sábado, 7 de junho de 2008

Opinião: Músicos sem interesse em música

Por Adam Alfred

Muitas pessoas reclamam da cena.
Bandas, público, produtores, donos de lojas, donos de casas, revistas, rádios e etc. Há algum tempo fazendo eventos eu percebi um fenômeno. A quantidade de membros de bandas que não comparecem (me desculpem a expressão) em porra de evento nenhum.

É um tanto quanto lamentável e triste saber que os mais interessados pela manutenção de uma cena não comparecem no mesma. Estava conversando com um amigo, membro de banda, e ele realmente abriu os meus olhos para um detalhe interessante e assombroso: "membros de bandas não se consideram público”.

Essa frase surgiu como uma porrada em minha cabeça e percebi o mar de lama na qual estamos encalhados. Justamente os mais interessados para que a cena se movimente, são os primeiros a dar UM MILHÃO de desculpas por não ter comparecido a um show.
É muito engraçado que quando chego em casa, após um evento, abro meu MSN e sempre vem alguns que perguntam “E aí, cara? Como foi o evento, queria ter ido mas...” sempre escuto isso. “Queria ter ido mas...” sempre tem o “mas”... 100.. 150.. “mas”, visto que meu MSN tem mais de 1500 pessoas. Será que tanta coisa ruim acontece com as pessoas no dia do evento?! Ou é mesmo falta de compromisso com a cena?!
“Poxa tive que ensaiar!” Com tanto dia no mês o cara tinha que ensaiar no dia de um evento.
“Cara, tu num sabe o que aconteceu?!” Sempre, no dia do show, acontecem as maiores desgraças!
“Era Hoje?!” – HAUAHAUAH! Essa é de doer!
“Tava sem dinheiro” - Essa desculpa também é recorrente. Mas no dia anterior o FDP tava no Garage bebendo, ou em qualquer festinha discotecada ao qual não há banda nenhuma (Me perdoem meus amigos DJS. Sou fan e valorizo o trabalho de vocês. Mas membros de banda devem e precisam prestigiar outras bandas.)“Tive que estudar” - Com 30 dias no mês, o bastardo teve que estudar logo no dia do show?!

Meus caros amigos... faremos um cálculo juntos. O Rio de Janeiro há mais ou menos 150 bandas de metal. Só eu já trabalhei com 70, e ainda há muitas outras bandas que ainda não tive a oportunidade de trabalhar. Se pegarmos essas 150 e multiplicarmos por 4 (que é média de membros em uma banda), daria 600 pessoas. Suponhamos que 100 pessoas façam parte de mais de uma banda, então nosso número cairia para 500. Ou seja, se as bandas de nossa cidade se comprometessem verdadeiramente com o cenário, seriam no mínimo 450.. 500 pessoas em cada evento. Isso tirando, é óbvio, o público na qual subiria e muito essa marca.

Importante lembrar que não quero colocar a culpa só nos membros de bandas sobre a crise de nossa cena. Existe sim toda uma crise estrutural no Rio de Janeiro, mas pensem bem e reflitam, ir em um evento underground, como público, não demanda nada... é só querer ir... e as pessoas que mais deveriam lutar por ela, são as que mais desaparecem em um momento decisivo.
Aqui eu poderia listar “eni” membros de bandas que não comparecem em eventos NENHUM. Mas que adoram “rasgar a boca” para falar mal do que tem sido feito de verdadeiro no Rio de Janeiro.

É muito engraçado que como produtor, muita banda pede uma oportunidade para tocar. Aí eu pergunto se já foi no nosso evento. E a criatura fala que não. Poxa como alguém quer tocar em um evento que não conhece a estrutura? Como alguém pode querer sair de casa levar seus instrumentos a um lugar dentro de sua própria cidade na qual nunca freqüentou, nunca apoiou. È simplesmente isso: a MAIORIA (e digo isso seguramente) SÓ QUER SAIR DE CASA PARA TOCAR.

Esses caras não querem conhecer o público local, ou seja, NÃO acham importante aparecer. A intenção (claro que eles nunca vão “dizer que não”, afinal, vão dar as mais vis desculpas citadas acima) só querem sugar, e ao término de uma apresentação, ir embora enquanto o show ainda rola, carregando o material pelo meio das pessoas (uma das cenas mais comuns e patéticas que uma banda pode cometer, mostrando o total desprendimento e falta de compromisso com o evento, com a cena e com o público).

É sempre importante lembrar que nenhum homem é uma ilha, assim como nenhuma banda. Não adianta querermos só “sugar”, ou seja, não adianta querer uma banda só tocar e não verdadeiramente PARTICIPAR. Todos nós estamos interligados, todos precisam de todos. Isso é uma CENA. Sem os produtores, as bandas não tocam. Sem o público, as bandas tocam pra quem? E o produtor, vai tirar dinheiro de onde para pagar os seus gastos? E sem as bandas, e nem produtores, onde que o público terá a sua diversão?

É comum produtores de outros eventos chegarem pra mim e falarem, “Adam tú é maluco, essas bandas não querem saber de nada, não chamam ninguém, não aparecem em um evento, por isso que tú tem que cobrar mesmo para elas tocarem.” Bom.. cada um tem a sua prática de trabalho, eu não acho errado quem cobra, é aquela coisa, aceita quem quer, o “serviço” está lá, paga quem quiser. Mas o pior que eles têm razão. Não são todas, mas muitos membros de bandas nunca apareceram em NENHUM evento, ou se aparecem é lá uma vez ou outra. E no dia do evento não levam ninguém, tocam seus 40 min, e vão embora logo assim que terminam sua apresentação. Óbvio que não são todas ,como disse, mas uma extensa maioria compartilha desse um ou mais aspectos. Às vezes, a situação do promotor e tão caótica que dá sim vontade de começar a cobrar de bandas pra tocar, mas para a minha pessoa, essa prática é aviltante... prefiro parar de fazer eventos.

Sair de casa “só pra tocar” é uma prática que TEM QUE SER ESQUECIDA pelas bandas. Freqüentar o underground, tomar uma cerveja com os amigos, é lá onde você conhece pessoas, fecha contatos, reencontra os amigos, aonde o público te vê e fala: esse cara é guerreiro. O evento tem que ser um momento especial , único, ao se perder um evento, não haverá outro igual. Pode haver outros, mas não mais aquele.

Sabe caros amigos bangers, sejam vocês membros de bandas ou simples admiradores do som pesado, uma cena não sobrevive sem vocês. TODOS NÓS SOMOS PÚBLICO e se uma cena não vai pra frente.... se ela está ruim. A CULPA É DE TODOS NÓS!

40 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto, Adam!

O não comparecimento de pessoas ligadas a bandas em eventos underground é uma das coisas mais problemáticas e bisonhas da cena mesmo.
A participação dessa galera é mais do que central para construir um movimento que revitalize o cenário. Sem engajamento deles, a gente fica condenado a teto baixo.

Unknown disse...

"É simplesmente isso: a MAIORIA (e digo isso seguramente) SÓ QUER SAIR DE CASA PARA TOCAR."
Infelizmente, é a mais pura verdade! Também posso apontar uma legião de indivíduos que só vejo a cara de 6 em 6 meses, apenas quando eles estão em cima do palco... É triste, mas é a verdade. Eu só queria saber qual o motivo para muitos membros de bandas agirem dessa forma. Será que se acham importantes demais para estarem num evento apenas para prestigiar o trabalho dos colegas??? Freqüentar os eventos é apoiar a cena e ajudar a nós mesmos. Pensem nisso!
Parabéns pelo texto, Adam! Grande abraço a todos os guerreiros!

OHHH YEAHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!

Jasom disse...

Isso é a mais pura verdade, desde anos atrás, e não só agora. O fato é que todo mundo quer estar do lado de cima do palco, e do lado de baixo não interessa estar. Este é um ponto que precisa ser modificado urgentemente na cidade.
Menos ego, mais colaboração.

Sem mais.

shamam disse...

muito bom o texto.Foi praticamente um estudo antropológico da cena no RJ. Essa questão de músico não se achar público é um problema sério, uma das coisas mais bizarras que vejo com relação a isso é a falta de vontade dos músicos de divulgarem seus próprios shows, achando que a responsabilidade de ter público em um show sempre é de terceiros. Já escutei muito de músicos que acham que tem que chegar no local armar seu equipamento, e se tiver alguém pra fazer isso melhor(tem nego que viaja),tocar e sair. Acha que vender ingresso, panfletar, mandar emails, mensagens automáticas, entre outras formas de divulgação não são de sua responsabilidade, são convictos da ilusão que isso não faz parte da sua função,acham que independente da situação as pessoas estarão lá para assisti-los,ainda acham que as coisas tem que ocorrer na mais perfeita ordem.
acho que na verdade tem muito pseudo-rockstar para pouco músico. muito personagem para poucas pessoas que ralam, se apresentam em vários lugares,fazendo várias jornadas,tendo que tocar muitas coisas que não gostam e ainda assim acreditam nas suas ideias e trabalha por elas.

agente vive no meio de muito comodismo.
isso que é foda...

Anônimo disse...

é Adam, mas nem todos são puxa sacos que ficam indo no teu evento, que aliás, muitas vezes fazem merdas com bandas daqui colocando pra abrir e com um som ridículo, e apoia tanto as bandas daqui que estas só servem pra suporte pras bandas de fora do estado, estas aliás que você sempre considera as melhoers do Brasil, a mais foda, blablabla de sempre que o rock star apresentador anuncia, e que você e sua equipe tanto babam ovo, ainda mais agora com puxa saquismo de revista. pára de ser péla saco, ponha um evento decente e pare de ficar choraminguando. vocês adoram perserguir pessoas e bandas que contariam os ideais de merdas de voc~es.

Freak Grandma disse...

TEXTO FODA!É A TOTAL VERDADE!COM TODOS JUNTOS ESSA POHA TOCA PRA FRENTE,SEM NGN OU COM POUCOS...FICA DÍFICIL.DE MÃOS DADAS PELO MESMO IDEAL,DEVEMOS LUTAR!

Sempre tem um pela saco pra falar merda..e ainda por cima como sempre não mostra a cara como esse infeliz que postou esse inútil comentário...Pois é...Tá ai mais uma coisinha para acrescentar no que tudo que o Adam disse...A cena tbm não vai pra frente pq tem mto otário que crítica o que não conhece e realmente não conhece POHA nenhuma..fica em casa coçando o saco,tem sua bandinha de merda e pensa que vive a cena. È..Coitado é de vc meu querido... =)

Flw!

AIACOM disse...

Fala ai Geovani.

Se vc acha o som ridículo, é pq vc não deve ter ido em nenhu mshow desse ano ou da metade do ano passado para cá.

Edu Falaschi, do Angra, elogiou e muito o nosso trabalho. O Tuatha tanto adorou que PEDIU para voltar. O CIERO, Tec de Som do Claustrofobia e dono da DATRIBO, (o maior Stúdio de metal de SP junto com o MR SOM - que é o stúdio do pessoal KORZUS) disse que nosso equipamento é perfeito.

Além disso, não houve até o momento equipamento exclusivo. Ou seja, as bandas de abertura TOCAM NO MESMO equipamento das BANDAS PRINCIPAIS.

Só vai haver equipamento exclusivo no HANGAR PQ a BANDA TRAZ, e não pq nós vamos colocar, ou seja, o equipamento é deles. E independente disso NÓS da Organização colocaremos um equipamento padrão para as bandas de abertura fazerem e tirarem o melhor som possível.

Quanto a "fazer um show decente"? O q sugeriria?! Estamos abertos a sugestões.

Um grande abraço!

Adam

Unknown disse...

Eh cara, concordo em parte...
Existe sim uma falta de comprometimento de muitas bandas de metal do Rio, muitas bandas dessa "cena".. O foda eh tb querer generalizar e cobrar a presença de todos sempre, ate pq os integrantes das bandas que sempre se fodem de ensaiar e residem em diversos pontos diferentes da cidade muitas vezes não tem tempo disponivel ou recurso ou/e tb não tem interesse em aparecer em certos eventos.. Metal envolve varios estilos, vc sabe mtu bem disso, e se todos os membros de bandas do Rio morassem um do lado do outro, no mesmo bairro do show, ai ficaria mtu mais facil aparecer sempre..

O que vc falou esta mtu certo, pilho mta gente de banda que conheço, principalmente da minha banda, pra aparecer no evento, não pra manter a cena, mas pra zuar com a galera e tomar uma gelada.. so que não eh por qualquer razão ke encaramos passar no jacaré de madrugada ne uiahsuiahsuihauisha

O foda mesmo eh pagar pau do evento, puxar teu saco no msn e naum aparecer.. nesse caso merecem a morte mesmo..

valeu

Anônimo disse...

é mesmo adam, como se eles falassem mal na sua frente né, faça o me favor né, não sejamos hipocritas..ah e ufui sim, meu querido, e muitos achei legais como outros eu achei uma bosta, masd é questão de opinião...eu não sou obrigado a concordar com o que você acha, esse é o mal, acha que tudo tem que ser do jeito de voc~es, com ose vocês fossem dono desse troço né. ora vá catar coquinho pô...vai quem quiser ir e pronto, uma porçã ode banad aí se ferra e vocês nem pagam nada, aliás, sío vocês ganham dinheiro e ninguém fiac reclamando e por que ? vocês acham que estão fazendo algum favor par alguém ? vá se catar !!! tu tá reclamando porque tomou ferro no show do claustrofobia, por isso é que resolveu chorar aqui no blog.e viu ? a legião de puxa sacos já tá aparecendo por aqui...tocar no meu equipamento ? até parece, grande favor né

Diego Azevedo disse...

Sempre tem um...
Bom, pode parecer ridículo vindo de minha parte um comentário do tipo, até por eu ser um pouco anti-social, mas as bandas se unindo aos produtores e público tem um PODER absurdo... dimensão é muito maior do que vocês imaginam... e acreditem, isso tudo tá na cara de vocês...
Sem mais no momento...

IN METAL WE TRUST!!!

Abram seus olhos...

AIACOM disse...

Realmente meu nobre. Gostar ou não gostar de u mtrabalho é direito seu. Não sou dono de nada, o Rio de janeiro existem outras produções q tb trabalham pelo metal e fazem excelentes trabalhos. Se não gosta do nosso trabalho. É só não aparecer. Ouentão busque algo junte com seus amigos e faça algo melhor. tenho certeza q a cena vai melhorar e muito com mais um trabalho.

Outra questão é o dinheiro. Nunca ganhei UM PUTO com evento. Muito q pelo contrário, só me fudi. Porém não desisto.

Todo o dinheiro q entra (e quando entra) é todo reinvestido para a melhoria e qualidade do evento. Para ter dinherio eu trabalho dando aula.

Seria realmente BOM viver de fazer eventos, seria um trabalho como qualquer outro, um trabalho feito com muito afinco. Seria muito bom e gratificante. Mas essa NÃO é a realidade.

Eu percebo que seu ódio (ou inveja) é contra algo q muitos tentaram Aki no RJ e não conseguiram e por conta de nosso trabalho ser muito sério estar rendendo para a cena carioca.

E se num gosta dele, meu nobre o espaço está ai aberto, é só meter a cara! Junte um grupode amigos e fça Shows decentes do jeito q vc acha melhor com certeza TODOS NÓS VAMOS GANHAR. Ganharemos mais do q vc ficar na internet me ofendendendo.

Não estou choramingando até pq se fizesse isso, eu ia choramingar sempre, pois é raro um show dar lucro.

E pagar as bandas e algo q persigo a três anos. Seria ótimo terminar um show e poder dar uma grana para cada banda q se apresentou. E um dia vamos conseguir. Essa é uma de nossas metas.

E pq em vez de vc se esconder atrás de um fake (para ofender e denegrir) vc não faz essas críticas abertamente no meu MSN ou no meu orkut, ou quem sabe por telefone, ou então cara a cara pra trocar uma idéia e vc sugerir melhorias em vez de me ofender gratuitamente.

Esdtamos SEMPRE abertos ao papo, as conversas e as críticas... não precisa se esconder, ainda mais se vc se acha certo. OK!

Um abraço Geovani

Unknown disse...

Como a verdade incomoda as pessoas...
Meu caro Geovani, você fala de coisas que não sabe como funcionam.

Eu gostaria de conversar com você pessoalmente, para explicar melhor como as coisas são. Mas para isso, você terá que se revelar... você tem coragem pra isso? Você teria hombridade o bastante para assumir suas opiniões e discuti-las sem se esconder em uma mascara?

Sai do armário Geovani!

Anônimo disse...

Concordo parcialmente; é uma questão de bom senso e de coleguismo frequentarmos eventos underground, e isso deveria estar internalizado em pelo menos metade dos músicos alternativos no Rio de Janeiro. Certamente faria diferença na cena; não que melhorasse muito.

Em contrapartida eu discordo em dois pontos fundamentais:

1) existe muito preconceito por parte de músicos underground para com as bandas que optam por tocar em eventos mediante vendagem de ingressos. Há inclusive projetos undergrounds, que por questão ética não me permito citar nomes, que exigem que as bandas que a eles aderirem não participem de eventos que cobram por shows. Ora, para uma banda hoje, no Rio de Janeiro, "sobreviver", é válido afirmar que é praticamente uma obrigação compactuar com esses eventos que cobram a venda de ingressos, sendo assim uma prática que leva a exclusão de determinadas bandas da cena por parte desses projetos sem cabimento;

2) é de senso comum que hoje em dia é difícil separar o joio do trigo. Raramente nos deparamos com uma banda suficientemente original a ponto de nos prender em um evento. Na maioria destes, deparamo-nos com bandas que nos remetem a um melancólico "dèja vú". Bandas que copiam descaradamente modelos de bandas bem sucedidas, sem ter o tato de buscar a originalidade e a criatividade, coisas praticamente esquecidas no cenário atual. Haverá aquele que vai pensar "epa!, mas a banda Tal é original pra chuchu!". Longe de mim fazer quaisquer juízos de valor, mas é fato que milhares de bandas no Rio de Janeiro seguem o mesmo modelo. Para ilustrar a premissa, cito o exemplo do "boom" das bandas Emo.

Anônimo disse...

pela retaliação né, já viu, imagine se ele ou eu ou qualquer pessoa não se sentiria ameaçado, você gostam muito de criticar mas ao serem criticados, logo logo dão chiliques....e esse evento ridiculo aí ? uma porção de citação de covers e no final, o ridiculo de colocarem músicas próprias e o nome das bandas autorais abaixo, poxa, que belo apoio a cena heim ? fazer parte de uma cena é saber ouvir e saber ser criticado também, falam tanto de cena, tenho 36 anos, já fui em eventos de voc~es e vem agora vocês posarem de salvadores da cena , o "tais" que fazem acontecer e blabla, parem de fazer "caça as bruxas" e vão fazer por onde.

Unknown disse...

Como um dos braços da "TRÍADE DE AÇO" e como representante da Fashion Produções, digo que o que Adam falou é constatado por mim a mais de 10 anos, e é a pura realidade, o recado não é para todos e sim para aqueles músicos que só fazem criticar os eventos, da falta de espaço para tocar, etc.. e não fazem um mínimo de esfôrço para melhorar esta situação, eu sempre digo, se voce quer mudar o país comece mudando as coisas dentro da sua própria casa, reclamar de tudo é muito fácil é o famoso engenheiro de obras prontas que só vê defeitos numa obra. digo aos que estão criticando que enviem sugestões para a melhoria de todos através dos nossos canais de comunicação. E para quem postou que tem uma revista puxando o nosso saco, só tenho a acrescentar que isso muito nos envaidece, pois é apenas o reconhecimento de um trabalho honesto e bem feito que estamos procurando fazer.Para resumir tudo vou colocar apenas uma frase para reflexão, "NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO". Obrigado a todos que nos apoiam, e os que não apoiam compareçam mais vezes aos eventos para terem cada vez mais material para críticas. A casa agradece.

Anônimo disse...

Eu sempre tomei para mim como uma política pessoal não me meter nas discussões das seções de comentário mas tendo em vista o rumo que essa prosa tomou (em acúmulo com o que aconteceu com a terceira parte da entrevista da RMW) decidi me pronunciar a respeito.

Talvez eu vá exagerar nas linhas que se seguirão mais a frente por isso já peço desculpas com antecipação.

Geovani Metal disse:
é Adam, mas nem todos são puxa sacos que ficam indo no teu evento, que aliás, muitas vezes fazem merdas com bandas daqui colocando pra abrir e com um som ridículo, e apoia tanto as bandas daqui que estas só servem pra suporte pras bandas de fora do estado,(...)
Mas você pode estar de sacanagem! Só isso para explicar esse seu comentário. Desde que a Tríade de Aço começou a desenvolver eventos no Mackenzie a maior parte deles contou APENAS com bandas locais. Agora que o trabalho deles atingiu um novo status de reconhecimento é que eles começaram a dar prioridade a eventos tendo como atração principal grupos de fora, mas mesmo assim tiveram dois eventos recentes no Mackenzie só com a bandas locais: Metal Battle e o Hard n´Roll Rio. Isso sem contar os eventos no Marlene que continuam sendo dedicados a bandas cariocas.

E mesmo que a partir de agora as bandas do Rio atuem como bandas de abertura para bandas de fora no Mackenzie (o que não é o caso), qual o problema disso porra?!?! Tem algum jeito melhor de uma banda daqui ficar conhecida do que abrindo para Korzus, Tuatha de Dannan, Claustrofobia ou Hangar? Se tiver me diz para eles que você vai ajudar e muito.

(...)estas aliás que você sempre considera as melhoers do Brasil, a mais foda, blablabla de sempre que o rock star apresentador anuncia, e que você e sua equipe tanto babam ovo, ainda mais agora com puxa saquismo de revista.
Putz, é impossível ler isso e não pensar: “eita inveja”! Puxa-saquismo de revista? O.o Claro, obviamente para você é impossível que a Roadie Crew tenha dado uma nota dedicada a eles por méritos não é mesmo? Todo mundo está ligado a uma conspiração a favor da RMW...

é mesmo adam, como se eles falassem mal na sua frente né, faça o me favor né, não sejamos hipocritas..(...)
Nossa, aqui a gente adentra numa área de análise subjetiva. Simplesmente inacreditável! Em que você se baseia para dizer que essas pessoas estavam mentindo? Na sua opinião muito bem embasada pois não? Acredito que esse seu comentário estúpido não merece mais nenhuma consideração além da mais obvia: você se alicerça sobre absolutamente NADA para afirmar tal coisa.

O Adam se baseia em declarações públicas por parte de veículos da imprensa especializada, e você?

eu não sou obrigado a concordar com o que você acha, esse é o mal, acha que tudo tem que ser do jeito de voc~es, com ose vocês fossem dono desse troço né. ora vá catar coquinho pô...
Não vi em qualquer momento o Adam, o Felipe ou qualquer um ligado a Tríade de Aço se declarar dono de qualquer coisa que seja. Inclusive extrair esse tipo de conclusão a partir do texto do Adam expõe muito mais a visão dos “reclamões” sobre o Adam do que o conteúdo do texto publicado aqui no blog.

vai quem quiser ir e pronto, uma porçã ode banad aí se ferra e vocês nem pagam nada, aliás, sío vocês ganham dinheiro e ninguém fiac reclamando e por que ? vocês acham que estão fazendo algum favor par alguém ? vá se catar !!! tu tá reclamando porque tomou ferro no show do claustrofobia, por isso é que resolveu chorar aqui no blog.
Pelo amor de Deus, criticar a Tríade por não pagar as bandas e afirmar que eles estão lucrando as custas disso só pode advir de uma mente fora de órbita! O show do Claustrofobia não foi o primeiro que deu prejuízo a RMW e nem será o último. Da minha parte o único erro que eu acho que eles cometeram na produção desse show foi ter super dimensionado a importância dessa banda. Acho que como o show do Korzus deveria ter tido pelo menos umas 4 bandas de abertura.

Laura nomin escreveu:
pela retaliação né, já viu, imagine se ele ou eu ou qualquer pessoa não se sentiria ameaçado, você gostam muito de criticar mas ao serem criticados, logo logo dão chiliques....
Existem diferentes formas de se expressar, houve vários comentários nesse post que faziam críticas construtivas e por isso mesmo não geraram qualquer tipo de reação mais exaltada. E como alguém pode querer realmente criticar o Adam e o Felipe por defender o trabalho desenvolvido por eles? Isso chega a cair no ridículo, quem se acha no direito de criticar tem que estar preparado para ouvir a replica em vez de ficar acusando os outros de chilique.

e esse evento ridiculo aí ? uma porção de citação de covers e no final, o ridiculo de colocarem músicas próprias e o nome das bandas autorais abaixo, poxa, que belo apoio a cena heim ?
Ridículo porque? Eventos onde rolam covers são os que têm mais público, o que eles estão tentando fazer é unir o útil ao agradável. Já houve eventos do Rising Rock em que a maior parte das músicas tocadas eram autorais e não covers. Eles ajudam a cena a partir do momento em que garantem um bom público para as bandas mostrarem seus trabalhos.

já fui em eventos de voc~es e vem agora vocês posarem de salvadores da cena , o "tais" que fazem acontecer e blabla, parem de fazer "caça as bruxas" e vão fazer por onde.
Se eles são os salvadores da cena ou não até pode ser discutido, eu até prefiro acreditar que não pois o tempo do messianismo já passou. Mas será que as pessoas esqueceram de como era a cena a cerca de 2 anos atrás? A falta de shows, sendo que os poucos que tinham eram em geral mal produzidos, produtores cobrando de bandas para tocar, etc...

Acredito que todos se lembram muito bem disso tudo, sendo que nenhumas dessas dificuldades foram completamente superadas. Acho que se as pessoas não reconhecem os méritos deles é um grave problema de falta de memória ou de desfaçatez/mau-caratismo.

Falar que eles estão promovendo uma “caça as bruxas” (?!?) é no mínimo estar fora da realidade. Acho que é o contrário não? Alguns comentários que eu li aqui parecem estar embebidos na inveja e espumando raiva.

Só para concluir
O que me deixa mais triste é o baixo nível da argumentação apresentado pelo “Giovani Metal” e pela “Laura nomin”, pois sem fazer qualquer juízo de valor sobre o que o Adam escreveu uma coisa é certa, todo texto dele tem um caráter construtivo, ou seja não é uma crítica deletéria. Mesmo quando ele contra-argumenta nessa seção de comentários ele faz num sentido propositivo, e aí eu repito o que ele falou: se acha que pode fazer melhor, então faça ou procure ajudar eles. Sei muito bem que o Adam não fala isso como um “argumento de autoridade” (ao contrário de uma certa pessoa que fala a idade como se isso fosse por si só argumento) mas por que ele de fato acredita que se mais pessoas se mobilizarem a cena só tem a lucrar.

Enquanto isso eu vejo gente tomando para si a prerrogativa de dizer como as coisas devem ser feitas ou deixadas de fazer, baseadas em sei lá o que. A partir do momento que vocês fizerem críticas construtivas ou tomarem para si algum responsabilidade então talvez suas opiniões passem a ter mais peso.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Geovani e Laura, vocês bem que poderiam afzer uma dupla Jane e Erondi heim rsrsrs como diria a célebre frase no filme tropa de elite: Pede pra sair !!! rsrsrsrsrs

ABRAÇO A TODOS E O GOVERNO DO METAL ADVERTE:ROCK É DIVERSÃO

Unknown disse...

Geovani:

:: Pra começar o evento NÃO é DO ADAM, o evento é promovido pela junção d 3 produtoras tais quais: Ratos no Rio, Fashion Produções e Rio Metal Works; ou simplificando as 3 em Tríade de Aço. Quem opta por ir aos eventos da Tríade de Aço não é pela saco, é simplesmente uma pessoa q se satisfez com o q viu e gosta de retornar aos eventos, TANTO QUE JÁ EXISTE UMA MÉDIA de um público fiel, o que não quer dizer q esta média é um número grande E DE FATO não é, por vários aspectos e motivos, e um dos mais sérios foi o assunto tratado na resenha do Adam.
Esta resenha não foi uma choramingação, assim como vc vulgarmente disse, foi algo tratado c mais SERIEDADE do que vc julgou, foi UM MANIFESTO. Foi uma "expurgação" d tudo o q nós produtores estivemos acompanhando nesses quase 3 anos de produção dos eventos da Tríade, SOMADO ao q vimos na cena em qualker outro evento como pessoas do público (e não como produtores), point e por MTOS ANOS, não somente nesses 3. O Adam c certeza escreveu esta resenha pq obviamente ele teve uma motivação para isso, e essa motivação foi um limite, foi a gota d'água, foi em mais um fds testemunhar q o público continua não saindo d casa.

Pq o público não sai d casa? Será pq eles não são "nossos pela sacos"? Ou será pq eles não querem perder o tempo ouvindo "um som de merda"? Ou será pq não querem sair d casa p verem bandas d outros Estados?? Certamente as pessoas q se encaixam nessas 3 situações delimitadas por vc, não são pessoas, respondendo respectivamente, maduras; que entendem da parte técnica d um evento; e não possuem o senso de união e coletividade, exlcuíndo o reconhecimento de outras bandas tão boas e iguais às daki.
Podem até existir pessoas que se encaixem nesses motivos, porém o que uma "quase estatística" aponta, é mesmo a falta de comprometimento c a cena. NINGUÉM é obrigado a se comprometer c a cena. O Adam NÃO disse q todos DEVEM ir em TODOS os eventos, mas o q ele disse é q SEMPRE existe uma desculpa para não sair d casa, qndo algo não os interessa, porém qndo algo os interessa (SUBIR NO PALCO), eles estão lá c um sorriso no rosto, batendo no ombrinho, se fazendo d camarada, falando mil maravilhas, e depois RAPAM FORA. Isso para equipe da Tríade de Aço é encarada como uma falta de consideração e falta d comprometimento com o cenário o qual participa, pois nós da equipe não somos só os profissionais q chegam no local e produzem o evento, nós somos tb pessoas q estamos lutando por um ideal, o qual é fazer a cena crescer, dar valor às bandas q existem aki e q têm um som maravilhoso, digno d reconhecimento; ou seja, o mecanismo para que esse ideal aconteça é a UNIÃO d todas as partes e vertentes do Metal Underground Carioca, q são: o público (pois sem público não tem quem pague os custos do evento e não tem quem prestigie as bandas), as bandas (para q entretenham o público e para que um evento possa ser feito c uma atração) e os produtores (q são quem viabilizam esse acontecimento).

As bandas daki NÃO SÃO um suporte para as bandas d fora do Estado. Qndo acontece d um show ter uma banda principal, esta pode ser tanto daki do Rio, qnto d fora, e c certeza essas bandas são aquelas q já estão ou há anos na estrada, ou c material sério gravado, ou bandas q realmente já têm nome em todo cenário Brasileiro, portanto essas bandas merecem um enfoque num show, o que não quer dizer q esta vai ser superior às d abertura. Já fui à mto shows nesse eskema em q o público às vzs até gostava mais da banda d abertura do q a principal.

Bem, prum show ser realizado, ele requer MTAS coisas como: aluguel do espaço, estrutura do palco, equipamentos para a banda E para o público (nos últimos quase 2 anos, SEMPRE foram d QUALIDADE), camarim (comida e bebida para todos os integrantes das bandas), seguranças e técnico de som. VC TEM IDÉIA QUANTO CUSTA TUDO ISSO??? ........ SIM!!..... É MTO!!! Mto prum evento em q o público ainda não é grande, e num evento em q o público paga um preço pelo ingresso tão baixo, como R$8,00 ou R$10,00 antecipado (maioria dos ingressos são comprados antecipados). Digo preço tão baixo, em termos d estrutura que é alugada pela Tríade de Aço, então DE FATO NINGUÉM LUCRA PORRA NENHUMA!! ISSO É FATO!
Voltando à questão da banda principal.. pois é, com essa situação financeira preocupante, nós temos q bolar planos d marketing p atrair mais gente ao local do evento, e ter uma banda principal é um bom plano, mas infelizmente nem sempre o plano funciona, e o que acontece é PREJUÍZO NA CERTA.
Portanto resumindo: não lucramos. O que lucramos, investimos numa qualidade foda d estrutura prum próximo show. Se dá público então cobre todo gasto investido, se não dá público, REDUZ mais ainda o caixa d investimento dos eventos.
Existir uma estratégia d marketings assim, NÃO inferioriza as bandas d abertura, pelo contrário, elas mto possivelmente vão tocar prum público bem maior que o d costume E DE FATO tocarão numa ÓTIMA estrutura técnica. Não podemos pagar as bandas, pq o preço do ingresso não permite isso, tudo q entra na bilheteria é reembolsado no investimento da estrutura do evento, q SEMPRE é mto cara, mas é cara pq achamos q as bandas merecem tocar numa estrutura cara!
Se elas não ganham nada pra tocar?? MAS É CLARO que ganham! Ganham um show underground inesquecível na vida! Todas as bandas saem MTO satisfeitas d tocar, a não ser é lógico, qndo um imprevisto TÉCNICO (e NÃO de produção) acontece; o q é mto normal, problemas técnicos acontecem c as maiores bandas do mundo.

Se essas bandas se ferram finaceiramente gastando $ c ensaios, gravações, etc? SIM.. mas TODAS passam por isso, ASSIM COMO TODOS os produtores passam por prejuízos financeiros IGUALMENTE. As bandas investem nelas próprias, tocam e não ganham para tocar, ASSIM COMO os produtores investem num evento, o produzem e não ganham nada para produzir. Esse é o UNDERGROUND, Geovani. Nele vc investe PARA TER SATISFAÇÃO, PRAZER, e só vamos ter retorno financeiro desse investimento, qndo pessoas como vc, pararem de ficar catando mais defeitos do q qualidades; qndo as pessoas se conscientizarem de que a UNIÃO é mto importante, e SOMENTE ATRAVÉS DELA, q conseguiremos um cenário metálico evoluído, e quem sabe, todas as bandas ganharão para tocar, e os produtores ganharão p produzir.

O papel do Adam no palco NÃO é de um apresentador Rock Star, e sim de anunciar as bandas, ENFATIZANDO ELAS, OS NOMES DELAS, para o público saber quem vai ouvir!

Pra finalizar:
Dicionário: PERSEGUIR - 1.Seguir no encalço de. 2.Acossar para atacar. 3.Fazer violência à; maltratar. 4.Importunar; vexar; atormentar persistentemente. 5.Buscar, esfroçar-se incessantemente por conseguir um objetivo.

Ou seja, NINGUÉM da equipe PERSEGUE ninguém!
Se perseguimos, é o OBJETIVO d melhorar o cenário a cada mês!

Jasom disse...

GENTE, ignorem, economizem palavras... esta pessoa (provavelmente a mesma com vários nomes, pra parecer que esta sendo apoiada por outros) quer atenção, deve ser um infeliz que teve alguma insatisfação em algum evento e vem aqui com essa raivinha toda. TODOS SABEMOS QUE ISSO É NADA MAIS QUE A REALIDADE, quem vive a cena do Rio em todos os eventos sabe disso e não precisa ser explicado, muito menos pra um idiota desses que não tem com oque colaborar, nem acrescentar ao trabalho.

Por mim deletava essas postagens e pronto, mandava esse fdp pro saco.

Unknown disse...

Laura Nomin:

:: Vc ter 36 anos não necessariamente faz mta diferença, pruma pessoa que tem 22 anos como eu, e prum rapaz de 17 anos do público, sabe PQ??
Pq há MTOS anos o cenário foi O MESMO, ESTAGNADO.
Tínhamos o Garage, Lava Jato, Todas as Tribos e uns raros shows d bandas d nome do underground que se juntavam p fazer um show na Barra ou Zona Sul ou algo do tipo.. Essas bandas d nome do underground faziam isso pq não existiam produtores sérios e profissionais, e mto menos lugares razoáveis pra q eles tocassem. Todos aqui tiveram no Garage, Lava Jato e Todas as Tribos, se divertiram, se lembram c risos, MAS todos têm PLENA consciência q o negócio era literalmente UMA MELECA!

O cenário vem melhorando, após um longo tempo estagnado, somente esses úlitmos 3 anos. E nesses 3 anos, a moça d 36 anos e o menino de 17 anos acompanharam JUNTOS a transição da situação do cenário.
Ninguém SALVOU o cenário, mas uma estatística SIM mostra que UMA TRANSIÇÃO POSITIVA está acontcendo nesses últimos 3 anos. Feita tanto por nós da Tríade de Aço SIM (temos que reconhecer O DURO, ÁRDUO, DÍFICIL e mtas vzs desestimulante, TRABALHO) SOMADO AO TRABALHO d MTOS outros produtores q existem hj em dia em mtos pontos do Rio.
Vc que se diz manjada de cenário, tem frequentado o Meier (Mackenzie); Campo dos Afonsos (Marlene), Bangu (Clube Recreativo e Parada Obrigatória), Campo Grande (Full Metal); Caxias (All Rock Point, Toma Rock e Bar da Chica); Vila Isabel (Conceptione Pub); Tijuca (Metal Jam - anualmente); Botafogo (Audio Rebel); ETC...
Só agora citei 11 lugares diferentes q fazem evento de Metal. Quase SEMANALMENTE tem um evento p ir, logo Laura, o cenário tá outra coisa sim.. q bom(!) mas isso É RECENTE!

Sobre o CHILIQUE e as bandas COVERS, o Arthur já falou mto bem, e repito o q ele disse.

Recado final:
GEOVANI e LAURA, se não acham q vale apena APOIAR os eventos da Tríade, não há nada d errado, anormal ou inconstitucional nisso.. Não gostam, então NÃO VÃO! O cenária precisa d público, mas não d público degradativo e RETRÓGADO como vcs dois.
Espero q se divirtam em outros shows!
Até mais!

Unknown disse...

Tem razão Jasom.. Já basta mesmo..
O melhor d tudo é q todos nós temos nossas consciências leves e limpas!

Anônimo disse...

FINISH THEM!!!

(momento moral kombat)
xD

Anônimo disse...

Geovani :

Rapaz, uma criticas sempre serão bem vinda principalmente quando se é um amante de música (Metal).

Não sei porque, mais seu comentário não me pareceu uma ofensa a Triade de Aço ou A Rio Metal Works ou até mesmo ao um evento específico. Pessoalmente acho que você tem algum problema pessoal com o Adam, e como o próprio disse... sejá homem e resolve seu problema com ele. Falar ao vento o que você acha ou deixa de achar de algo (que não seja o foco do assunto trado) não irá levar a nada.

Sempre é valido você expressar sua opinião sobre tudo que você interage assim como o trabalho que a Rio Metal Works junto com a Triade de Aço (e outras exelentes produtoras) fazem com/para a cena do metal do rio de janeiro.

O único "puxa saco" que postou nesse blog foi você no momento que ignorou as bandas nacionais especialmente as cariocas que estão fazendo um ótimo trabalho e inclusive estão sendo elogiadas pelas mesma bandas internacionais que você apoia.

Como membro de banda eu vejo que uma banda iniciante ganha mais divulgando seu trabalho, ganhando público e criando seu espaço na cena carioca para com isso ganhar espaço em outras areas fazendo shows do que tocar por dinheiro. Nada contra o seu gosto, o que não pode haver é um preconceito da sua parte. Há bandas cariocas que não te agradam assim como a internacionais que tambem não te agradão. (O contrario tb deve ocorrer se não houve esse preconceito.)

Se você realmente gosta de metal. o mínimo que você deveria fazer é apoiar todos os lutadores que fazem isso acontecer.

OU... Você pode ficar em casa
Baixando suas MP3, vendos videos no youtube e se você tocar algum instrumento.. tocando pra você mesmo os classicos das bandas que você gosta.

Eu sou Headbanger e você? ...

Um abraço meu caro.

Anônimo disse...

Li todas as mensagens e vou postar meu comentário. Acho que existe um certo exagero tanto no que o Adam disse quanto no que o Geovani falou. Em relação ao Adam e a produções em geral tenho como opinião que os eventos apresentam muito poucas opções de entretenimento que realmente prendam a atenção do publico.

Muitas bandas covers que fazem covers ruins, bandas mal ensaiadas ou inexperientes que por mais que tenham um equipamento foda na mão, não conseguem tirar som e não tem presença de palco legal pra animar a galera e o pior, as vezes nem afinar direito sabem.

Dentro do evento, ou vc assiste a banda ou assiste a banda, acho que podiam ter jogos, pista de skate, sei lá... Qualquer coisa que a pessoa pudesse fazer quando não tá curtindo o som de uma determinada banda. Outra coisa, grande parte do publico é homem, e homem gosta de ir em lugar que tem mulher. Evento de metal tem pouca mulher (isso acho que vai ser dificil melhorar) sendo assim, muitos realmente preferem partir pra outros lugares e acho que isso é normal.

Em relação as bandas não frequentarem eventos. Acho que as pessoas tem que fazer as coisas por prazer. Ir a eventos quando se sentem motivadas e não pra manter uma "cena" ou por obrigação. Vou dar o exemplo da minha esposa. Ela sempre gostou de ir a eventos de metal, mas hoje em dia, ela não vai mais, nem nos eventos em que a minha banda toca. Pq? pq acha as bandas em geral ruins, o som quase sempre está uma droga ( lembrando que as vezes é culpa da propria banda ), não tem lugar pra sentar e trocar uma ideia, ver um clipe maneiro, os banheiros são sempre uma merda sujos. Não tem opção de coisas legais pra comer e beber.

Outro ponto, imagina se o cara que tem banda, tivesse que ir pelo menos uma vez por mes em cada um dos evento diferentes pra maner a "cena"? O cara não ia fazer outra coisa senão ir a eventos de bandas de metal no fds.

Já fui 3 vezes no Mackenzie organizados pelo Adam e Parceiros. E em alguns eventos no rio so fui mesmo pra tocar. Concordo com o Nose que comentou que as vezes é foda ficar passeando pelo rio tarde da noite longe de casa. O rio é PERIGOSO PRA CARALHO, não tem condução descente!!! Então o que acontece é que as pessoas frequentam muito mais os eventos que são perto de casa, onde elas conhecem bem o ambiente, onde sabem das restrições de horário e em que rua podem entrar pra não levar uma bala.

Eu sou músico, tenho uma banda de metal e não sou um frequentador assiduo de eventos. Vou quando me dá vontade... Quando conheço algumas das bandas ou quando sei que são bandas que tem diferencial... Então, a vontade, mesmo do músico tem que ser respeitada... Eu me considero publico!!! Mas como músico, com certeza sou mais exigente em relação a musica do que um leigo. Talvez esse seja um dos motivos para o musico nem sempre ser publico. Somos muito críticos. Particularmente, não gosto de eventos de cover. Gosto que o evento tenha uma ou duas bandas de covers... Mas nego bota 20.. Punk x gotico Metal x Emo, Grunge x O caralho voador. Acho que todos os eventos deveriam ser mesclados. Não pela questão da oportunidade sem esse bla bla bla, mas pq o evento fica mais interessante.

Acho que os organizadores tem que escolher as bandas. Escutar material antes, tentar ver historico de shows e não colocar qualquer merda. Quando vou num evento que so tem banda merda, nunca mais volto, pode ter certeza.

Uma ultima opinião é que cobrar das bandas é um absurdo. Eu prefiro ficar em casa à pagar pra tocar. Acho que se é dificil organizar um evento, e temos que cobrar das bandas pra organizá-lo, então vamos fazer isso de forma a fixar uma sociedade entre as bandas que vão tocar e a organização, partindo do pressuposto que se o evento cobrir os gastos a banda recebe de volta o que foi pago, dividindo os lucros mesmo que parcialmente. Assim, se fecha uma parceria ou algo do tipo.

Espero que as coisas que eu falei façam algum sentido, tanto pros organizadores de eventos quanto pro Geovani.

Abs a todos

Anônimo disse...

O anônimo aqui de cima tocou em um ponto importante pra se pensar a pouca presença de pessoal de banda e bangers em geral nos shows. De fato, boa parte dos eventos da cidade deixa a desejar seja em termos de produção (som e iluminação ruins, atraso, etc); de banda (a maioria das bandas- e isso acontece em todo lugar- é mesmo mediana); de falta de mulher (muito bem lembrado pelo anônimo! e eu ainda acrescentaria algo: "mulher bonita" - a importância disso não pode jamais ser reduzida); e etc. Creio que qualquer frequentador pode citar outros mil defeitos que os eventos têm, provavelmente a maioria sendo ponto pacífico entre os bangers. Esse é um problema que se mantém ainda que haja excelência em vários shows underground aqui do Rio.

Cito: "Em relação as bandas não frequentarem eventos. Acho que as pessoas tem que fazer as coisas por prazer. Ir a eventos quando se sentem motivadas e não pra manter uma "cena" ou por obrigação."
Esse ponto é altamente válido. Particularmente, eu acho que existem mil outras bandeiras mais dignas da nossa atenção do que a cena carioca para receber nosso sacrifício. Além disso, ir a lugares de que não se gosta é uma merda mesmo.

Mas se tudo isso levar à falta de apoio (traduzida nesse caso como ausência nos eventos) a gente vai acabar deixando a cena pra morrer. E no caso dos músicos - esses, teoricamente, os mais interessados na manutenção do cenário - isso é suicídio. Isso é enterrar mais fundo as possibilidades de construção de base de fãs, de espaços para shows e todo o resto que se espera de uma cena decente.

Para a construção de algo realmente digno aqui no Rio, nós não temos grandes opções senão o apoio, a solidariedade, o sacrifício. Não há outro meio. Por isso, não se pode deixar de se concordar com o Adam: a presença de músicos nos shows é imprescindível para que as coisas mudem. Na minha opinião,o engajamento dos músicos é, inclusive, o primeiro passo, a coisa mais fundamental de uma cena.

Ou isso, ou se mantém a inércia e se diz um grande "foda-se" pra tudo. Nesse caso, não há quem saia ganhando, já que a cena carioca ainda tem muito, muito, muito potencial artístico e econômico não explorado.

Ao contrário do que alguns podem pensar, defender essa idéia e cobrar mais apoio dos músicos não significa querer fazer deles "missionários" do metal, ou fazê-los ir a todos os shows religiosamente ou coisa parecida. Significa apenas achar que o mínimo de dedicação é a atitude mais do que natural de quem tem envolvimento com a parada. E que diferença não faria essa pouca dedicação, ainda que fosse de uma parcela pequena dos músicos!!. Mas isso é óbvio: qualquer coisa é melhor do que zero!

E se a gente começar a olhar pro alto nível de alguns eventos que estão rolando por aí, a ausência desses caras vai parecer muito mais bizarra.

Todos tem o direito de achar que os músicos podem fazer o que quiserem, não ir a shows porque é longe, porque só tem Itaipava e não tem Skol, porque a parede do local é verde, porque tem melódico no meio de thrash, porque o banheiro não tem espelho, porque faz calor, etc. Mas que esteja claro para todos que isso significa condenar a cena ao, como disse o Adam, "mar de lama em que estamos encalhados".

Por último, fico com uma frase do Lameira na entrevista que deu aqui pro Arise, que foi mais ou menos assim: "A cena pode estar uma merda, pode ser o banheiro todo mijado do Maracanã, mas é a sua cena e você não está fazendo nada para melhorá-la."

Anônimo disse...

Fala Wesley!!! Cara, eu concordo que devemos frequentar... E eu frequento, mas não vou a 8 shows por mês. Vou a eventos com certeza e tento apoiar como posso quando acho que vale a pena apoiar.

Agora, um outro ponto que eu gostaria de levantar, é que os musicos realmente fazem muito pela "cena", pelo menos os que levam a sério!!! Eles podem não ir a eventos pra caralho, mas fazem sim. Ou vc acha que é mole ensaiar, compor musicas, gravar, divulgar seu proprio trabalho, ficar implorando pros organizadores arranjarem uma data pra vc, bancar o transporte até o evento, arriscar milhares de reais em equipamento indo pra lugares bizarros no Rio de Janeiro sem seguro das suas coisas, as vezes ser tratado com desdenho pela organização (Sei que não é o caso do pessoal da tríade nem do pessoal do full metal por exemplo que realmente tratam bem as bandas mas isso acontece), pra as vezes tocar em ultimo lugar pra 3 pessoas e tudo isso sem receber um centavo e as vezes nem um obrigado e ainda tendo qeu combater as malditas panelas que se formam entre bandas e organizadores? Minha banda quando vai tocar, só de guitarra e baixo leva 8000 reais, fora amplificadores e peças de bateria. Caraio, isso não é apoiar a "cena". Tentar fazer um show foda, levando pano de fundo, ensaiando o que vamos fazer no palco... Po, afinal nós musicos somos os artistas caramba!!! Acho que não dá pra sacrificar os artistas (pq eu me considero um artista) devido a baixa média de publico dos eventos. Vc não vai ver os caras do Korzus, do Angra do Sepultura indo a shows de bandas toscas... Já vi o André Mattos em vários shows no Rio, mas de bandas maneiras no CitibankHall. Não estou nem de longe me comparando a esses caras, isso não faz nem sentido, mas eu não tenho paciência para ver shows de bandas ruins em lugares estranhos como esses caras tb não tem...

Bom.. essa é a minha opinião :p

Abs a todos

Jasom disse...

Desculpe sr. Anonimo, mas eu tenho certeza que voce não é músico e muito menos tem banda. Por tudo que você disse aí ficou muito nítido isso pra mim. Você não tem pensamento de um ¨artista underground¨, pra mim você veio aqui pra dar umas explicações sobre o porque não ir a shows (algumas chegam até a ser plausíveis como o perigo de andar na cidade em lugares considerados perigosos e horas da noite). Mas daí pedir pros organizadores fazerem outras atrações num evento de bandas como pista de skate entre outras coisas? Amigo, sinceramente eu acho que você não tem que ir a shows mesmo não, vai pro CIRCO que você vai encontrar todas as atrações que você deseja. Você como músico tocando num palco JAMAIS se daria por satisfeito da galera estar do outro lado assistindo nego fazer manobra de skate num half-pipe. Quer lugar pra sentar e trocar uma idéia? Va pra um bar, buteco, ali você se encontra. Ou você já viu show de metal COM CADEIRA? É sério mesmo essa sua sugestão? Pra terminar seus pedidos, quer mulher? Vai pra boate, show é pra você ir e valorizar quem tá em cima do palco mostrando seu trabalho. Ou agora você quer que em shows de metal também tenha ingresso pra mulher mais barato até certa hora? Põe ai no Mackenzie agora ¨Damas não pagam até as 4 da tarde¨ Peraí né? Acho que oque você tem de idéia de um evento underground é um universo paralelo criado dentro da sua cabeça. Você ao mínimo ja tentou organizar um evento pra saber quais são as dificuldades propostas? Ja pensou que os organizadores passam meses de planejamento pra um mísero dia chegar um cidadão que nem você e dizer que a iluminação tá uma bosta e o som ruim? Você sabe quanto custa fazer um evento com preço acessível ao publico? Você com certeza faz parte da massa que quer um evento fodasso em estrutura mas não quer pagar muito. Como isso é possivel um evento com estrutura de primeiro mundo com ingresso a 10 reais? Me explica, ficarei aguardando. A menos que você ache que os organizadores tem que tomar prejuízo um atrás do outro pra que você possa frequentar eventos de alto nível e satisfazer sua vontade interior.

Filho, bandas fracas vão existir sempre, mas como elas vão crescer sem oportunidades, sem espaço? Vai num show e achou as bandas toscas e num volta mais? Que pensamento de bosta, essa é minha opinião.

Por mim você não precisa ir em nenhum evento underground mesmo não, pessoas como você não fazem falta em lugar algum. E no mais... posta com seu nome se quiser continuar essa discussão, senão paro por aqui, queridão.

Abraços

Anônimo disse...

Fala Jasom... Não sei pq vc ficou tão ofendido e pq está com 4 pedras na mão. Eu dei uma opinião sobre como acho que um evento poderia atrair mais pessoas por oferecer mais opções de entretenimento dentro de um mesmo espaço. Falei isso pq as vezes vou num show de metal e vejo bandas de heavy, thrash, death, black e hardcore tocando tudo junto e eu particularmente não curto todos esses estilos a ponto de ficar em pé por 4 horas para assistir sons que eu não gosto. Isso sem falar em bandas que nem sabem pq estão no palco. Acho que lugares que tem mais opções atraem mais pessoas e não precisa ser um gênio pra entender isso. Outra coisa, acho que seria super válido se mulheres tivessem ingresso diferenciado sim. Isso com certeza atraíria mais mulheres e consequentemente mais caras que curtem metal.

Em relação a estar tocando e ter gente andando de skate, ou fazendo qualquer outra coisa, eu não ligo, pq quero que as pessoas que curtem o som/estilo da minha banda estejam prestando atenção. Quem estiver afim.

Agora, não falei mal do som/iluminação do mackenzie colocado pelo Adam e nem fui especifico sobre isso. Pelo contrário, acho o som do mackenzie legal. Agora se vc tem banda e já tocou por aí, sabe que 95% dos lugares tem um som podre e iluminação ridicula isso quando tem. As vezes não tem palco, o PA é so pra vóz, essas coisas...

Agora, quem é vc pra dizer que não sou musico, baseado num texto que escrevi? Se liga cara, to nisso a mais de 10 anos...

Se vc não gostou da minha opinião, o problema é seu... Ela não vai mudar mesmo... QUERIDÃO... hehehehehe

Abs a todos

Jasom disse...

Não é musico e nem ninguém, num passa de um covarde, provavelmente GORDO que num sai de trás da tela de um PC pra ser homem na vida real. Tenho certeza que todos esses posts anonimos e com nomes inventados aí são seus.

Como alguém consegue viver dignamente sendo tão covarde... eu não sei.

Anônimo disse...

ESTA SÃO AS PALAVRAS FINAIS DO TEXTO DO ADAM:
"...Sabe caros amigos bangers, sejam vocês membros de bandas ou simples admiradores do som pesado, uma cena não sobrevive sem vocês. TODOS NÓS SOMOS PÚBLICO e se uma cena não vai pra frente.... se ela está ruim. A CULPA É DE TODOS NÓS!"

Divergência e ignorância não vão ajudar em nada, acusações pra fake ou não, ídem, nada vai somar em nada, seja democracia, todos têm o direito a uma opinião, o que o Aadam escreveu cabe a cada um achar se é certo ou não, só isso, ninguém é dono de "cena" alguma...O ROCK É LIVRE !!!

CARLINHOS

Anônimo disse...

E vc quem é, Jasom??? Tb não me diz nada seu nome...

QUERIDÃO!!!!

ahahaha que coisa escrota...

Abs a todos

Anônimo disse...

jason e os demais...
vcs são um monte de baba ovo desse merda desse adam, ficam aí falando em mostrar a cara, vão tomar no cu ok?
então falem pro seu DEUS adam colocar o nome dos musicos e bandas que não frequentam os eventos , pois é muito fácil defecxar merda na net sem dar nome aos bois e outra talvez esses musicos tenahm motivos pra não frequentar o evento dele também.
"nunca botei um puto no bolso"
e eu acredito em papai noel .

Anônimo disse...

hahaha...Shows não estão "bombando"por causa de músicos de outras bandas que não vão a shows...putz, é sério isso? Não , é pra levar a sério?auhauahuah

tb vejo vários eventos nos quais não vejo a presença de produtores e organizadores...seria isso a causa do enfraquecimento da cena??? auhauhauha

Porra, vamos falar sério, parar de brincar e ver A REAL CAUSA , OU AS REAIS CAUSAS DO PROBLEMA.

"afinal, vão dar as mais vis desculpas citadas acima) só querem sugar, e ao término de uma apresentação, ir embora enquanto o show ainda rola, carregando o material pelo meio das pessoas (uma das cenas mais comuns e patéticas que uma banda pode cometer, mostrando o total desprendimento e falta de compromisso com o evento, com a cena e com o público)"

Já parou pra pensar que as bandas podem ter motivos pra isso? Filhos, família, acordar cedo no dia seguinte pra trabalhar e pagar estúdio, equipamento, transporte, cordas, baquetas, ufa!...rs Já que ninguém chega junto, as próprias bandas tem que arcar com tudo.

"os produtores, as bandas não tocam. Sem o público, as bandas tocam pra quem? E o produtor, vai tirar dinheiro de onde para pagar os seus gastos? "

Engraçado... a razão de existir dos festivais são as bandas. Ou estou enganado? Mudou tudo...tenho uma solução...bota a galera em cima de um palco, jogando guitar hero, de graça, está resolvido o problema.

Tem que para com essa porra de "cena" "underground" e fazer as paradas "à vera", de forma profissional, CADA UM FAZENDO A SUA PARTE, o produtor fazendo a sua, as bandas fazendo a sua e o público fazendo a sua. Ponto final.

Anônimo disse...

E outra ...

"só querem sugar, e ao término de uma apresentação, ir embora enquanto o show ainda rola"

Quer dizer que uma banda, ao tocar ou participar de um evento, está "sugando"?

No comments!

AIACOM disse...

Creio que já ficou bem claro que a sua raiva (ou pq não dizer inveja) é voltada contra a minha pessoa...

Para mim, essa discução não tem mais sentido.

Anônimo disse...

Belo Argumento...raiva, inveja...Joga as paradas na net (deve ser pra passar tempo), e depois, ao ser contrariado, não argumenta, nem apresenta elementos pra comprovar sua maravilhosa "tese" sobre a "cena underground"...

Acho, e reafirmo, ridículo "jogar" as bandas contra o público. Imputar, às bandas, a causa de um problema(s), uma vez que existem outros fatores para tal fato.

E outra, quem esta com raiva (ou inveja) é você, que escreveu essas baboseiras, dizendo que bandas sugam, que não prestigiam o movimento underground, bla, bla bla. Quem imprimiu um tom, ao meu ver agressivo, foi você.

Abraço a todos!

Anônimo disse...

E ELE DISSE "DISCUÇÃO", PORRA, SE ESCREVE:DISCUSSÃO. ALÉM DE TUDO É BURRO UAHAUAHAUAHA

Anônimo disse...

CARALHO!!!Só falando assim,eu vou a shows desde o saudoso e inesquecível caverna I(grande Raul) , porra que imbecis que estão fazendo críticas destrutivas!!Um é bem idiota e mostra claramente que tem um problema pessoal com o Adam,mas não mostra a cara!!fala sobre um monte de coisas que eu tenho lá minhas dúvidas se ele realmente frequenta algum lugar que tenha show,já sei,vai dizer que eu sou baba ovo e tal,mas pode ter certeza que isso é algo que nunca fui e nem serei!mas cara,tu poderia argumentar suas idéias sem agredir,o que eu entendo no texto do Adam é uma insatisfação com algumas pessoas na cena e que por educação ele não colocou nomes e concordo,mas discordo de pequenos pontos ,mas vou dizer isso pessoalmente para ele,certo!!a outra diz que tem 36 anos e tal , mas não acredito que esteja na cena carioca realmente ,eu tenho 36 e fui da Brigada Metalica de Realengo(quem viveu sabe o que significa isso!!)acho que esta cada vez melhor o cenário,visto que só tinhamos o caverna e o circo para shows que raramente aconteciam por aqui,mas a bandas nacionais sempre tocaram no rio e todos íamos juntos prestigiar(só tinhamos esse espaço)!Hoje tem vários grupos fazendo evento e tentando melhorar,isso é importante!!acho que as bandas que estão começando tem que abrir os shows e aprender com o tempo para se tornarem grandes algum dia,mas tem banda que não aceita tocar para pouco público ou que quer que as pessoas vibrem com sua música de primeira,sem roer o osso primeiro,daí começam a tocar cover e não param mais,porra se eu quiser ouvir Slayer eu ouço em casa o cd ou meu velho vinil ou vejo os vhs's e dvd's da vida!!quero ver as bandas novas,umas boas e outras ruins como tudo na vida,mas nosso querido público do rio sempre teve a mania de valorizar mais o que vem de fora do que as crias da casa,como foi com o saudoso Dorsal(que curto muito)e com outras bandas que estão ai a muito tempo,mas ainda temos uma galera que apoia as bandas que gostam e isso é que é importante!!bem, deixei o último para o cara que se diz "músico" e que eu acho que deveria ir a um puteiro ou baile "funk",porque la é que neguinho vai para encontrar mulher,ou sentar nas cadeiras para beber,cara eu ficaria puto com uma produção que colocasse minha banda tocando ao mesmo tempo que um monte de outras atrações,ou uma coisa ou outra!!e com relação a ter vários estilos de bandas diferentes , acho legal pelo lado de reunir mais público,se tu não gosta de determinada música vai no bar toma uma cerva,vai nas banquinhas ver os materias a venda ,tem várias coisas para fazer,mas o que você quer é um centro de convenções e não um espaço como por exemplo o Mackenzie!!Ah,só para terminar ,o carina anonimo,erro de digitação ou de grafia mesmo não é o merito da discussão,certo!!
keep on rocking!!!

Anônimo disse...

Eu acho que está havendo muita exagero na oposição ao argumento do Marcelo (o ex-anonimo de Niteroi). Sugerir outros atrativos para os shows do metal é contribuir para a nossa discussão aqui. Ao contrário do que disse o último anonimo, não foi proposto a criação de um "centro de convenções" nem nada parecido. Ele só falou pista de skate para dar uma idéia do que queria dizer.E ainda que estivesse sido proposto que se construísse, sei lá, uma piscina perto do palco, é algo a ser discutido, ainda que se ache absurdo. Se for pra ficar de agressividade gratuita com alguém que trouxe umas idéias, vai ser difícil manter um bom debate por aqui.

Há mais uma coisa: achar que músicos (e público) devem participar mais do underground não significa apontar o dedo na cara de ninguém, como se fosse um patrão estabelecendo normas de conduta. Isso seria cair em um moralismo ridículo e me parece que é justamente dessa forma que as pessoas que falaram contra o adam o estão interpretando. Relativizar essa posição pode ajudar a fazer desse espaço de comentários uma perda de tempo menor do que vem sendo.

Anônimo disse...

Cara quando eu digo centro de convenções,eu apenas quero ilustrar que para essas idéias ,teríamos que ter um lugar enorme e que temos que vir com idéias plausíveis para que se possa levar a sério,visto que as produções tem melhorado muito desde a famosa decada de oitenta para cá!!ja toquei em lugar que tinha rampa de skate,o Marcelinho fez uns Rato no Rio lá no Cassino Bangu(em bangu,claro!!)e só deu dor de cabeça!!!
boas idéias sempre são bem vindas,mas maluquice tem que ser tratada com desdém mesmo!!
acho que todos nunca irão ter a possibilidade de estar nos shows , mas acho que o que o Adam mais quis expressar é que mal um cara monta sua bandanão vai a eventos porque já se acha!!isso tem que mudar!!
é só!!