quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CD Review: Magna Sina - Victim of Yourself

Por Artur Henriques



Quem for pegar o EP Victim of Yourself para ouvir não deve esperar ouvir algum tipo de novidade sonora, pois se não, vai se decepcionar. Pois a banda Magna Sina tem como proposta fazer um Heavy Metal tradicional (com pitadas de Hard Rock) sem grandes firulas, exotismos ou invencionices. E na verdade eles se saem muito bem dentro desse espírito de trabalho.

Acredito que há dois elementos que contribúem para o bom rendimento desse EP, são eles: o vocal da frontwoman Mariana Gouvêa, e os riffs e solos de guitarra proporcionados pela dupla Arnaldo Ferradosa e Eduardo Capella. Mariana é detentora de um timbre de voz bonito, e um estilo vocal que privilegia uma forma mais grave de cantar, mas que é ao mesmo tempo melódica; o que é bastante interessante, principalmente nos tempos de hoje em que a maioria das garotas que cantam Heavy Metal ou querem cantar que nem as “divas” do Gothic Metal ou no estilo gutural (influência da crescente popularidade da banda Arch Enemy).

As músicas em si, como dito antes, não são grandes mistérios: melodias simples (que se pretendem marcantes), riffs diretos e refrões no estilo “empolga galera”. Aqui não poderia deixar de citar a música Neverland Innocence que consegue fazer tudo isso com uma excelência digna de uma banda veterana; se eu pudesse dar algum conselho para a banda seria justamente a de no futuro, quando gravarem um álbum completo, aproveitarem e regravarem essa música; pois por ela ser muito boa merecia uma melhor gravação.

Quanto, a gravação, o que dizer além do que já foi dito em relação a outros lançamentos cariocas? Aqui quem assumiu a mixagem foi o baixista Daniel White, não tendo qualquer indicação de quem fez a masterização (se é que teve um processo de masterização). Fica então a dica de terceirizar o processo de mixagem e materização no futuro para a obtenção de um som mais “límpido”, pois guitarra a todo o volume quase que abafando por completo os outros instrumentos (ironicamente, não se ouve direito o baixo na maior parte das músicas) não combina tanto assim com a proposta musical da banda...



Magna Sina:

Mariana Gouvêa – vocal
Daniel White – baixo
Arnaldo Ferradosa – guitarra
Eduardo Capella – guitarras
Erick Rhamusia – bateria

Track List:

1 – Victim of Yourself
2 – Neverland Innocence
3 – Gone Down
4 – All Storms

Produção Rodolpho Rebuzzi

Mixagem Daniel White

********

Nenhum comentário: