sexta-feira, 4 de julho de 2008

Notícias

Arte gráfica de novo trabalho do Marillion

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Esta é a capa de "Happiness is the Road", 15º trabalho de estúdio do MARILLION, com lançamento previsto para setembro:



Anathema lançando novo álbum: confira prévia

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

O ANATHEMA, banda inglesa de rock atmosférico, lança seu novo álbum, "Hindsight", no próximo dia 25 de agosto, através da Kscope. O mesmo também estará disponível para download a partir do dia 11 de agosto. O CD foi integralmente arranjado, gravado, executado e produzido pelo Anathema.

Para marcar o lançamento, a Kscope inaugurou um novo site (http://www.kscopemusic.com/anathema/), que contém, além de informação sobre "Hindsight", agenda de shows, samples de músicas, mídia para baixar e mais. Por um período limitado, os fãs que se inscreverem na mailing list do ANATHEMA também receberão, via e-mail, um MP3 grátis da faixa "Fragile Dreams".

"Hindsight" tem um repertório variado que abrange toda a discografia do ANATHEMA. Para o álbum, foram compostos novos arranjos utilizando instrumentos acústicos, elétricos e de orquestra, com o objetivo de construir a ambiência profunda e emocional que é característica da banda. O violoncelista Dave Wesling, da Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, esteve presente como convidado do disco. Wesling, que é amigo íntimo do ANATHEMA, também esteve em turnê com eles em 2004 e apareceu no DVD "A Moment in Time".

O CD terá como aperitivo um single de 2 músicas, "Unchained (Tales of the Unexpected)", inédita, e "Flying", com novo arranjo, que estará disponível para download a partir do dia 28 de julho.

Lista de músicas de Hindsight:

01. Fragile Dreams
02. Leave No Trace
03. Inner Silence
04. One Last Goodbye
05. Are You There?
06. Angelica
07. A Natural Disaster
08. Temporary Peace
09. Flying
10. Unchained (Tales Of The Unexpected)

O ANATHEMA esteve à frente do movimento inglês de rock/metal durante anos. Eles começaram sua carreira como pioneiros de música melódica Heavy, influenciando uma miríade de bandas. Então, o grupo superou todos os rótulos, gêneros e limitações ao explorar novo território e novas formas de expressar sentimentos através da música. Eles contam com fãs em todo o mundo e colecionam boas críticas. Após terem feito centenas de shows na turnê "Natural Disaster", que visitou 30 países, a banda trabalha em um CD de músicas inéditas intitulado "Horizons".

O site Metalhead.ro postou uma galeria de fotos do show "acústico" do Anathema, em Bucareste, Romênia, no último dia 24 de maio, no qual a banda se apresentou para o público máximo da casa. Confira as fotos clicando aqui.

Mustang: gravação do novo CD chamado “Santa Fé”

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

O quarto CD do trio carioca MUSTANG foi gravado no reformado estúdio Staccato no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro no final de junho de 2008. As 24 horas do dia (e da noite) foram dedicadas apenas ao parto e gestação desse álbum.

Desde o início, a idéia era escrever sobre fortes valores pessoais. Palavras como fé, sinceridade, princípios e autenticidade. O som mais orgânico possível foi registrado com o auxílio luxuoso dos técnicos Marcelo Vicente e Daniel Augusto. A bateria foi reafinada para obter um belo som com tons, caixa e bumbo vintage. A guitarra foi gravada com dois amplificadores ligados simultaneamente: um Marshall JCM 800 e um Fender Pro Reverb de 1973. O baixo utilizado foi um Fender Precision original. Ser vintage não é o objetivo final. Com os timbres certos, o resultado fica melhor ainda. Então, afinar a voz em qualquer plug in foi descartado desde o início.

Como em nenhum outro disco do MUSTANG, o repertório exibe versatilidade: mod, hard, groove, baladas rock, country, música brasileira, glam, soul e punk. Se a imprensa diz que o rock no Brasil vive uma crise, essa crise não se instalou no seio do Mustang. E isso faz toda a diferença.

Repertório do CD Santa Fé: Sai Dessa Cruz / Esperança / Eu Não Faço / Pouca Chance / Lugar Distante / Guarda Chuva / Tudo Eu, Tudo Meu / Terceiriza a Culpa / Peso Morto / Doktor Alhzeimer / Amor / 10 Horas da Manhã

Opeth: Mikael se recupera, banda retoma atividades

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

A banda de metal sueca OPETH foi recentemente forçada a cancelar sua aparição nos festivais Peace & Love (Borlänge, Suécia no dia 26 de junho), Hovefestivalen (Noruega em 27 de junho), Metaltown (Gotemburgo, Suécia em 28 de junho), e Graspop Metal Meeting (Dessel, Bélgica em 29 de junho) após o vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt contrair varicela (catapora).

Mikael chegou a postar a seguinte nota sobre as futuras atividades na turnê da banda: “Só para evitar confusão, eu quero confirmar que estou me sentindo muito melhor e que o OPETH irá tocar no restante dos festivais de verão com os quais nos comprometemos, começando pelo Ruisrock (em Tuku, Finlândia) nesse sábado (5 de julho).”

"Watershed", o novo álbum do OPETH, vendeu mais que 19.000 cópias nos Estados Unidos na primeira semana após o lançamento.

“Watershed” é o sucessor do aclamado CD da banda “Ghost Reveries”, que estreou na 64ª posição da Billboard em setembro de 2005 com vendas de primeira semana de um pouco menos de 15.000 cópias. O álbum de 2003 do OPETH, “Damnation”, estreou vendendo pouco mais que 5.000 cópias.

“Ghost Reveries” vendeu mais de 95.000 cópias nos Estados Unidos desde seu lançamento em 2005, de acordo com a Nielsen SoundScan.

Bloodbath: título e data de lançamento de novo álbum

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

O “supergrupo” de Death Metal sueco BLOODBATH irá lançar um novo álbum de estúdio, “The Fathomless Mastery”, no dia 6 de outubro pela Peaceville Records.

A banda descreveu o CD a ser lançado como algo que representa “nada além de odiosa brutalidade.” Prometendo sua “produção mais esmagadora”, a formação do grupo é a mesma do mini-CD “Unblessing the Purity”, que saiu em março:

Mikael Åkerfeldt (OPETH) - Vocal
Martin "Axe" Axenrot (OPETH) - Bateria
Anders "Blakkheim" Nyström (KATATONIA) - Guitarra
Jonas Renkse (KATATONIA) - Baixo
Per "Sodomizer" Eriksson (ex-21 LUCIFERS, GENOCRUSH FEROX) - Guitarra

O BLOODBATH lançou na Europa no dia 2 de junho um conjunto de CD/DVD ao vivo intitulado “The Wacken Carnage”. O mesmo foi lançado no dia 24 de junho nos Estados Unidos pela Peaceville. O conjunto contém a filmagem da apresentação da banda na edição de 2005 do festival Wacken Open Air.

Comentário do grupo: “Quase três anos se passaram desde que esse massacre aconteceu no Wacken, mas não se preocupe – nós já havíamos passado de nossas 'datas de validade' quando começamos a banda, então esse concerto irá conseqüentemente provar que o valor do nosso Death Metal de princípios 'Old School' não é afetado pelo tempo. A arte elegantemente brutal foi criada por Travis Smith.”

Conheça o mini-site feito para promover o “The Wacken Carnage” contando com videoclipe do DVD, papel de parede e loja virtual para encomendas.

Mikael Åkerfeldt do OPETH previamente falou sobre o seu retorno ao BLOODBATH, “Eu fui ligeiramente 'convencido' a voltar, mas certamente não me arrependo disso agora, Obviamente eu estou ocupado o tempo todo, com minha família e com o OPETH, então não esperem muito por qualquer turnê extensa, MAS eu creio que nós tocaremos ocasionalmente, quando for a hora. Eu fui convidado para cantar em um lançamento de quatro faixas em que os outros caras estão trabalhando com o titulo ‘Unblessing the Puriry’ e eu tenho que dizer, é o melhor Death Metal que eu ouvi desde ‘Domination’, e eu não estou nem considerando meu envolvimento. Eu basicamente só fiz o que eles queriam que eu fizesse e soou realmente bom! Nós podemos também gravar outro álbum em algum momento mais pra frente...”

Morre aos 60 anos de idade o guitarrista Mel Galley

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Faleceu ontem, dia 1 de julho, o guitarrista Mel Galley (ex-TRAPEZE, WHITESNAKE, PHENOMENA, FINDERS KEEPERS, etc.).

O músico perdeu a batalha contra um devastador câncer de esôfago. Mesmo em crítica condição de saúde, Galley postava mensagens encorajadoras em sua página no MySpace, emocionando familiares, amigos e músicos mundo afora.

Na mais recente tour européia do WHITESNAKE, David Coverdale dedicou "Love Ain’t No Stranger" para o amigo todas as noites, canção essa inclusive composta pela dupla. Outro ex-companheiro e amigo, o baixista e vocalista Glenn Hughes, também se manifestou sobre a morte de Galley: "Melville, comigo, o seu legado está em boas mãos! Nos encontramos um dia no Jardim, e logo o reconhecerei como meu irmão".

Nazareth e Roger Glover em nova parceria

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Nos anos 70, o baixista ROGER GLOVER teve fundamental importância na ascensão da carreira do NAZARETH, ao produzir alguns de seus principais álbuns, principalmente “Razamanaz”, que foi o primeiro sucesso de vendas dos escoceses.

Depois de mais de 30 anos sem realizarem trabalhos de estúdio em conjunto, GLOVER convidou seus amigos Dan McCafferty (vocal) e Pete Agnew (baixo) para participarem de uma das músicas de seu novo álbum solo, chamada "The Dream I Had". Ainda não foi divulgada a data da gravação.

Por falar em NAZARETH, o guitarrista Jimmy Murrison foi recentemente presenteado pela Gibson com um modelo especial de guitarra, personalizado (Jimmy Murrison Les Paul) e com o logotipo "JM NAZARETH". Dez modelos foram produzidos e uma delas será doada para um leilão beneficente a ser realizado no próximo dia 22 de agosto, na cidade de Perth, no Reino Unido.

Drowned comemora dez anos na ativa com promoções

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

A banda mineira DROWNED completa, neste mês de julho, 10 anos de atividades ininterruptas. Para celebrar esse importante marco em sua carreira, o grupo promove, por tempo limitado, uma extensa promoção de seus lançamentos, seja CDs ou camisetas, por preços bem acessíveis.

"Acreditamos que, de nada adiantaria comemorarmos um período tão importante para a banda se, em contrapartida, os fãs não tivessem uma forma de participar dessa celebração" – Marcos Amorim (guitarra). A promoção permanecerá no ar até o início de agosto e, para ter acesso aos itens disponíveis, basta acessar www.drowned.com.br/merchan.htm.

Tarja Turunen e as notícias sobre seu novo álbum

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

A ex-vocalista do NIGHTWISH Tarja Turunen atualizou seu site com a seguinte notícia:

"Passei algumas semanas escrevendo novas músicas com meus amigos em Antigua, nos lindos arredores da ilha. O resultado das composições é produto da ótima e inspiradora atmosfera que tivemos. Quer dizer, as canções são MESMO maravilhosas. O processo de produção das canções tem sido muito mais fácil do que foi com 'My Winter Storm'. Pode ser porque os compositores já me conhecem agora e não há tanta pressão agora como havia para lançarmos o debut. Felizmente, o tempo também tem estado ao nosso lado, uma vez que ainda temos bastante tempo para compor mais músicas matadoras. Encontrei a coragem necessária para fazer minhas canções e executar minhas idéias, o que tem me deixado muito, muito feliz.

Da última vez, quando estávamos fazendo 'My Winter Storm', eu adiantava para os fãs os nomes das músicas e partes de algumas letras. Foi legal e motivante ler os comentários e interpretações feitas. Então, desta vez, farei a mesma coisa. Aqui vai o primeiro título: 'The Crying Moon'. Esta nova música nós fizemos com Michelle e Kiko e pegamos emprestado um riff maravilhoso do Sr. Doug Wimbish, que tive a oportunidade de ouvir na nossa última turnê e do qual gostei muito. Ainda estou à procura de um título para o álbum, mas aos poucos todas as peças estão se encaixando nos lugares certos."

O mais recente álbum solo de Tarja, "My Winter Storm", foi lançado no fim de fevereiro nos EUA, onde também foram disponibilizadas duas versões exclusivas pela gravadora Fontana: a padrão e uma de edição de luxo, que continha duas faixas extras que não foram lançadas em nenhum outro lugar, além de conteúdo visual de bônus.

"My Winter Storm" foi produzido por Daniel Presley (FAITH NO MORE, JEWEL, THE BREEDERS) e contou com um time estelar de convidados: Doug Wimbish no baixo (LIVING COLOUR, ANNIE LENNOX, JOE SATRIANI, JEFF BECK, MADONNA, ROLLING STONES), Alex Scholpp na guitarra (FARMER BOYS) e Earl Harvin na bateria (SEAL, PET SHOP BOYS, AIR), músico pessoalmente selecionado por Tarja depois que ela o viu roubar a cena em um show de Seal. Os teclados e programações, por sua vez, ficaram sob a responsabilidade de Torsten Stenzel, que já trabalhou com Nelly Furtado, Moby, Tina Turner, Vanessa Mae e outros.

Chrome Division lançando segundo disco de estúdio

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

A banda norueguesa de rock n' roll/heavy metal CHROME DIVISION lança no próximo dia 17 de julho seu segundo álbum de estúdio, "Booze, Broads and Beelzebub" pela Nuclear Blast. A formação do grupo conta com Shagrath (guitarra), também vocalista do DIMMU BORGIR; Björn Luna (baixo), Eddie Guz (vocal), Ricky Black (guitarra) e Tony White (bateria).

A lista de músicas de "Booze, Broads and Beelzebub" também foi anunciada e é a seguinte:

1. The Second Coming (Intro)
2. Booze, Broads and Beelzebub
3. Wine Of Sin
4. Raven Black Cadillac
5. Life Of A Fighter
6. The Devil Walks Proud
7. Hate This Town
8. The Boys From The East
9. Doomsday Riders
10. Lets Hear It
11. Sharp Dressed Man
12. Bad Broad (Good Girl Gone Bad)

O grupo foi formado em 2004 e já teve em sua formação Nagash/Lex Icon (THE KOVENANT/ex-DIMMU BORGIR) na bateria. O primeiro disco de estúdio, "Doomsday Rock N' Roll", foi lançado em 2006, também pela Nuclear Blast.

Within Temptation: capa e detalhes do DVD ao vivo

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

O WITHIN TEMPTATION divulgou a capa de seu próximo lançamento: Trata-se do show gravado em Ahoy Rotterdam na Holanda com a Metrópole Orquestra que contou com 60 integrantes, além de um coral de 30 vozes, muita pirotecnia e efeitos visuais.

Previsto para sair em 22 de setembro, o lançamento vai se chamar “Black Symphony” e virá em 3 versões: DVD duplo, CD duplo e Blu-Ray.

A apresentação teve ainda a participação da vocalista Anneke van Giersbergen (ex-THE GATHERING e atual AGUA DE ANNIQUE) e Keith Caputo (LIFE OF AGONY).

No material estarão incluidas também as filmagens do show de Beursgebouw em Eindhoven e muitos extras.



Bad Company se reunirá para uma apresentação

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

De acordo com o site da revista Billboard, o BAD COMPANY irá se reunir para apenas um show no Seminole Hard Rock & Casino, em Hollywood, Flórida. O concerto ocorrerá no dia 8 de agosto.

"Será demais rever os caras e retomar essa estrada, mesmo que só por uma noite", declarou o vocalista Paul Rodgers, que será acompanhado pelo guitarrista Mick Ralphs e o baterista Simon Kirke, ambos da formação original do grupo. No baixo estará Lynn Sorenson, integrante da banda solo do cantor, substituindo Boz Burrell, que faleceu em 2006.

DragonForce: capa e data de lançamento de novo álbum

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

"Ultra Beatdown" é o título do novo trabalho do DRAGONFORCE, com lançamento agendado para 20 de agosto no Japão e cinco dias mais tarde em outros continentes.

De acordo com a banda, trata-se de "um álbum épico com uma grande coleção de hinos que inspirará todos a pegar uma guitarra, seja real ou virtual, e sair tocando".



Nova banda de vocalista do RATM lança EP

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Matéria do UOL Música relata que Zack de La Rocha, vocalista do RAGE AGAINST THE MACHINE, vai lançar em 21 de julho o EP de sua nova banda, ONE DAY AS A LION, que conta ainda com Jon Theodore, ex-baterista do THE MARS VOLTA.

Leia mais detalhes no link abaixo.

http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/07/02/ult89u9302.jhtm

Nenhum comentário: