCK STAR: SUPERNOVA) e Brendon Small (METALOCALYPSE) vieram dar seu apoio. E em Vancouver, Devin Townsend chegou cedo e ficou um pouco com Mikael Akerfeldt e comigo.

Por falar em Vancouver, uma equipe de filmagem gravou a performance do DREAM THEATER para nosso próximo DVD, no qual comecei a trabalhar (vai conter gravações ao vivo de vários shows do último ano).

Também há algo bem bacana e especial guardado para os fãs de DREAM THEATER e OPETH, mas não posso falar sobre isso ainda... Mas fiquem ligados... :)

Ok, pessoal. Estou ansioso para vê-los nas próximas semanas. São longas e intensas noites de música, então comam bem antes de vir!"

Harllequin comemora 15 anos do Dark Avenger

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

A banda HARLLEQUIN, que conta com Mario Linhares (ex-vocalista do DARK AVENGER), estará prestando uma merecida homenagem aos quinze anos do grupo que o projetou no cenário brasileiro e mundial. Inativos desde meados do ano de 2005, a banda lançou dois ótimos trabalhos - “Dark Avenger” (1995) e “Tales Of Avalon: The Terror” (2001) -, e agora terá seus eternos clássicos revisados numa noite que promete ser inesquecível. O evento ocorrerá na cidade de Taguatinga/DF, no dia 01 de junho (domingo), às 17 horas.


Serviço:

Harllequin: Homenagem aos 15 anos do Dark Avenger
Data: 01 de junho
Local: Blues Pub Taguatinga (próximo ao Carrefour)
Bandas: Harllequin
Horário: 17:00 Horas
Valor: R$ 7,00 (sete reais).

Radical lança etnografia do rock alternativo

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

A Radical Livros acaba de lançar seu novo livro, “Rock Underground: uma etnografia do rock alternativo”. Neste instigante ensaio, o escritor Pablo Ornelas Rosa nos mostra como funciona a chamada “cena alternativa” do rock no Brasil tomando como estudo de caso o funcionamento de um bar dedicado a shows de rock underground em Florianópolis — local que acabaria fechado por conta da truculência policial.

Em seu primeiro livro, Ornelas faz uma análise precisa do comportamento de músicos, fãs e demais personagens que interagem no microcosmo da cena musical alternativa em nosso país. O local e a cidade específicas aqui analisadas servem como retrato, na verdade, do mesmo tipo de lógica econômica e social que atravessa a cena alternativa brasileira em qualquer grande centro urbano e até mesmo em cidades do interior do país.

Músico participante da cena e sociólogo com atuação em projetos relacionados à juventude, Pablo Rosa consegue uma percepção do movimento ao mesmo tempo rigorosa e viva, como interessado direto no tema. Com isso, o que temos é um belo livro que, sem perder o rigor conceitual, é uma leitura extremamente agradável.

Como escreve Luiz Eduardo Soares, no prefácio que apresenta esse trabalho: “Os roqueiros vão curtir, os mais velhos vão recordar, os menos sintonizados com esse mundo vão ter a oportunidade de visitá-lo e os intrigados com as asperezas dos jovens, nossos novos bárbaros, vão descobrir espelhos surpreendentes, para examinar a própria intolerância.”

Título: Rock Underground: uma etnografia do rock alternativo
Autor: Pablo Ornelas Rosa
Editora: Radical Livros
Número de páginas: 172
Formato: 12 cm x 18 cm
Preço: R$ 29,00

Sobre a Radical Livros:

A Radical Livros é uma editora de São Paulo que estreou no mercado de livros com o título “A Filosofia do Punk”, de Craig O’Hara. Depois disso, publicaram “Guerras por água”, da ativista indiana Vandana Shiva que pode ser vista no DVD Corporações e passaram a distribuir um livro originalmente editado pelo coletivo anarquista Luta Libertária, “Anarquistas Expropriadores”, do argentino Osvaldo Bayer. O último lançamento da editora é o livro “Rock Underground: uma etnografia do rock alternativo, de Pablo Ornelas Rosa”, que retrata o universo da música underground em nosso país. Os próximos títulos da editora priorizam temas críticos do capitalismo contemporâneo e assuntos correlatos.

Mais informações em www.radicallivros.com.br.

Nenhum comentário: