quinta-feira, 27 de agosto de 2009

October Loud®2009 – Metal Contra o Cancro



O Festival

“October Loud®2009 – Metal Contra o Cancro” – Combater o cancro através do Heavy Metal é a proposta do festival October Loud® na edição de 2009. O facto de o cancro ser um flagelo a nível mundial faz que nos centremos na sua luta. Deste modo, a M9Events, dirigida por Miguel Santos e Cristóvão Ferreira, juntou, nesta terceira edição do festival October Loud®, a maior parte dos projectos regionais de Heavy Metal; no total serão 19 projectos divididos em quatro dias. Um projecto arrojado nunca antes realizado nos Açores. De salientar que os lucros do festival reverterão a favor do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O festival decorrerá na primeira semana de Outubro, nos dias 1, 2, 3 e 4. Durante os quatro dias desfilarão 19 bandas regionais com actuações de 30 e 45 minutos. Após os concertos haverá lugar no Bar/Pub Baía dos Anjos a já tradicional “After Party” com a rodagem de Video Clips, “Metal Karaoke” e por fim um “Metal DJ”.

Pelo cariz social que envolve o festival, realizar-se-á no dia 1 de Outubro, pelas 20:30, no Salão de São José, uma palestra a cargo do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Estará também disponível durante os quatro dias do evento um espaço informativo do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro. No mesmo recinto, haverá um espaço dedicado à venda de T-Shirts do festival e de roupa alternativa, cortesia da Batcave Gothic Store. Na tarde do último dia do festival, 4 de Outubro, haverá um “Metal Barbecue” com o intuito de reunir os músicos participantes no evento com o público, para que desta forma se possa estreitar a relação músicos/público e ainda para se discutir de que modo as acções de cariz social realizadas no October Loud® têm impacto na nossa sociedade.

Os bilhetes para os dias 2, 3 e 4 terão o custo de €3/dia ou €6.00 os 3 dias. O primeiro dia do festival introduz uma modalidade única nos Açores: “Pay What You Want”. Esta modalidade, em uso em diferentes áreas, mais comumente em restaurantes, hotéis ou até agências de publicidade, permite que o cliente analise o produto e pague aquilo que achar que o produto vale. Será assim deste modo aplicado no “October Loud®2009 – Metal Contra o Cancro”. O público poderá decidir qual o valor a pagar pela primeira noite do festival.

Objectivos

O festival centra-se essencialmente em três valências: social, cultural e educacional. Socialmente, o “October Loud®2009 – Metal Contra o Cancro” centra-se na temática “Luta contra o cancro”. Uma vez que vivemos numa sociedade onde o cancro infelizmente continua a ser uma das principais causas de morte, pretendemos alertar os jovens, num ambiente radical, para os perigos, prevenção e soluções para este flagelo.

Culturalmente, o festival centra-se em dar condições e oportunidades para as nossas bandas regionais se apresentarem ao vivo, principalmente aquelas com mais dificuldades em agendar concertos.

No que respeita à terceira e última valência, a educacional, o festival propõe-se, desde a sua primeira edição, a educar o público açoriano no que respeita ao cumprimento dos horários. Infelizmente, nas camadas mais jovens, ainda se encontra estigmatizado o incumprimento dos horários. A verdade é que a culpa não é inteiramente do público, é, sim, fruto dos atrasos sucessivos em outros eventos, o que acaba por resultar numa descrença em relação aos horários definidos. Contudo, acaba por haver outra situação, os atrasos deliberados por muitas organizações pela falta de público presente à hora que seria suposto iniciarem-se os concertos. Todas estas situações levaram a um efeito de “bola de neve”, onde apenas aceitando o risco de iniciar concertos à hora marcada, mesmo que haja a tal falta de público, se conseguirá inverter a situação. É desta forma, aceitando o risco, que o October Loud® pretende educar o público açoriano.

Panorama Musical

Dado o panorama musical no concelho de Ponta Delgada estar em constante evolução, notando-se cada vez mais uma maior adesão da população juvenil ao género Metal/Rock, e o isolamento geográfico obstruir o potencial das nossas bandas e dificultar a divulgação dos seus trabalhos, verifica-se que os poucos eventos dedicados a estes géneros de música impossibilita bandas mais novas de terem uma oportunidade de subir ao palco em favor de bandas mais antigas.

Desta forma, a M9events, já com alguma influência nesta área, pretende organizar o evento com bandas realizando um espectáculo de qualidade, num recinto fechado e acolhedor, dando também a oportunidade às bandas de trabalhar mais na encenação, actuar com uma maior proximidade do público, revelando uma vertente artística que fica muito esquecida e que é fortemente apreciada pelo público em questão.

Apoios e Parcerias

O festival “October Loud®2009 – Metal Contra o Cancro” conta com os apoios e parcerias das seguintes entidades:

• Núcleo Regional dos Açores da Liga
Portuguesa Contra o Cancro
• Anima-Cultura
• Câmara Municipal de Ponta Delgada
• DRJ
• Ruido
• Junta de Freguesia de São José
• Paróquia de São José
• Núcleo de São Miguel do Corpo
Nacional de Escutas
• Bar/Pub Baía dos Anjos
• Accional
• Nova Gráfica
• Contil Informática
• Publinfor
• Rádio Atlântida
• Sound(/)Zone
• AcoresXtreme.com
• Contratempo.com
• Acorestube.com
• ShowAzores.com
• SPS Records
• Batcave Gothic Store

OCTOBER LOUD®2009 – Metal Contra o Cancro
Dias 1, 2, 3 e 4 de Outubro

Dia 1 de Outubro
20:00 – Sessão de abertura com “Failed Project Percussion”
20:30 – Palestra “Luta contra o cancro”
21:45 – Actuação da banda regional A Lone Variant
22:30 – Actuação da banda regional Crossfaith


“After Party” – Bar/Pub Baia dos Anjos.

A História

Decorria o ano de 2007 quando Miguel Santos e Cristóvão Ferreira, ao sentirem dificuldades em conseguirem oportunidades para apresentarem os seus projectos ao vivo, resolveram iniciar um festival para criarem as suas próprias oportunidades. Foi assim dado o mote para a realização do primeiro October Loud®. Se o objectivo primário seria criar uma oportunidade para as suas bandas tocarem, facilmente chegaram à conclusão que, tal como eles, outras bandas se encontravam com as mesmas dificuldades. Como jovens preocupados com os mais diferentes problemas sociais, tornaram o October Loud® não apenas num festival em que as bandas açorianas pudessem actuar, mas num evento envolto no apoio e divulgação de causas sociais. Na sua primeira edição, o festival, realizado no Salão de São José nos dias 26 e 27 de Outubro, contou com oito projectos. Neurolag foi a banda que debitou os primeiros acordes no festival que já vai na sua terceira edição, seguidos de Nableena, In Peccatum e Zymosis. No segundo dia da primeira edição actuaram os A Dream of Poe, Strapping Lucy, Spinal Trip e ainda os Hatin’ Wheeler. De notar que na primeira edição o festival deu oportunidade a três bandas para actuarem pela primeira vez ao vivo, foram elas os A Dream of Poe, Strapping Lucy e Hatin’ Wheeler. Os lucros do evento foram revertidos à Paróquia de São José para fins de solidariedade.

Em 2008 o festival October Loud® foi realizado uma vez mais no Salão de São José nos dias 16, 17 e 18 de Outubro e contou com a participação de 9 bandas regionais. O primeiro dia fora dedicado ao convívio entre bandas e público através de um jantar-convívio no restaurante Adega Regional. Seguiu-se um desfile de moda alternativa da loja Batcave Gothic Store com o intuito de apresentar a sua nova colecção da marca Queen-of-Darkness. A noite terminou com o visionamento do documentário “Metal – An Headbangers Journey”.

O dia 17 de Outubro iniciou-se com Sanctus Nosferatu seguidos de Hatin’ Wheeler, Spank Lord e Morbid Death. Após os concertos, houve lugar a after party no Bar Académico. A terceira e última noite do festival iniciou-se com os Duhkrista, seguidos de Crossfaith, Nomdella – banda terceirense que fez a sua estreia em S. Miguel -, A Dream of Poe e, por fim, a fechar a noite o regresso dos Prophecy of Death. A noite terminou uma vez mais com a after party no Bar Académico. Mais uma vez os lucros do evento foram inteiramente revertidos à Paróquia de São José para fins de solidariedade.

Ponta Delgada – Açores – Tel: 919291106 & 914333331
Site: http://www.myspace.com/m9events Email : m9events@gmail.com

Nenhum comentário: