terça-feira, 7 de agosto de 2007

Apenas o começo...

E eis que depois de infindáveis atrasos e incontáveis prorrogações, o “metal-blog(zine)” Arise! ganha a luz do dia.

Desde de que eu comecei a ouvir Heavy Metal há alguns anos atrás, eu não poderia imaginar que estaria hoje tentando montar um blog para tratar desse gênero musical ao lado de alguns amigos. Os caminhos da vida que me levaram até esse ponto e me inspiraram são um bom primeiro passo para esse primeiro editorial (que espero seja sucedido o mais breve possível por outros tantos).

Acredito que a primeira grande inspiração seja o coletivo Rio Metal Works. Quando comecei a ter contato com o trabalho desenvolvido por eles (que produzem constantemente shows no Méier e também mantendo um site destinado a divulgar a cena Hard´n´d Heavy carioca) eu não percebi o quão influenciado eu estava sendo, e paulatinamente fui me tornando cada vez mais fã deles. Mas, por outro lado, sempre fiquei com a sensação de que seria necessário um veículo carioca dedicado ao gênero, e que não se limitasse a falar apenas de bandas daqui, mas de qualquer parte do Brasil (e do mundo); e que também não estivesse atrelado ao peso de produções de shows, que com certeza necessita de grande atenção a quem se propõe a fazê-lo.

Logo depois acabei por ter contato com o trabalho desenvolvido pelo grupo de estudantes da faculdade de história da Universidade Federal Fluminense dedicados a criar uma revista feita por (e para) estudantes: “A Roda”. Insólito exemplo esse escolhido por mim para apontar como influência, não? Mas explico melhor: ao ter contato com a revista pude perceber uma das maiores filosofias de vida do século XXI mas que eu ainda não tinha percebido: “faça você mesmo”, não espere que outros tomem a iniciativa, tente contribuir também. E, mais do que isso, me ensinou o poder e a capacidade de conquistas que o trabalho coletivo pode propiciar, nos mais variados níveis.

E por último, e não menos importante, devo apontar o contato que eu passei a ter com o cenário Heavy Metal lusitano. Agora é que você não entendeu nada, né? Então me deixe explicar mais uma vez: através de meus parentes daquele lado de lá do Atlântico e de meus correspondentes, que eu possuo, passei a ter contato com a cena underground “além-mar” (sumariamente ignorada pela maior parte de nós aqui no Brasil) e notei algo interessante. É que lá, ao contrário daqui, proliferam os blogs (dos mais variados tipos) em detrimento dos sites. Enquanto aqui abundam sites (muitas vezes mal projetados e com raras atualizações) lá se cultiva uma grande quantidade de blogs (que eu diria apesar de simples são eficientes e atualizados com freqüência). Talvez a grande diferença da minha proposta para o que acontece em terras lusas é o fato de eu buscar uma ação coletiva, não um blog de um indivíduo apenas.

O curioso é que essas três referências têm um aspecto em comum: pequenos atos podem provocar grandes efeitos, e é nessa confluência de experiências que eu procuro localizar o blog “Arise!” (que por pouco não foi batizado de “Fireworks”...): uma proposta de ação coletiva, feita por amigos dedicada a falar sobre a cena Hard´n´d Heavy (em suas mais variadas vertentes) como também para gêneros musicais próximos (como o Punk Rock, o Hardcore e o rock progressivo).
As seções do blog serão criadas aos poucos e esperamos começar a publicar nossos primeiros artigos o mais rápido possível. Agora é correr contra o tempo perdido...

Abraços,
Artur Henriques

10 comentários:

Luís Rafael disse...

Fala Artur,tudo legal?Show de bola seu blog,excelente iniciativa.Agora é só esperar pelos artigos e torcer para a adesão de uma boa galera.
Só não se esqueça de reservar um cantinho pro Punk Rock,hehehe...afinal,o "faça você mesmo" tem grande influência dele,principalmente com os grandes Ramones.
Abraço!

Paulo André disse...

Gostei muito da iniciativa e da filosofia . Acho q você poderia usar isso para angariar força popular nao só no hard n heavy , mas , também em causas populares . Gostei muito da ideia e quero receber sempre o link com novoc posts .
Grande abraço , arthur !
Boa sorte

Vagner "Zero" disse...

Só vou voltar a postar desde que tu faça um review de Tool ou APC.
hehehehheh

té rapaz

Ø

Thiago Rosa Shinken disse...

E a cena punk hoje em dia é a mais fraca do underground carioca. Triste ver que as bandas que despontam são só o emolixo e as bandas boas das antigas vão ficando cada vez piores... Boa sorte com o blog, não deixe de visitar o meu. ^^

Anônimo disse...

Longa vida ao Arise!

Celtic Master disse...

O Filho nasceu! *coloca um charuto na boca do Artur*

Longa vida e próspera! Que isso aqui de frutos incriveis. A idéia é ótima, e você sabe disso.

Espero poder sim ajudar Artur, e não precisa de saco para escrever sobre celtas ( seja onde for e sobre o que).

Os links são complestos e os textos tenho certeza que dentro da proposta serão no ponto. Meus Parabéns.

Anônimo disse...

Nao importa exatamente o que seja, sobre o que seja, o mais importante que é uma forma de vc expressar algo que gosta profundamente e eu sei disso. E como eu disso nao importa oq vc vai tentar expressar, sei que vai conseguir ser ouvido.
parabens

Anônimo disse...

Naturalmente que vindo de um marxista, esse blog é necessariamente uma ofensa a sociedade capitalista de bem.

Deve ser calado ou rotulado o quanto antes!

Anônimo disse...

hhahahaha...esse post aqui de cima é foda =P
esse pessoal de história, vou te contar...
artur, o blog está ótimo e tenho certeza de que vc o tornará cada vez melhor...
se precisar de ajuda pra escrever umas bobagens, tamos aí ^^
bjs e boa sorte!

Unknown disse...

Acho uma boa iniciativa, desde que certos estilos do Metal não se sobreponham sobre outros em quantidade de artigos, principalmente estilos inferiores como o metal melódico(Angra, Shaman, Sonata Arctica e Stratovarius). Espero poder contribuir de alguma forma. Abração! Aproveitando o espaço, se não tiverem nada para fazer, entrem na comunidade da minha banda: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33986467