sábado, 19 de julho de 2008

Show Review: Claustrofobia - 01/06/2008, Mackenzie, Rio de Janeiro/RJ

Texto por Leonardo C. de Souza
Fotos por Ernani Henrique (originalmente publicadas no site
Metal Ground)


Dia frio no Rio de Janeiro, bem propício para ficar embaixo de um cobertor com sua garota ou se esquentar indo a um show de Metal. Eu, obviamente, escolhi a segunda opção (isso não significa que a primeira foi descartada).

Decidi ir ao show aos 48 do segundo tempo, o que me impossibilitou de checar todas as bandas de abertura. Honestamente só deu pra prestar atenção mesmo na penúltima ou antepenúltima banda, Agorhy, que acabei gostando tanto que catei o CD. Muito bom o som da banda, um mix de Death, Grind, HardCore, enfim, uma desgracera só. Altamente recomendável. Eu sempre gosto de conferir as bandas de abertura, visto que muitas delas chegam ao ponto de roubar a cena e se igualar ou até mesmo superar a atração principal, porém cheguei tarde ao clube e depois do show do Agorhy encontrei um conhecido e fiquei trocando idéia. Bom, quanto a outras bandas em outro show, eu dou uma força. Ou uma detonada. Sem mais delongas vamos ao show.

Rapaz, eu ainda me lembro quando os caras do Claustrofobia eram molequinhos cheios de espinha tentando controlar o som alto de suas guitarras distorcidas e sua alta taxa de hormônios e justamente por isso eram considerados os Hanson do Metal (alguém ainda se lembra disso???). Bom, os muleques cresceram e junto com eles seu som e seu status, já que, hoje, o Claustrofobia é um dos maiores nomes do underground tupiniquim tendo feito, inclusive, uma recente bem sucedida turnê européia.

O som estava bom e de cara já adianto que o baterista tocou que nem um tarado e tratou a bateria com a mesma cordialidade que certos parlamentares brasileiros merecem. Realmente, o destaque técnico da banda e junto com o baixista formou uma cozinha pesada e consistente. O guitarrista solo, desprovido de altura assim como este que vos fala, se mostrou um gigante de belo nível técnico e bom fraseado nos seus solos em meio a furiosos riffs e bases de Thrash metal e o vocal e guitarrista base Marcus D´Angelo é o capiroto no palco. Vocais cavernosos, performance insana, bases ultrapesadas e discursos inflamados, como nas músicas: “Paga-Pau” e “Reality Show“. Marcus bradou também contra o clássico exemplo de headbanger baba-ovo de banda gringa. Aliás, este tipo de coisa revolta não apenas o vocal do Claustrofobia, mas também este que vos fala, que fica bastante irritado com este tipo de imbecilidade. Como quando fui a um show de Black Metal com várias bandas nacionais e dentre elas uma da Alemanha. Presenciei algo que foi um amálgama de boçalidade com a já clássica viadagem. Um bando que se dizia Skinheads pelando o saco da tal banda alemã. Eu tinha ido a outro festival de música extrema anterior a esse e não tinha visto os “Zés” lá, mas como nesse tinha bandinha alemã... aposto que esses caras raparam outras partes além da cabeça antes do show e pediram a produção para visitar o camarim dos músicos europeus... ah, é claro que os “macho-men” não poderiam ter ficado sem arrumar confusão, mas nada mais do que uns empurrõezinhos.

Voltando ao show, o Claustrofobia quebrou tudo e ainda teve a manha de meter Beneath The Remains do SEPULTURA, nitidamente, sua maior influência e Ratos de Porão. Interessante ver um cover de Hardcore em um Show de Metal, além de saudável, na opinião deste pequeno gafanhoto, é uma mistura essencial e insuperável.
Showzaço. Quem não foi perdeu. E você, vê se toma vergonha nessa sua cara, seu muquirana, pare de ler essas drogas de resenhas pela internet e compareça aos shows underground da sua cidade.













FORCEPS:
1 - Intro
2 - Dehumanization
3 - Autocrat
4 - Disguising Hate
5 - Deranged
6 - Pogrom

AGORHY:
1 - Ibope do Medo
2 - Ruptura
3 - Eliminação Seletiva
4 - Catequese da Dor
5 - Flagelo
6 - Paradox
7 - Disgracera

LASTIMA:
1 - Grotesca Trepanação
2 - Musica nova 1
3 - Excremento via oral
4 - Sublime canto dos infames
5 - Musica nova 2
6 - A desgraça da terra é a gloria dos céus
7 - Musica nova 3
8 - Haemorrhage Cover
9 - Meu tão esperado abismo
10 - Musica nova 4
11 - Dark forest Cover

CLAUSTROFOBIA:
1 -Disorder and Decay
2 - Witness
3 - Insane Reality
4 - Condemned
5 - laustrofobia
6 - Born to Fight
7 - Terror and Chaos
8 - Reality Show
9 - Selva Urbana
10 - Discharge (música nova)
11 - Paga-Pau
12 - Eu Quero é Que se Foda
13 - Beneath the Remains (Sepultura Cover)
14 - Thrasher
15 - Enemy

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela resenha Léo! Adorei os comentários sobre a sua falta de estatura, rsrs.