quinta-feira, 21 de maio de 2009

Resultado Promoção Metal Battle

Eis os ganhadores da promoção:

Ana Luiza Ferreira Bertoldo
Carla Eduarda Campos Correa
Viviane Martins da Silva
Simone José Alves

Os ganhadores devem apresentar a carteira de identidade no dia do evento.

METAL BATTLE, PORRA!

domingo, 17 de maio de 2009

Promoção Metal Battle

A produção do Metal Battle está sorteando 4 ingressos para o evento.
Para participar, basta você enviar um email para promocao.arise@gmail.com com seu nome completo (não esqueça disso!) e a frase "Metal Battle, porra!".

O resultado será divulgado na quinta-feira. Os ganhadores precisam apresentar a carteira identidade no dia do evento para garantir o ingresso.

Para saber mais sobre o evento, acesse: http://www.metalbattle.com.br http://www.riometalworks.net http://www.fullmetal.com.br http://www.roadiecrew.net

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Headbangers e Música Clássica

Por Wesley Rodrigues
O que este singelo texto pretende é apontar criticamente uma postura relativamente comum entre headbangers que é a construção de pontes (não as musicais, claro esteja) entre o heavy metal e a música clássica, feita ora através de associações que no fundo dizem muito pouco, ora através de argumentos acentuadamente delirantes. A real intenção dessa idéia é muito clara: a valorização e a legitimação de um estilo muito comumente associado à estupidez, à loucura e etc.. O que procuro dizer aqui não é de forma alguma negar as eventuais semelhanças que há entre os dois estilos, até porque não tenho a mínima competência e conhecimento para um estudo comparado de música. Mas o que posso dizer aqui é que barras estão sendo forçadas por uma necessidade desnecessária.
Imaginemos, e esse é um difícil exercício de imaginação, que uma banda de pagode, por exemplo o Sorriso Maroto, incorporasse em suas músicas tremendos riffs distorcidos. Uma coisa como essa provavelmente descaracterizaria o som da banda, a transformando para muito longe do que era. Mas eu não disse que seria fácil visualizar algo assim, então nos esforcemos para aceitar a existência de uma música simbióticamente metal e pagode, sendo uma sem deixar de ser a outra. Ora, será que os headbangers em massa iriam dizer: “Isso que o Sorriso Maroto faz..Bem, isso tem bastante a ver com o que eu escuto.”? Não, meus amigos, os headbangers não fariam isso. Afinal, o Sorriso Maroto não goza do mesmo status quo que o Mozart (muito justamente). E que o que se quer realmente não é ver que música pode ter raiz em que música, mas sim saber com o que nós podemos associar nossa imagem para apagar esse estigma de descerebrados, entre outras coisas, que os meios de comunicação hegemônicos, entre outras coisas, nos deram.
E vai se muito longe para se atingir esse objetivo. No filme “Metal: a headbanger’s journey” de Sam Dunn, esse cara que é 100% headbanger e não muito intelectual, há dos truques mais sujos. Trata-se de algo que não se diz por aí recentemente, mas já é um papo que circula há um bom tempo. São coisas como “Beethoven se fosse vivo hoje estaria muito bem no Deep Purple e Mozart, no Led Zeppelin” Acho que essa frase é recebida às vezes como uma alusão, ou uma ilustração à idéia, mas creio que o sentido que é mais abrigado pelos ouvintes dela é algo bem próximo do literal mesmo. De qualquer forma é uma sandice. O que o confirma é não só o extremamente perceptível fosso estritamente musical que há entre os dois lados, essa coisa que é justamente o que eles insistem em diminuir, como também toda uma carga cultural de valores e sentimentos associados aos estilos que também são componentes indissociáveis da música. Um blábláblá técnicolóide de instrumentos que se parecem e etc, argumentos utilizados no filme, não são suficientes para convencer nem isso, nem muito menos que isso.
Mas alguém poderia dizer algo menos ousado, como o Andreas Kisser, que há uma força na música de Beethoven que o remete ao Heavy Metal, e que faz dele o primeiro headbanger e tal, ou mesmo afirmar as semelhanças técnicas (ou blábláblá tecnolóide), agora não como argumento que evidencia uma semelhança, mas como a própria expressão dessa semelhança. Muito bem, posso concordar, nós podemos pensar em proximidades entre as duas coisas. Mas o que isso realmente nos diz? Diz algo, mas certamente não é que Heavy Metal e música clássica compartilhem de uma ontologia comum, onde a segunda seria a raiz da primeira, como todos querem demonstrar. De qualquer forma, e aqui eu sou repetitivo, a questão não é “o que?”, é “por que?”. Por que não enfatizamos semelhanças entre o rock e 
o axé? Será que aquelas guitarras do Chiclete com Banana não podem nos remeter ao rock de alguma forma? Ou somos nós que fechamos os olhos para isso? Sim, porque as possibilidades para esse tipo de coisa são infinitas: sirva-se com as peças de que dispõe e brinque de juntar.
Quero deixar claro aqui que na verdade pouco importa quais sejam as pontes técnico-musicais que se possam traçar (e de fato há). Tanto faz também se o clássico é mais parecido com o metal do que o axé com o rock. O que coloco aqui é que elas não só são superdimensionadas e perdem seu valor na medida em que outras comparações podem ser feitas com outros estilos (ou seja, essas comparações perdem seu cárater especial, sua singularidade), como, mesmo existindo, não passam de pura postura apologista.
Ela é tentativa de um casamento forçado. É como os reis que afirmam que sua linhagem provém de um deus ou de Carlos Magno. É até ridículo e é tão mais ridículo quanto mais forçado é: para citar um fato muito bem lembrado pelo meu amigo Artur, aind aque não possa servir de cerne para o argumento desenvolvido aqui, muitos headbangers ao preencherem seu perfil no orkut (ah! essas coisas que as pessoas gozam fazendo!) não deixam de enfatizar as referências eruditas ao lado de bandas de thrash, sabendo nós que na prática só as segundas ocupam os mp3s, restando às últimas só o respeito.
Apesar de as afirmações de comparação positiva terem algum fundamento (descontado quando elas são muito loucas), 1)elas não dão conta do que se espera delas, e 2)o que se espera delas é algo que não precisamos.
O Heavy Metal é uma coisa forte e linda e não precisa de nada além de si mesmo para se justificar. E se não é assim que a sociedade o vê...bom, pior pra ela. O que não se pode fazer é andar por caminhos tão tortos.
Por isso, compus um grito: “Iste, iste, iste. Beethoven é o caralho, eu quero ouvir é um Judas Priest.” ;-)

domingo, 3 de maio de 2009

Notícias

Shadowside: matéria sobre novo álbum na RedeTV! no Youtube

Dare to Dream, novo álbum da banda Shadowside, ganhou destaque na edição do dia 23 de Abril do telejornal Leitura Dinâmica, da RedeTV! Na matéria, o grupo também teve a carreira lembrada pela qualidade de seus dois discos, as turnês nos EUA e os shows com o Helloween pelo Brasil. Além disso, a voz potente da cantora Dani Nolden ganhou evidência principalemente pelo video o qual mostra o semblante de André Mattos estupefato com o talento da frontwoman.

Uma fã da Shadowside gravou a reportagem e postou no Youtube. Acesse http://www.youtube.com/watch?v=Mhwi1JED4GA e confira.

Dare to Dream foi produzido e mixado por Dave Schiffman (System of a Down, Audioslave, Avenged Sevenfold e outros), no LCM Studio, em São Paulo. Já a masterização ficou a cargo de Howie Weinberg (Aerosmith, Iron Maiden, Metallica, Pantera e outros), no Masterdisk Studio, em New York. AS previsão de lançamento deste trabalho é para a primeira quinzena de Maio via LCM/Radar Records.

3 PONTAS DE METAL - 3ª EDIÇÃO

Dia 09 de Maio de 2009 (Sábado) Verdes Eventos - 17h Três Pontas - MG

CHAOSLACE (Death Metal) - São Bernardo do Campo - SP

http://www.myspace.com/chaoslace666

FIXER (Metallica Cover) - 3 Pontas - MG

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=14880029220263679200

HELLCOME (Thrash Metal) BH - MG

http://www.myspace.com/hellcomeband

DARK'S WAR (Thrash/Death) - Campestre - MG

http://www.darkswarmetal.oi.com.br

BRANDING (Thrash Metal) - Varginha - MG

http://www.bandasdegaragem.com.br/branding

EVIL MAYHEM (Black/Thrash) - São Bernardo do Campo - SP

http://www.myspace.com/EVILMAYHEMTHRASH

Cast fechado.

Realização: PERFIDUS MALEFICUS

INFORMAÇÕES E CONTATOS: tpmetal666@hotmail.com

PROIBIDA ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS.

APRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE NA PORTARIA

COMUNIDADE DO EVENTO:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=27580419

CHAOS SYNOPSIS: lançamento de "Kvlt ov Dementia"

Em mais uma iniciativa de apoio ao metal nacional, iniciada há 2 anos e cada fez mais forte, a gravadora paulista Free Mind Records fecha o lançamento de "Kvlt ov Dementia", da já conhecida banda de Thrash/Death Metal CHAOS SYNOPSIS, previsto para junho desse ano. Rodrigo Balan completa "Cada vez mais eu sinto orgulho de poder trabalhar com essa nova onda do metal brasileiro, é muito gratificante ver que as bandas nacionais enfim se encontraram e cada vez lançam albuns mais e mais fodas! A Chaos Synopsis é outra prova disso, mesmo escolhendo um trabalho todo feito no Brasil a qualidade de gravação, produção e arte não devem nada a nenhuma banda gringa 'do momento'".

O CD contará com 10 músicas, foi gravado no estúdio Laboratório 6 e produzido por Fábio Zperandio (Ophiolatry). "Nossa idéia desde que começamos a trabalhar no CD era já lançá-lo pela Free Mind mesmo, estão com um trabalho sólido e um cast muito forte de bandas nacionais e internacionais. É um prazer enorme fechar o lançamento de nosso debut com eles, acreditamos muito nessa parceria." finaliza Jairo, frontman da banda.

Mais informações:
http://www.myspace.com/chaossynopsisbr
http://www.freemindrecords.com.br

Fonte: Free Mind Press
http://www.freemindpress.net

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Notícias

Promoção ANDRALLS

A banda Andralls está de Comunidade Oficial nova no Orkut e faz uma promoção entre os membros participantes: Serão sorteado 10 cds, sendo 5 da banda e 5 da Free Mind Records.

Para concorrer é muito fácil: basta entrar na comunidade e seguir os passos descritos no tópico da promoção. O sorteio será realizado no dia 1º de maio e o resultado divulgado no dia 5.

O novo CD da banda intitulado simplesmente "Andralls" já está com lançamento previsto para o final de maio, pela Free Mind Records e Distro Rock Records.

Lembrando que a promoção só vale para membros participantes da Comunidade!

Particiem: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=85475173

Mais informações
http://www.freemindrecords.com.br
http://www.myspace.com/andralls

Fonte: Free Mind Press

MAITHUNGH: Banda exibe polêmica capa de vindouro álbum

A banda de Death Metal Maithungh acaba de exibir a capa de seu debut álbum intitulado "Lust in The Kingdom of God". A capa foi feita pelo emergente artista Felipe Eregion da Mysterian Art. Nas palavras do guitarrista Kleber Maximo: "Nós da banda ficamos muito satisfeitos com o trabalho da capa do nosso álbum, passamos a idéia para o Felipe e ele soube exatamente absorver e expressar no papel. Acho que não poderia sair melhor! Para gente este disco tem um significado especial, a banda é formada por amigos de infância e hoje estamos todos na faixa etária dos 30 anos, estamos bem maduros sabemos que queremos na verdade é cair na estrada e mostrar nosso trabalho. Confiram nosso material e preparem-se para o massacre!".

Link da capa:
http://www.freemindrecords.com.br/images/maithungh_cover_600.jpg

O CD está em fase final de produção na Alemanha, onde está sendo masterizado e finalizado pelo produtor Andy Classen (Krisiun, Tankard, Dew Scented, etc) e tem previsão de lançamento até o meio do ano pela Free Mind Records.

Mais informações:
http://www.maithungh.com
http://www.myspace.com/maithunghdeath
http://www.freemindrecords.com.br

Fonte: Free Mind Press

Jasmin St Claire invade os bastidores do "With Full Force Festival XVI " na Alemanha

A correspondente internacional do programa de Stay Heavy, Miss Jasmin St Claire irá cobrir com exclusividade para o público brasileiro, o maior festival de bandas de metal e hardcore dos últimos tempos. O" With Full Force Festival Summer Open Air" serão 3 noites de shows, com importantes nomes da cena do metal. A edição deste ano, conta com a presença dos brasileiros do Soulfly e Sepultura, e os internacionais Dimmu Borgir, Motorhead, Suicidal Tendencies, Down, Social Distortion entre outros. O concerto irá rolar entre os dias 03, 04 e 05 de julho em Roitzschjora Löbnitz Delitzsch/ Leipzig, Alemanha.

Para quem quiser conferir o show ao vivo, os ingressos estão à venda no site do festival pela bagatela de 79.90 € (aproximadamente R$ 231,00), e ainda, os organizadores do festival oferecem um sistema de camping para quem compra o bilhete para os três dias de show, tudo para garantir a comodidade e a diversão dos participantes. E para aqueles que não podem encarar uma viagem para Europa, uma boa opção é conferir em premiére os bastidores do espetáculo pela televisão na integra e lógico prestigiar o desempenho da beldade Miss St. Claire e toda potência das guitarras de seus entrevistados.

A entrevista será exibida em julho e o programa Stay Heavy vai ao ar toda sexta-feira às 22h30 pela Rede NGT. Assista em São Paulo e região metropolitana pelo canal 48 UHF e no Rio de Janeiro pelo canal 26 UHF e 17 da NET.

A Rede NGT está presente em 14 estados em todo Brasil e também por parabólica digital e na Tecsat- http://www.redengt.com.br. A Baixada Santista pode conferir o Stay Heavy aos sábados, às 17h30, pela TV Santa Cecília (51 UHF, 52UHF, 13 NET, 14 VIVAX).

Para mais informações, acesse : http://www.withfullforce.de



Avoid the Pain: Novo myspace

Os mineiros do AVOID THE PAIN reinauguram seu myspace oficial com novas ferramentas de interatividade. Além de encontrar a história e músicas, agora é possível acessar as comunidades da banda espalhadas pela internet, "Queremos explorar tudo que essas novas ferramentas podem oferecer às bandas, então interligamos todos esses meios de divulgação como Myspace, Orkut, Facebook e Twitter, peças que, comprovadamente, auxiliam da divulgação da mesma", comemora Lucas Oliveira, guitarrista da banda.

O AVOID THE PAIN está em estúdio para a gravação de seu novo álbum, cujo nome será escolhido em promoção via internet a ser anunciada, e será produzido pelo renomado Fabiano Penna (The Ordher, Andralls)

Mais informações:
http://www.myspace.com/avoidthepain

Fonte: Free Mind Press

CHAOS SYNOPSIS: Nova Formação

A banda de Thrash/Death Metal CHAOS SYNOPSIS anuncia que, por motivos pessoais, o guitarrista Marloni deixou amigavelmente o posto de guitarrista para João Paulo (ex-Innerthia)

Lembrando que a Chaos Synopsis anunciou recentemente o lançamento de seu novo cd "Kvlt ov Dementia" liberando também a visualização da capa. O álbum tem previsão de lançamento ainda para o primeiro semestre de 2009.

Mais informações
http://www.myspace.com/chaossynopsisbr

Fonte: Free Mind Press

Shadowside disponibiliza novo álbum na íntegra no MySpace
Banda estréia disco no portal de música nesta quinta-feira (16)

A Shadowside, em conjunto com o MySpace Brasil, promove, nesta quinta-feira (16/04), a estréia de seu mais novo registro fonográfico Dare to Dream. A partir do meio-dia, os internautas fãs de Rock/Metal poderão ouvir, de 16 de abril a 16 de maio, todas as músicas deste disco que tem lançamento previsto, no Brasil, para a primeira quinzena do próximo mês via LCM/Radar Records.

O sucessor do bem recebido Theatre of Shadows (Universal Music) foi produzido e mixado por Dave Schiffman (System of a Down, Audioslave, Avenged Sevenfold e outros), no LCM Studio, em São Paulo. Já a masterização ficou a cargo de Howie Weinberg (Aerosmith, Iron Maiden, Metallica, Pantera e outros), no Masterdisk Studio, em New York.

O tracklist oficial de Dare to Dream é:
- Nation Hollow Mind
- In The Night
- Last Thoughts
- Hideaway
- Baby in the Dark
- Ready or Not
- Memories
- Wings of Freedom
- Time to Say Goodbye
- Life Denied
- Dare to Dream

Além disso, a Shadowside aproveita o momento para lançar, em breve, o seu mais novo website, que foi desenvolvido pelo designer gráfico Jobert Mello (Sabaton, Grave Digger, Viper, Heavenwood, Stuck Mojo, Iron Fire e outros). Ele também foi responsável pela criação da capa do álbum Dare to Dream e pelo novo layout do MySpace do grupo. O portal da Shadowside contará com diversas informações, noticias, fotos das quatro turnês pelos EUA e da passagem pela Espanha, videos e muito mais.

Acesse http://www.shadowside.wse/ e, para ouvir as novas músicas da Shadowside, http://www.myspace.com/shadowsideband

OCULTAN: Próximo Cd pela Free Mind Records

Após o lançamento do seu DVD "Ceremony of Hate" a polêmica banda de Black Metal OCULTAN anuncia que fechou contrato com a gravadora paulista FREE MIND RECORDS para o lançamento de seu próximo álbum ainda sem título. "É gratificante ver o crescimento do selo Free Mind e quantas bandas de alto nível estamos podendo lançar, assinatura de contrato com a banda Ocultan só vem corroborar com isso!", afirma Rodrigo Balan, dono da Free Mind Media.

O material deverá ser lançado até o início de 2010 e a banda já possui cinco composições prontas, sendo que uma delas, 'King of the Night Tribes', faz parte do track list do DVD. Este álbum será conceitual, abordando temas relacionados às raízes históricas da Kimbanda, que era praticada pelas antigas tribos Bantas pertencentes ao reino de Angola-Congo.

A parte instrumental continuará na linha de seu ultimo álbum, "Regnum Infernalis", e o CD ainda contará com um total de sete ou oito musicas, sendo três musicas cantadas em português e o restante em inglês, algumas frases serão pronunciadas em Kimbundu (língua usada pelos kihuende).

O responsável pela capa será o renomado designer Rafael Tavares, o mesmo que já trabalhou com bandas como Anarkhon, Ophiolatry, Immolation entre outras.

Mais informações:
http://www.ocultan.com/

Fonte: Free Mind Press
http://www.freemindpress.net/

Krow: álbum em fase final de produção

Como já anunciado, está em fase final de produção o cd "Before the Ashes", da banda mineira de Death Metal KROW. O álbum será masterizado por Alan Douches, que já trabalhou com bandas como Cannibal Corpse, Vital Remains, Grave, Kataklysm, Hate Eternal, entre inúmeras outras destaques do Death Metal mundial.

A arte do trabalho foi feita por Gustavo Sazes e será divulgada em breve.

A banda também prepara um single, que será disponibilizado para download. Enquanto esperam a chegada desses materiais, você pode curtir a banda no myspace oficial: http://www.myspace.com/krowmetal

AMADUSCIAS: Destaque na Garage Demos

O Amaduscias, Black Metal, entrou em abril com o pé direito. Após excelentes críticas de seu single "Only One Nation" (que você poderá encontrar aqui: http://www.freemindpress.net/amaduscias), a banda saiu como destaque na coluna GARAGE DEMOS da revista mais conceituada dentro do estilo, Roadie Crew. "Estamos muito orgulhosos com a resenha e principalmente pelo destaque recebido. Já tivemos várias outras boas resenhas do trabalho “Only One Nation”, mas essa da Roadie Crew nos faz pensar que estamos no caminho certo, é algo que nos possibilita trabalhar de forma mais tranquila na produção de nosso CD. A Roadie Crew é uma ajudante na formação de opiniões, e ter nosso trabalho reconhecido por essa mídia é muito gratificante", comemora Rodrigo Sardi, baterista da banda.

Para quem não conhece, no myspace oficial http://www.myspace.com/amaduscias há disponível algumas músicas do Single para audição.

A banda se prepara para a gravação do álbum "War and Conflicts", previsto para o segundo semestre de 2009.

Mais informações
http://www.freemindpress.net/amaduscias

sábado, 18 de abril de 2009

KISS, Apoteose, 8 de abril de 2009

Do ano passado pra cá, o Brasil tem sido presenteado com grandes shows consecutivos e o Rio de Janeiro felizmente está no roteiro, pois pude assistir Ozzy, Scorpions, Queen com Paul Rodgers, Iron Maiden, entre outros, e agora uma realização pessoal, a Banda que me despertou pra música (pro Rock Pesado), de um garoto que pelos idos de 1983 assistiu pela TV o Kiss dando espetáculo por aqui e também no saudoso programa BB Vídeo quando rolava o clipe de “I Love it Loud”, que faz parte do disco que considero até hoje o melhor da Banda: “Creatures of the Night”. Infelizmente na época nem tinha idade ou alguém que pudesse levar este menino nessa aventura, mas isso é passado, a realidade é que agora e eu estava diante da realização de um sonho, de uma banda que não faz show, mas ESPETÁCULO, pois esse é o diferencial do KISS, todo esse aparato visual em torno da música, o marketing liderado por Gene Simmons (existe alguém melhor no Show Business que este cara?), e novamente estavam eles por aqui, fazendo o bom e velho Rock and Roll e Gene, com seu parceiro de longa data, o cara que é o “show man” (uma estrela!!!): Paul Stanley, e mais as presenças de Tommy Thayer (no lugar de Ace Frehley) e do super baterista Eric Singer, que considero um dos melhores juntamente com o falecido Eric Carr (que tocou em discos como: “Creatures of the Night”, “Lick it Up”), e que me perdoem os fãs de Peter Criss (que é o baterista da formação clássica), mas esse aí eu considero o mesmo caso do Ringo Starr (The Beatles): “nasceu de bumbum pra lua”, pois como músico sempre achei bem limitado.

Bem, deixamos as críticas passadas e musicais e vamos ao que interessa, o show...ops, o espetáculo. A Noite começou com clássica introdução: “Do you wanted the Best, you got the Best, the hottest Band in the World...KISS !!!” e assim deu início ao espetáculo.
Então entram no palco tocando “Deuce” e o povo já vai ao delírio com os caras, e pudera, já que desde 1983 os caras não tocavam no Rio de Janeiro e daí o que veio a seguir foi uma sucessão de músicas que não só parecia um show como uma grande festa, como deve ser um grande espetáculo e coisas que só o Kiss sabe fazer, e se o dia e o preço não fizeram jus ao grande público como foi no Iron Maiden (não entendi o porquê das arquibancadas estarem fechadas no show do Kiss), a animação do público estava muito presente e embalada por muitas gerações de fãs, que ia desde crianças acompanhadas de seus pais até coroas que com certeza assistiram os caras em 83, com muita gente de cara pintada até fãs da fase glam. “Strutter”, Got the Choose” e “Hotter than Hell” (com a famosa cusparada de fogo de Gene Simmons) foram embalando o público, até que veio uma certeza que já pairava no ar: A chuva. “She” foi embalada pela “água” que durou apenas uma canção, acho que nem São Pedro” queria estragar a festa (acho que ele mandou a chuva foi pra espantar os crentes que aporrinhavam na entrada do local, pois crente não acredita em santo né) e com isso embalou ainda mais o ânimo dos fãs presentes, que já estavam muito emocionados com tantas canções executadas pelo Quarteto (eu mesmo fiquei muito feliz em ouvir “Parasite”, uma música que já foi muito bem coverizada pelo Anthrax). Depois de “She”, o guitarrista Tommy Thayer mostrou que tem fibra pra ocupar o lugar de Ace (mas na minha opinião o melhor solo do do batera). “Cold Gin” foi apimentando o público e as fãs mais histéricas, tudo a cargo de Paul Stanley, que no alto de seus 57 anos ainda fez muita meninha vibrar com sua boa forma. Ingredientes que não podem faltar num show do Kiss. “Black Diamond” veio com tudo, com Paul Stanley tirando sarro de “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin. Curti muito a execução da música, pois além de contar com Eric Singer na batera, o cara mandou ver no vocal desta música. Em seguida, a música que me fez chorar em plena Apoteose:”Rock and Roll all Nite”. Todos começaram a festejar feito loucos, pulando, gritando, cantando a música, e a chuva de papéis picados tomando conta do local e os “tiros” de fogos vindo do palco, uma emoção sem tamanho, se o show acabasse ali eu não ligaria, mas, ainda tinha muita coisa boa pra acontecer. O intervalo serviu para a produção analisar o prejuízo que a chuva tinha dado e isso afetou na não execução da música “Love Gun” em que Paul voa sobre o público até a mesa de som. Chegada à hora do bis, os caras entram com “Shout it Loud” e o público vai a loucura novamente (e eu ídem, pois amo essa música), com Gene usando o famoso “baixo do machado”. A seguir “Lick it Up”, a única música executada da fase sem pintura, muito boa por sinal, Hard total (uma pena, bem que desta fase, poderiam tocar também “Heaven`s on Fire”), o que fez muita gente acreditar que os caras também tocariam “Forever”, mas acho que os caras não estavam num dia pra balada, pois nem “Beth” tocaram. Daí começam os gritos de ÔÔOÔ e já era hora de ser executada a clássica das clássicas, aliás, a música que me fez despertar pro Rock pesado: ”I Love it Loud” (mas a pergunta que faço é: por que os caras cortam uma parte desta música ? ). Grande execução da música e o que me fez querer ouvir também mais 2 músicas: “Creatures of the Night” e “War Machine”, mas aí é querer demais né. Mas, após execução da música Pop do Kiss: “I Was Made for Lovin` you”, os caras encerram com chave de ouro: “Detroit Rock City”. O público vai ao delírio demonstrando nenhum sinal de cansaço diante desta grande celebração que é um show do Kiss. Começam os fogos e muitos brincando dizendo: Feliz Ano Novo (risos) e começam a tocar no som da Apoteose “God Gave Rock and Roll to You” (os evangélicos “malas” que estavam no local divulgando panfletos falando que Rock é satânico deveriam ouvir isso, e pior, falando mal do Black Sabbath, acho que além de tudo são burros porque foram no show errado (risos). Será que no show do Heaven and Hell vão levar panfletos falando mal do Kiss? (risos).

RESENHA POR LUIS CARLOS

FOTOS POR LUCIANA










Setlist:
DEUCE
STRUTTER
GOT TO CHOOSE
HOTTER THAN HELL
NOTHING TO LOSE
C’MON AND LOVE ME
PARASITE
SHE
WATCHIN’ YOU
100.000 YEARS
COLD GIN
LET ME GO ROCK ‘N’ ROLL
BLACK DIAMOND
ROCK ‘N’ ROLL ALL NITE

Bis

SHOUT IT OUT LOUD
LICK IT UP
I LOVE IT LOUD
I WAS MADE FOR LOVIN’ YOU
DETROIT ROCK CITY

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Metal Battle (5/4/2009)

Por Leonardo Coutinho


Depois de passar a noite anterior sentado dentro de uma boate ao som de "Bate-estaca" e praticamente tendo que escoltar minha Patroa (eu sei é inacreditável, inclusive ninguém levava fé que eu fosse a esse ambiente hostil, mas o que a gente não faz para prestigiar um amigo aniversariante) nada melhor do que desbaratinar a mente indo a um show do nosso bom e velho heavy-metal. Mas este não era um show comum e sim a seletiva carioca do Metal Battle, concurso que faz parte do tradicionalíssimo festival alemão Wacken Open Air, que em conjunto com a Revista Roadie Crew, selecionará uma banda brasileira para o final do concurso na Alemanha disputando com bandas do mundo inteiro. A banda vencedora da etapa final é agraciada com a assinatura de um contrato de gravação com a Wacken Records. Eu não sei se o caro leitor tem a dimensão da importância desse tipo de evento pro metal nacional, pois eu tenho a ligeira impressão que a maioria das pessoas andam meio desconectadas com a realidade que as cerca, mas é uma excelente ferramenta de visualização e valorização do metal tupiniquim. Aliás, fica aqui uma pequena observação (tava demorando): o caro leitor já deve saber que o publico do show do Iron Maiden, de acordo com o divulgado, foi estimado em 22.000 pessoas, o do Kiss provavelmente dará um porrilhão de gente também. Onde estão esses headbangers, roqueiros ou apreciadores do rock'nroll quando há shows de bandas nacionais? É estupidamente óbvio que um show do Maiden ou Kiss encha, mas seria demais pedir que o publico desse uma "moral" aos eventos nacionais? Resposta: Sim, é pedir demais. Então se isso é pedir demais não espere que as coisas melhorem pro metal por aqui. Enquanto não mudamos nossa mentalidade pobre de babadores-de-ovos e peladores de saco de gringos e juntamemte com shows e cds de Medalhões do metal vestirmos a camisa do metal nacional, a situação não mudará. E tem gente que diz que o Brasil é o país do metal. Os músicos também poderiam ter uma postura mais razoável em relação a shows undergrounds, mas as vezes eles me parecem mais alienados do que o publico comum.Isso sem falar no amálgama de dor de cotovelos com ranzinzisse que faz com que um músico não reconheça a importância desse evento.Esse tipo de muquirana deve sentir-se realizado tocando com sua banda no quintal de sua casa tendo como platéria sua vó fã de Sidney Magal, sua irmã fã de Jorge Vercilo, seu irmão caçula pedindo covers de NX Zero, seu pai que comprou sua guitarra e sua pedaleira e seu cachorro manco. É, o Brasil é mesmo o país do Metal. Internacional. Mas diante dessa realidade não muito animadora, algumas pessoas ao invés de sucumbir a bundamolice aguda, doença essa altamente contagiosa, fazem algo em prol da gloriosa MPB (Musica Pesada Brasileira). Congratulações à Revista Rodie Crew que em parceria com o Wacken, possibilitou esse tipo de evento, e a Rio Metal Works, Fashion Produções e Fullmetal, que como sempre vêm se destacando produzindo shows de excelente qualidade no Rio de Janeiro. Bem, chega de lenga-lenga e vamos ao show.

A 1ª Banda da noite foi a Scatha, banda de Thrash Metal formada única e exclusivamente por mulheres. Quando este diminuto resenhista adentrava a casa de shows, a banda já estava tocando.Mas o pouco que vi me impressionou bastante. Já havia visto shows da banda e gostado do que vi, e notei uma clara evolução da banda no palco. Ótima perfomance, boas composições e destaque para o vocal cavernoso e os riff's trashers. Mesmo estando em 2009 ainda impressiona ver mulheres fazendo um som tão pesado. Ótimo começo.

A próxima banda foi o Hydria com um som muito influenciado pelo metal gótico. Contando com duas mulheres na formação (todo poder às mulheres)- guitarrista e vocalista- ok,ok elas eram bonitas, mas o principal é que desempenharam muito bem suas respectivas funções, especialmente a vocalista que se mostrou uma cantora afinadíssima. Toda a banda teve uma ótima postura no palco e o baterista tratou seu instrumento com a mesma educação que mereceria um eleitor de George W. Bush. Boas músicas, momentos pesados e uma ótima balada.A disputa estava acirrada. Próximo!!!

Era a vez do Dark Tower.Com um som calçado no metal extremo com direito a melodias e passagens acústicas, a banda fez um show destruidor, energético, pesado e extremamente funcional. Contando com um vocalista versátil que ia do agudo rasgado ao gutural grave com muita facilidade e performance muito boa. Os destaques da banda ficam com seus backing vocals bem reproduzidos, melodias de guitarras marcantes e passagens acústicas.

Faremos aqui uma pausa para registrar a triste perda de Luiz Henrique, um assíduo colaborador do metal underground. Sempre indo a shows e com seu programa de rádio e blog Rock Motor. Apenas por duas vezes tive a oportunidade de conversar com Luiz Henrique, um cara troncudo mas de fala tranquila e educadíssima. Não poderíamos deixar de homenageá-lo nessa resenha, coisa também feita no show por um dos produtores do evento. A morte é sempre lamentável, principalmente de quem faz diferença.

Era hora do Hellbreath subir ao palco. Os rapazes executaram seu metalcore ultrapesado com direito a breakdows e velozes blastbeats na bateria. A cada vez que assisto a essa banda noto sua evolução tanto técnica quanto performática. Vocais urrados típicos do metalcore mesclado à vozes limpas, backinvocals e solos mezzo técnicos e mezzo melódicos. Aliás não tem jeito. O destaque como sempre fica para as guitarras com riffs brutais e solos envenenadíssimos.

Depois de ter nossos ouvidos devidamente estuprados pelo Hellbreath, era a vez da ultima banda. E ela não fez feio.O show do Farscape foi altamente energético, Thrash Metal veloz e cru. O som bem calcado no Thrash ostentista foi muito bem recebido pela platéia que respondeu à altura com rodas de pogo. Provalemente o show mais intenso do evento, em parte pela postura da banda, em parte pela bateria insanamente veloz, lembrando algumas bandas de hardcore como nos primórdios do Thrash Metal. Show absolutamente empolgante.

Após o show era a hora do público voltar. O evento contou com alguns jurados ilustres, como membros da Revista Rodie Crew e Renato Tribuzy. O voto do público equivaleria a de um jurado.Votos devidamente registrados, era a hora do fechamento do evento por conta do Prophecy, banda vencedora da seletiva carioca ano passado. A banda apesar de algumas dificuldades técnicas, arregaçou tudo. Tocando músicas do seu recém lançado primeiro álbum Legions of Violence. Thrash Bay Area total, com riffs ganchudos, longos instrumentais, bases trabalhadas e, que diabos, ainda bem que a banda não pode competir novamente.....

Resumo da ópera com o Dark Tower classificado para a final nacional. Discurso de Vinícius Neves, apresentador do Programa Stay Heavy, parabenizando pela organização do evento, elogiando o público carioca e as bandas, e dizendo que foi uma das melhores seletivas que ele viu.

Parabéns aos produtores, às bandas participantes,à vencedora Dark Tower que ficou bastante eufórica com sua vitória com direito à um discurso bem emocionado e filosófico do baterista resumido à: CARALHO, PUTA QUE O PARIU E FODA-SE. Shows marcantes, casa cheia, e a final nacional será também no Rio dia 24 de Maio. Boa sorte ao Dark Tower e independente de qualquer resultado só um idiota não percebe que o maior beneficiado nessa história toda é o metal tupiniquim.

E tenho dito.