sábado, 12 de julho de 2008

Entrevista Especial: Apokalyptic Raids e Hicsos

Foi realizado, agora em junho, a décima edição do Roça N Roll, festival open-air realizado em Varginha, Minas Gerais. Representando o nosso Estado junto ao Ação Direta, estavam lá as bandas Apokalyptic Raids e Hicsos, dois dos principais nomes do Metal fluminense, com quem conversamos para saber mais sobre a passagem deles por lá.

Texto Introdutório e Fotos por Wesley Rodrigues
Entrevista por Carlos Gonçalves, Leonardo Coutinho e Wesley Rodrigues


ARISE - A presença do Hicsos e do Apokalyptic Raids no Roça n Roll mostra a significativa projeção das bandas no cenário brasileiro. Como vocês avaliam a importância e o status de suas respectivas bandas no underground nacional?

Leon Manssur (Apokalyptic Raids):
É difícil falar de si mesmo assim. Mas os números são: 10 anos de carreira, 3 CDs, lançados também em luxuosos LPs, todas as prensagens esgotadas, uma demo e um EP lançados, todos com prensagens esgotadas, o 4o. álbum vindo aí, uma tour nacional, um fã clube no interior de SP, fãs no mundo todo, principalmente na Alemanha, e um som que alguns até tentam, mas ninguém faz...

Deste modo, o Apokalyptic Raids é uma banda única no Brasil hoje tanto em som, como em produção, como em administração da "empresa". Eu produzo e vivo das vendagens de CDs do Apokalyptic há 6 anos. E não para por aí. Os planos são de acelerar o crescimento. Depois da tour nossa agenda de shows ficou cheia, e estamos reprensando o material esgotado...

Marcello Ledd (Hicsos): Estamos cada vez mais certos de que nossa carreira esta em crescimento continuo nesses dezoito anos, principalmente após a última eleição dos melhores do ano da revista Roadie Crew,em que ficamos entre as Dez melhores bandas do Brasil. Acredito que a nossa maior importância para a cena aqui do Rio é a perseverança que sempre tivemos, de nunca parar, de ir em frente, de ser a banda mais antiga em atividade ininterrupta daqui!! Vemos alguns garotos que se espelham nessa História de muita luta e de muito o que conquistar ainda!

ARISE - Apesar de não ser esse objetivo principal de nenhuma banda underground, o cachê e a vendagem de cd's e camisas durante o evento trouxeram algum retorno financeiro significativo?

Leon Manssur:
Peraí!!! Quem disse que não é nosso objetivo ganhar grana? Como eu disse, vivo disso, e se não entrar grana os nossos projetos futuros ficam inviáveis. A gente ama o que faz? Com certeza, e ama tanto que faz tudo pra ser um negócio auto-sustentável.

Eu acho que esse negócio de "underground não dá grana" é o mais puro complexo de vira-lata!!! Pergunta pro pessoal do Krisiun se underground não dá grana... De onde eles vieram afinal? Não foi de Marte, foi do underground!

Claro que as coisas são difíceis e ao longo dos anos as inúmeras dificuldades separam os homens dos meninos. Mas com obstinação, planejamento e profissionalismo chegamos lá. Por exemplo, num evento como o Roça, não recebemos cachê. Dependendo do interesse no evento, podemos abrir mão da nossa ajuda de custo. Por outro lado, no Roça eu vendi mais de merchandise que no mês de maio inteiro, o que realmente ajuda a equilibrar nossas contas. Quem dera tivesse um evento desses todo mês...

Marcello Ledd: Cara, foi muito bom, é o que eu posso te dizer!!rs...vendemos todos os nossos cd's e bastante camisas!!

ARISE - Como foi a recepção do público em relação ao show de vocês?

Leon Manssur:
Muito boa!!! Não imaginava que tivesse tanta gente interessada no nosso som no sul mineiro! Fizemos grandes amigos e encontramos em pessoa gente que só conhecíamos de carta ou e-mail.

Quanto ao show, tocamos meio cedo, ainda mais porque uma banda se atrasou e a organização teve que antecipar nosso horário. Ainda tinha gente entrando e muitos que foram só pra ver a gente perderam o show, o que foi uma puta sacanagem.

Mas eu entendo que a produção tem um trabalho difícil num evento como este. Encaramos
e fomos para o palco e fiquei muito satisfeito com o resultado. Esperamos voltar ao Roça e tocar num horário melhor.

Já tem um pequeno vídeo da gente no Roça no YouTube, basta procurar por Apokalyptic Raids na busca do youtube!

Marcello Ledd: Foi muito melhor do que esperávamos, obtivemos uma ótima reação da galera, inclusive com pedidos para que tocássemos algumas músicas e isso mostrou que o Technologic Pain foi muito bem no que se refere a levar nosso nome além!

Apokalyptic Raids no Roça N Roll

ARISE - Qual foi a impressão geral sobre o evento? De que banda vocês mais gostaram de assistir?

Leon Manssur:
A organização estava muito boa, em se tratando de um evento tão grande. Tinha gente trabalhando legal, e não fomos deixados na mão. Ao chegar recebemos pulseiras para dar acesso ao palco e tickets de bebida e rango.

O equipamento do palco foi o melhor possível, não tenho nada a falar, apenas continuem assim!

O clima foi o melhor possível, eu realmente não imaginava que seria possível um evento open air nos moldes dos melhores festivais europeus.

Eu particularmente gostei muito do Baranga e King Bird, meu gosto vai mais pelo Hard/Classic Rock também, ultimamente. O Korzus também mostrou como levantar uma platéia no fim da noite...

Marcello Ledd: Cara nós gostamos muito de tudo, tem coisas que podem ser melhoradas e acredito que serão! Mas no geral é um puta festival, com um ótimo público e com uma ótima estrutura!! Eu particularmente gostei do Baranga e do vocal do Liar Symphony e da banda de black que tocou na tenda; O Ars Tenebrae, muito boas vozes!!

ARISE - Que frutos as bandas estão colhendo por conta da apresentação em um evento do porte do Roça n Roll? O que se pode esperar em termos de repercussão por terem tocado ali?

Leon Manssur:
Como eu disse, fizemos inúmeros contatos com gente de toda parte que convergiu por lá além de vendermos muito material. Creio que daí vão pintar mais oportunidades, com certeza. Fiquem de olho na resenha que vai sair na Roadie Crew!!!

Marcello Ledd: Acho que os frutos vêm não só com um show, mas com a seqüência da carreira e tocar no Roça já é um fruto colhido, assim como a ótima resposta do público ao nosso show. Quanto a repercussão, acho que ainda é cedo para saber, só teremos idéia disso após as resenhas, com relação aos fãs, foi quase imediato, muita gente que assistiu ao show entrou em contato por e-mail ou deixou recado em nosso guest book do site!

ARISE - O ARISE agradece a entrevista e parabeniza as bandas pelos ótimos shows em Varginha. Deixamos um espaço para considerações finais.

Leon Manssur:
Muito obrigado e continuem o belo trabalho no Arise!!! Metalheads e Raid-bangers entrem em contato no email apokalyptic_raids@yahoo.com Para conhecer melhor nosso trabalho, www.myspace.com/apokalypticraids,
www.geocities.com/apokalyptic_raids e tem a comunidade no Orkut além de vídeos no YouTube!

Marcello Ledd: Obrigado a vocês pelo espaço e o que sempre falamos é para que cada vez mais bandas continuem fazendo seu próprio som, sem se prender a modas, nada de virar banda cover para poder ter boa resposta do público, tem que insistir em suas músicas, torná-las conhecidas do público e seguir a carreira que é dura e muito difícil, mas só os que tem o Metal no sangue chegam a algum lugar, deixem as modas para lá, prestigiem nosso metal tupiniquim, assim como o gringo!! Stay Metal a todos!!!

Hicsos no Roça N Roll

********

Nenhum comentário: