sábado, 22 de setembro de 2007

CD Review: Tempestt – Bring `Em On




Tempestt – Bring `Em On
Gravadora: Dynamo Records

por Artur Henriques


A banda Tempestt é formada por músicos da mais alta qualidade, e tem no seu currículo o fato de terem sido a banda de apoio do vocalista Jeffy Scott Soto na passagem dele pelo Brasil. E agora, no ano de 2007, a banda resolveu lançar finalmente seu álbum de estréia. E que estréia!

Muitos são os predicados do álbum Bring `Em On dos paulistanos da banda Tempestt, por isso fica até difícil saber por onde começar uma crítica (não sendo à toa o CD ter chegado a ficar no posto de mais vendidos da gravadora Dynamo ficando na frente de nomes como Bruce Dickinson e Venom).

Bom, acho que poderia falar sobre o que primeiro me chamou atenção: o vocal. Afinal, muitas vezes é o vocal que detêm a capacidade de transformar o som de uma banda em algo agradável e/ou interessante de se ouvir. E no caso do Tempestt os vocais de BJ são essenciais! Afinal ele consegue alternar momentos melodiosos com partes agressivas, sem nunca perder a técnica e o bom gosto de vista.

Outro membro que se destaca é o guitarrista Leo Mancine, além do aspecto técnico (onde todos na banda são acima da média) ele também é o letrista de todas as músicas (onde impõe um caráter pessoal e introspectivo na maior parte delas) e ele também é autor de algumas das melhores músicas presentes no CD.

Mas qual seria a sonoridade que essa banda formada por músicos do mais alto gabarito apresenta? Difícil de responder, a estrutura da maior parte das músicas remete o ouvinte ao Heavy Metal tradicional dos anos 1980, por outro lado o alto nível técnico de execução das músicas nos faz pensar na sonoridade do Progressivo, e para completar os refrões são grudentos e parecem sair da cena Hard Rock californiana. Isso tudo faz com que a banda não soe clichê apesar de não apresentar nada de novo.

Quanto às músicas presentes no álbum é difícil de apresentar destaques, pois é um álbum muito coeso e equilibrado, mas vale a pena chamar a atenção para alguns momentos.

A faixa-título traz o solo de guitarra feita por Hugo Mariutti (André Matos, Henceforth, Remove Silence, ex-Shaman) e para aqueles que não gostam do trabalho do guitarrista vale a pena conferir o solo de guitarra feito por ele nessa música. Outra participação especial é a de Jeffy Scott Soto na música Insanity Desire, e apesar de Jeffy não fazer nada que o vocalista BJ não conseguisse, ele acrescenta mais “cor” na música, sendo uma grande contribuição.

Enemy In You e Fallen Moon são as duas melhores músicas de todo o CD! Em grande parte devido aos refrões mais do que marcantes e empolgantes presentes nelas. Outra preciosidade é a música Healing, uma linda balada que fecha de forma soberba esse grande trabalho.

Se você ainda não ouviu a banda Tempestt, trate de conhecê-los! Pois esse é sem sombra de dúvidas um dos maiores (se não o maior) lançamento do Metal brasileiro em 2007.

Nota: 10.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa resenha, me deu vontade de ouvir o álbum, até porque eu do muita atenção aos vocais! : D
Abraço

Anônimo disse...

Para mim, sem a menor dúvida, uma das melhores bandas do Brasil. Estão de parabéns e tem em mim um fã para sempre.

Reaper