terça-feira, 18 de março de 2008

Show Review: Bob Dylan

Mr. Bob Dylan, you know?

Texto por Marco Pestana
Fotos por Paco


As reportagens veiculadas por virtualmente todos os jornais de média e grande circulação do Rio de Janeiro na semana que antecedeu ao último show de Bob Dylan na cidade – o qual ocorreu no sábado, 8 de março de 2008 – deixaram bastante óbvio mesmo para o mais desatento dos leitores o grande clichê do momento em relação ao músico estadunidense: Dylan é, para estes arautos do óbvio, seja em sua vida pessoal, em sua aparência ou, fundamentalmente, em sua música, o homem das mudanças. Se, de um lado, é inegável a capacidade que Dylan tem de reinventar a si e a sua música, de outro, parece igualmente espantoso o modo como as continuidades de uma carreira que já dura mais de quatro décadas são solenemente ignoradas, o que é particularmente sugestivo se tratando de um artista que excursiona desde junho de 1988 com a mesma turnê (marotamente denominada Never Ending Tour).

E Dylan parece ter dado, no show do Rio, uma boa resposta àqueles que insistem em seccionar, pura e simplesmente, sua trajetória musical, ignorando as continuidades, os significados e as direções de seus experimentos. Nesse sentido, salta aos olhos a maneira dylaniana de, mantendo-se sempre fiel a suas raízes do folk e do blues, fazer sua música dialogar com diversas outras vertentes do mesmo universo pop, com especial destaque para o Rock’n’Roll em suas diversas vertentes, um pouco à maneira do jazzman, capaz de improvisar em cima de uma mesma linha melódica por horas a fio. Para além disso, não parecem ter havido mudanças significativas na estrutura de suas letras, mesmo quando comparamos as do último álbum com aquelas de sua fase acústica. Dylan continua sendo um dos poucos músicos pop capazes de produzir verdadeira poesia na forma de músicas de três ou quatro minutos que a indústria fonográfica tomou como seu padrão. Fundamentalmente, Dylan continua tendo uma personalidade marcante nessa era em que os modismos parecem governar a tudo e a todos.

E foi este Dylan, inventivo e previsível ao mesmo tempo, que o público da Arena Multiuso – bastante variado em termos de faixa etária e de estilo – recebeu no dia 8, com apenas cinco minutos de atraso em relação à hora programada para o início do show. Acompanhado por uma banda reduzida, ainda que extremamente competente, Dylan, que rapidamente deixou de lado a guitarra, para atracar-se com um teclado ao longo de quase toda a apresentação, brindou-nos, ao longo de quase duas horas, com um set list que mesclava músicas de Modern Times (último disco lançado), com alguns de seus clássicos e outras tantas pinçadas de suas mais de quatro dezenas de discos de estúdio.

Se a empolgação do público não transpareceu desde os primeiros instantes, muito se deveu ao local escolhido para o show, certamente o único fator de desapontamento da noite. A Arena mostrou-se o lugar perfeito para saciar a ânsia dos organizadores por ampliar suas margens de lucro, na mesma proporção em que frustrava nossas expectativas de aproximação do palco. Com muitas subdivisões, todas elas bem marcadas, o local praticamente esfregou na cara de todos – mas, especialmente daqueles que estavam na arquibancada 3 e que tiveram que optar entre ficar muito longe dos músicos, ou a assistir ao show de lado e com uma péssima qualidade de áudio devido à proximidade em relação às caixas de som – as vantagens de se desembolsar até 210 reais a mais por um ingresso na parte de baixo da arena, muito próxima ao palco. Resultado: cerca de 1.500 ingressos sobrando nas bilheterias, num total de 6.000 postos à venda. Na parte final do show, no entanto, o pessoal da parte de baixo redimiu a todos nós que, de cima, enfrentávamos uma verdadeira agonia por não podermos curtir o show como queríamos (isto é, basicamente, de pé), por meio de uma verdadeira avalanche rumo à beirada do palco.

Dito isto, voltemos ao que mais importa, a excelente performance de Dylan e sua banda. Sem muitos efeitos mirabolantes – o máximo a que se chegou foram variações no jogo de luzes formando imagens atrás da banda –, todas as atenções puderam voltar-se para a já mítica voz rouca de Dylan e a instrumentação, a qual buscou variações quase sempre interessantes para as músicas (que, não obstante, foram solenemente ignoradas pelo público nos clássicos, como Blowin’ in the wind e Like a rolling stone, os quais teimamos em cantar com os andamentos já consagrados). Trajando um blazer cinza e um chapéu, Dylan limitou-se a tocar suas músicas, as quais acompanhava mexendo lateralmente o pé, em uma grande seqüência, só interrompida uma vez antes do bis, para umas rápidas palavrinhas dirigidas ao público.

No fim, após a verdadeira epifania que foi assistir a uma apresentação ao vivo de Blowin’ in the wind, restou apenas a sensação de que eu poderia riscar ao menos uma das coisas da minha lista de tarefas para cumprir antes de morrer.





Repertório:

1. "Rainy day women #12 & 35 "
2. "It ain't me babe"
3. "I'll be your baby tonight"
4. "Masters of war"
5. "The levee's gonna break"
6. "Spirit on the water"
7. "Things have changed"
8. "Workingman’s blues #2"
9. "My back pages"
10. "Honest with me"
11. "When the deal goes down"
12. "Highway 61 revisited"
13. "Nettie moore"
14. "Summer days"
15. "Like a rolling stone"

Bis:
16. "Thunder on the mountain"
17. "Blowin’ in the wind"

segunda-feira, 17 de março de 2008

Notícias

Michael Kiske fala sobre álbum de releituras

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

A Frontiers Records anunciou detalhes de "Past In Different Ways", novo trabalho de MICHAEL KISKE que trará regravações de clássicos cantados pelo vocalista na época em que integrou o HELLOWEEN.

O próprio Kiske falou sobre o álbum:

"Quando Serafino Perugino (proprietário da gravadora) veio com a idéia eu prontamente disse: 'Sem chances! Não quero mais ficar lidando com meu passado toda hora'. Mas depois de uns dias pensei que talvez não fosse uma má idéia, já que mostra que não rejeito o que aconteceu anteriormente só porque sou uma pessoa diferente hoje, além de ser uma oportunidade de apresentar a todos uma perspectiva diferente daquelas composições. É a minha música, ainda posso me identificar com aquele espírito, então nao há motivos para não fazer isso ".

"Canções como 'In the Night' ou 'When the Sinner', que nunca estiveram entre minhas favoritas, soam muito mais legais e convincentes para os meus ouvidos nesse novo formato".

O álbum foi gravado e mixado em Hamburgo, na Alemanha, com a supervisão do próprio Kiske, com a participação de Sandro Giampietro na guitarra, Fontaine Burnett no baixo e Karsten Nagel na bateria.

"Não foi fácil lidar emocionalmente com esse material. De alguma maneira a música parece preservar memórias e tenho grandes decepções com os últimos anos daquela época. Também há um lado meu insatisfeito em regravar canções antigas. É sempre MUITO melhor registrar material novo, mas queria fazer essas músicas serem minhas novamente. E apesar do fato de ter sentido nos últimos anos que é melhor para mim construir uma nova base de amizades, é sempre bom ficar em paz com o passado".

O tracklisting de "Past In Different Ways" conta com as seguintes músicas:

01 - You Always Walk Alone (Sample)
02 - We Got The Right (Sample)
03 - I Believe (Sample)
04 - Longing
05 - Your Turn
06 - Kids Of The Century
07 - In The Night
08 - Going Home
09 - A Little Time (Sample)
10 - When The Sinner
11 - Different Ways (música nova)

O álbum será lançado no dia 9 de maio na Europa.

Iced Earth revela detalhes de seu novo single

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

“I Walk Among You” é o título do novo single do ICED EARTH, com data de lançamento prevista para junho. O álbum completo, a segunda parte da saga “Something Wicked”, será lançada alguns meses depois.

O novo single marca o retorno do vocalista Matt Barlow e trará três faixas: a citada “I Walk Among You” e algumas faixas do último lançamento do grupo, “Framing Armageddon (Something Wicked Part 1)”, cujos vocais ficaram a cargo de Tim “Ripper Owens”. Barlow vai refazer os vocais de algumas faixas, entre elas “A Charge To Keep”, que será lançada exclusivamente para o sistema iTunes.

Por fim, no início de abril a banda gravará um vídeo para a faixa “I Walk Among You”. Confira aqui a capa do novo single e, logo a seguir, as faixas que o integrarão:
01. I Walk Alone
02. Setian Massacre
03. The Clouding
04. A Charge to Keep (faixa exclusiva para o sistema iTunes).

Helloween e Gamma Ray: informações sobre os shows

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Abaixo, informações detalhadas sobre a tour do HELLOWEEN e GAMMA RAY:

Os shows acontecem nas seguintes cidades:
15/04 - Curitiba - Hellooch
17/04 - Rio de Janeiro - Citibank Hall
18/04 - Belo Horizonte - Chevrolet Hall
20/04 - São Paulo - Credicard Hall
22/04 - Porto Alegre - Pepsi Stage
24/04 - Manaus - Arena Amadeu Teixeira
26/04 - Fortaleza - Local à confirmar
27/04 - Recife - Chevrolet Hall

Maiores informações sobre postos de vendas, preços e datas de início das vendas serão divulgadas conforme os produtores locais fornecerem as mesmas.

SERVIÇO CURITIBA

BANDAS: Helloween & Gamma Ray
DATA: 15/04/2008
LOCAL: Hellooch
ENDEREÇO: Rua Desembargador Westphalen, 4000

INGRESSOS:
Pista: R$ 120,00 (½entrada R$ 60,00 para estudantes e quem doar um quilo de alimento não perecível)
Camarote: Camarotes (valor + ingresso):
Acesso individual, R$ 70
Para 7 pessoas, R$ 400
Para 10 pessoas, R$ 550
Para 20 pessoas, R$ 1000
Informações e vendas de camarotes pelo telefone: (41) 3013-3374

ABERTURA DA CASA: 20:00
INÍCIO DO SHOW: 21:00

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA INDICATIVA: 16 anos. Menores somente acompanhados de responsável maior de 18 anos, portando documentos

INFORMAÇÕES: (41) 3013-3374, contato@hellooch.com.br ou infoshows@uol.com.br

VENDA DE INGRESSO:
· Postos de venda
Classic Laser
Vinland Metal Store,
Dr. Rock,
Michelli Boardshop,
Let´s Rock,
Cia da Música

· Telefone
Disk Ingressos (41) 3315-0808

· Internet
www.diskingressos.com.br

SERVIÇO RIO DE JANEIRO

BANDAS: Helloween & Gamma Ray
DATA: 17/04/2008
LOCAL: Citibank Hall (www.citibankhall.com.br)
ENDEREÇO: Av.Ayrton Senna, 3000 - Cj. 1005 - Barra da Tijuca

INGRESSOS:
Poltrona: R$ 120,00 (½entrada R$ 60,00)
Pista: R$ 100,00 (½entrada R$ 50,00)
Camarote: R$ 180,00 (½entrada R$ 90,00)

ABERTURA DA CASA: 20:00h
INÍCIO DO SHOW: 21:30h
INFORMAÇÕES: infoshows@uol.com.br OU 0300 789 6846.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA INDICATIVA: à ser definida

VENDA DE INGRESSO:
Venda exclusiva clientes Citibank de 18/03 à 24/03. Venda Regular à partir de 25/03

· Bilheterias do Citibank Hall: 2ª a Domingo - 12h às 20h.

· Pela TICKETMASTER:
Pela internet: através do site www.ticketmaster.com.br (sujeito a taxa de conveniência)
Pelo telefone: Central de Atendimento Ticketmaster pelo telefone: 11 6846-6000 em São Paulo, ou 0300 789 6846* em outros estados.
*custo de ligação local.(sujeito a taxa de conveniência)
Pontos de venda ticketmaster: a maioria dos postos de venda da ticketmaster cobram taxa de conveniência, verifique tal condição antes da compra:

Citibank Hall
FNAC Barra Shopping
Modern Sound - Copacabana
Posto Ipiranga CW332 - Botafogo
Posto Ipiranga Jockey Rio - Gávea
Posto Ipiranga Sol da Lagoa - Lagoa
Saraiva Mega Store - Norte Shopping
Saraiva Mega Store - Shopping Rio Sul

SERVIÇO BELO HORIZONTE

BANDAS: Helloween & Gamma Ray
DATA: 18/04/2008
LOCAL: Chevrolet Hall (www.maristalhall.com.br)
ENDEREÇO: Av. Nossa Senhora do Carmo, 230

INGRESSOS:
Pista: R$ 100,00 (½entrada R$ 50,00)
Arquibancada: R$ 100,00(½entrada R$ 50,00)

ABERTURA DA CASA: 19:30h
INÍCIO DO SHOW: 21:00h

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA INDICATIVA: 16 anos.

INFORMAÇÕES: (31) 3209-8999, (31) 2191-5700, ou infoshows@uol.com.br

VENDA DE INGRESSO:
· Bilheterias do Chevrolet Hall: 2ª a Sábado - 12h às 20h e Domingos das 14h às 20h.

· Pela TICKETMASTER:
Pela internet: através do site www.ticketmaster.com.br (sujeito a taxa de conveniência)
Pelo telefone: Central de Atendimento Ticketmaster pelo telefone: 11 6846-6000 em São Paulo, ou 0300 789 6846* em outros estados.
*custo de ligação local.(sujeito a taxa de conveniência)
Pontos de venda ticketmaster: a maioria dos postos de venda da ticketmaster cobram taxa de conveniência, verifique tal condição antes da compra:

Belo Horizonte
Chevrolet Hall
Livraria Leitura BH Shopping
Livraria Leitura Savassi

SERVIÇO SÃO PAULO

BANDAS: Helloween & Gamma Ray
DATA: 20/04/2008
LOCAL: Credicard Hall (www.credicardhall.com.br)
ENDEREÇO: Av.das Nações Unidas 17.955

INGRESSOS:
Platéia Superior 3: R$ 80,00 (½entrada R$ 40,00)
Platéia Superior 2: R$ 90,00 (½entrada R$ 45,00)
Platéia Superior 1: R$ 100,00 (½entrada R$ 50,00)
Pista: R$ 120,00 (½entrada R$ 60,00)
Camarote Setor 2: R$ 180,00 (½entrada R$ 90,00)
Camarote Setor 1: R$ 200,00 (½entrada R$ 100,00)

ABERTURA DA CASA: 18:30 h
INÍCIO DO SHOW: 20:00 h
INFORMAÇÕES: infoshows@uol.com.br OU 6846-6000

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA INDICATIVA: 14 e 15 anos acompanhado dos pais ou responsável legal. Não será permitida a entrada de menores de 14 anos.

VENDA DE INGRESSO:
Venda exclusiva clientes Citibank de 13/03 à 19/03. Venda Regular a partir de 20/03

· Bilheterias do Credicard Hall: 2ª a Domingo - 12h às 20h.

· Pela TICKETMASTER:
Pela internet: através do site www.ticketmaster.com.br (sujeito a taxa de conveniência)
Pelo telefone: Central de Atendimento Ticketmaster pelo telefone: 11 6846-6000 em São Paulo, ou 0300 789 6846* em outros estados.
*custo de ligação local.(sujeito a taxa de conveniência)
Pontos de venda ticketmaster: a maioria dos postos de venda da ticketmaster cobram taxa de conveniência, verifique tal condição antes da compra:

Campinas
FNAC Campinas
Saraiva Mega Store - Shopping Iguatemi

Santo André
Posto Ipiranga Gravatinha - Jardim Bela Vista

São Paulo - Capital
Auditório Ibirapuera
Citibank Hall
Credicard Hall
Espaço Siciliano - Vila Olímpia
FNAC Morumbi Shopping
FNAC Paulista
FNAC Pinheiros
Saraiva Mega Store - Shopping Pátio Paulista
Saraiva Mega Store - Shopping Anália Franco
Saraiva Mega Store - Shopping Center Norte
Saraiva Mega Store - Shopping Eldorado
Saraiva Mega Store - Shopping Ibirapuera
Saraiva Mega Store - Shopping Morumbi
Shopping Center Iguatemi
Teatro Abril

SERVIÇO MANAUS

BANDAS: Helloween & Gamma Ray
DATA: 24/04/2008
LOCAL: Arena Amadeu Teixeira
ENDEREÇO: Av.Constatino Nery - Planalto

INGRESSOS:
Área VIP: R$ 120,00
Pista: R$ 50,00
Cadeiras: R$ 50,00
Arquibancada: R$ 45,00

Venda casada com o show do Whitesnake: www.biribaproducoes.com.br

ABERTURA DA CASA: 20:00h
INÍCIO DO SHOW: 21:45h

INFORMAÇÕES: www.biribaproducoes.com.br ou infoshows@uol.com.br

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA INDICATIVA: 15 anos.

VENDA DE INGRESSO:
- JAPURA PNEUS
- AMAZON BOWLING
- MERCATO
- TIM

NIN: novo álbum já rende mais de US$1,6 milhões

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Com apenas alguns dias de venda, o álbum "Ghosts I-IV", novo trabalho da banda norte americana NINE INCH NAILS, já rendeu 1.619,420 milhões de dólares e 781.917 transações no site. De acordo com Jim Guerinot, o empresário da banda. "Esses números representam a mais relevante e contemporânea medida de como a música do NIN está atingindo os fãs".

Trent Reznor, líder da banda, disse que as edições limitadas ultra-deluxe (que custavam 300 dólares) acabaram imediatamente. Além disso, ele declarou que revelou os números das vendas nos primeiros dias para mostrar a outros artistas que eles podem ter sucesso comercial sem estar em uma grande gravadora.

LA Guns cancela tour sul-americana e shows no Brasil

Publicado no www.whiplash.net - o mais completo site de rock e metal

Devido a problemas de saúde do vocalista Paul Black, O LA GUNS cancelou seu giro sul-americano, que no Brasil teria datas marcadas em São Paulo (22/03) e no Rio de Janeiro (21/03). O vocalista teve uma séria infecção na garganta e terá que ficar afastado dos palcos por no mínimo 15 dias.

A turnê, a princípio, será re-marcada para junho. Mais informações assim que forem divulgadas.

domingo, 16 de março de 2008

Notícias da Semana

Eastpak, Element, Vans e Xuxa Jurássica Produções apresentam...

IGNITE (EUA)
Death Before Dishonor (EUA)
Burn The 8 Track (CAN)



24 Abril - Tuatara (Alvalade - Lisboa)
Abertura de Portas: 20H30 - Entrada: 20€


Bilhetes à venda na Worten, FNAC, Bliss, Lojas Viagens Abreu, Livraria Bulhosa (Oeiras Parque), Pontos MegaRede, Ticketline (http://www.ticketline.sapo.pt/ - Reservas: 707 234 234) e no dia e local do evento a partir das 20h30

A Eastpak, Element, Vans e Xuxa Jurássica Produções orgulham-se de apresentar o regresso a Portugal dos norte-americanos Ignite.

Conhecidos e reconhecidos como uma das mais influentes e respeitadas bandas do circuito hardcore/punk, os norte-americanos Ignite estão de regresso a Portugal para um concerto único.

Agendado para o dia 24 de Abril, o concerto tem lugar no Tuatara (MAPA), em Alvalade (Rua do Centro Cultural, Lisboa) e marca o regresso do hardcore de alto nível a Alvalade, palco mítico da cena punk/hardcore nacional.

Na bagagem a banda traz o seu mais recente trabalho de originais, "Our Darkest Days", lançado em 2006 e que marcou o regresso da banda aos registos 5 anos depois do lançamento de "A Place Called Home".Aclamado pela critica, "Our Darkest Days" revela-nos uma versão madura do inteligente, social e consciencializado politicamente hardcore melódico de que os fãs já se vieram a habituar.

A acompanhar a banda neste seu regresso a palcos lusitanos estão os norte-americanos Death Before Dishonor, que vêm a Portugal apresentar o seu último trabalho, "Count Me In", lançado em 2007, e os canadianos
Burn The 8 Track
, também eles com um novo trabalho de originais, "Fear Of Falling Skies".O inicio está agendado para as 20h30 e a entrada é de 20€.

IGNITE
http://www.igniteband.com/
www.myspace.com/ignitemusic

DEATH BEFORE DISHONOR
http://www.deathb4dishonor.com/
www.myspace.com/deathbeforedishonorbhc

BURN THE 8 TRACK
http://www.burnthe8track.com/
www.myspace.com/burnthe8track


Este evento tem o apoio de: Eastpak, Element, Vans, Love Music Hate Racism!, Six Foot Surf Shop e bar Boca do Inferno.

--
Hugo Miguel Caldeira
Assessoria de Imprensa - Xuxa Jurássica Produções e Management
http://www.xuxajurassica.com/
diabo@mail.telepac.pt
portalxuxa@gmail.com

*******************
NEXT SHOWS:
15/03 - Devil In Me @ CDR Pedra Mourinha (Portimão).
05/04 - Humble @ Music Box (Lisboa).
19/04 - Devil In Me @ Parque de estacionamento em frente à Câmara Municipal de Albufeira.
24/04 - Ignite (EUA) + Death Before Dishonor (EUA) + Burn The 8 Track (CAN) @ Tuatara (Alvalade - Lisboa).
03/05 - Devil In Me @ Festival das Artes (Setúbal).
10/05 - Devil In Me + Broken Distance + Sem Resposta (ESP) - Gravação de DVD ao vivo dos Devil In Me - @ Tuatara (Alvalade - Lisboa).
01/06 - A Wilhelm Scream (EUA) + Devil In Me + Fitacola @ Lótus Bar (Cascais).
19/06 - Comeback Kid (CAN) + Eternal Bond + Keep Walking @ Tuatara (Alvalade - Lisboa).
19/07 - Converge (EUA) + If Lucy Fell + Before The Torn + From Now On @ Tuatara (Alvalade - Lisboa)
....a anunciar

*************************************************
Xuxa Jurassica Produções & Management
Sónia Viana & Miguel Gomes
Apartado 98
2826-902 Costa Caparica
Telf./Fax: 00351212900209

*************************************************
AGENCY:
http://www.xuxajurassica.com/
www.myspace.com/xuxajurassica
www.youtube.com/xuxajurassica
www.myspace.com/punkpt
www.myspace.com/vansclubtour
LABEL:
www.myspace.com/sonsurbanosrecs

Novo álbum do Theatres des Vampires estará nas lojas em maio: A banda italiana Theatres des Vampires divulgou a data de lançamento do novo álbum. Com o título de “Anima Noir”, o disco estará nas lojas européias no dia 02 de maio, via Aural Music / SPV. As gravações foram realizadas no estúdio Temple of Noise, em Roma. Todo o processo de gravação e mixagem durou seis meses.

O Theatres des Vampires disponibilizou na internet três faixas que fazem parte do novo álbum: “Kain”, “Unspoken Words” e “Rain”. Esta última é um ‘cover’ do grupo inglês The Cult, lançada originalmente no álbum “Love”. As músicas estão na página do grupo no MySpace, no endereço www.myspace.com/theatresdesvampires. (Fonte: Rock Online)



Filme de Bruce Dickinson estréia oficialmente em maio: Foi anunciada a data para a primeira exibição oficial do longa-metragem “Chemical Wedding”, escrito pelo vocalista Bruce Dickinson. O filme será exibido pela primeira vez em maio, durante o famoso Festival de Cinema de Cannes, na França. Ainda não há previsão para o lançamento comercial do longa-metragem.

O roteiro do filme foi escrito por Dickinson em parceria com Julian Doyle, diretor do videoclipe “Can I Play with Madness”, clássico do Iron Maiden lançado no álbum “Seventh Son of a Seventh Son”.

“Chemical Wedding” conta a história de um tímido professor que consegue trazer de volta à vida o famoso e controverso ocultista britânico Alesteir Crowley, que já serviu de inspiração e fascinou diversos artistas e grupos como Ozzy Osbourne, Jimmy Page e Therion. (Fonte: Rock Online)




Moonspell divulga data de lançamento e músicas do novo álbum: O grupo português Moonspell divulgou novidades sobre o próximo álbum de estúdio, “Night Eternal”. O lançamento do disco na Europa está agendado para o dia 19 de maio, pela Universal Music.

“Night Eternal” foi gravado nos estúdios Antfarm, na Dinamarca, e produzido por Tue Madsen, que já trabalhou com Rob Halford e Sick of it All, entre outros. O álbum terá nove faixas e o primeiro ‘single’ escolhido foi a música “Scorpion Flower”, que traz um dueto entre Fernando Ribeiro e a vocalista Anneke van Giersbergen, do Agua de Annique. A segunda música de trabalho deve ser a faixa-título.

O videoclipe do primeiro ‘single’ será gravado na Sérvia, com a mesma equipe responsável pelo vídeo de “Finnisterra”, do álbum “Memorial”. Abaixo os nomes das novas músicas do Moonspell:

01. At Tragic Heights02. Night Eternal03. Shadow Sun04. Scorpion Flower05. Moon Is Mercury 06. Hers Is The Twilight 07. Dreamless (Lucifer and Lilith) 08. Spring Of Rage 09. First Light (Fonte: Rock Online)




Jeff Scott Soto anuncia série de shows pelo país: Mais uma vez o vocalista Jeff Scott Soto anuncia uma série de apresentações pelo Brasil, para alegria de seus fãs. O ex-cantor do Talisman e do Journey tem sete shows agendados, segundo a agenda no site oficial de Soto.

Na primeira parte da turnê, Soto se apresentará junto com o grupo Tempestt em um tributo ao grupo inglês Queen. Estão marcadas três apresentações com o Tempestt, a primeira será no dia 22 de maio em Manaus/AM. O próximo show será realizado no dia 24, na cidade de Pomerode/SC. No dia 25 Soto e o Tempestt se apresentarão em Porto Alegre/RS.

Após esses três shows, Soto se unirá ao vocalista Jimi Jamison, do grupo Survivor, para mais quatro datas em território nacional. Dia 29 de maio os dois vocalistas se apresentarão em São Paulo/SP, dia 30 em Campinas/SP, dia 31 no Rio de Janeiro/RJ, e dia 1º de junho em Curitiba/PR.

Essas datas estão divulgadas no site oficial de Soto, apesar disso a produtora responsável pelo show em Porto Alegre está anunciando que a apresentação do vocalista na capital gaúcha será no dia 18 de maio, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os locais para os outros shows e valores de ingressos ainda não foram divulgados. (Fonte: Rock Online)




Discografia do Gathering lançada em formato digital e caixa especial: Toda a discografia do grupo holandês The Gathering agora pode ser comprada em formato digital. Os oito álbuns de estúdio do grupo, mais os três ao vivo, estão disponíveis no iTunes. Além disso, em comemoração aos 20 anos da Century Media, a gravadora lançou uma caixa especial com material do grupo.

Este lançamento especial traz 10 CDs em uma caixa contendo todo o material lançado pelo grupo em seus anos de Century Media, inclusive os álbuns “Mandylion” e “Nighttime Birds”, os dois trabalhos que mais venderam, e um CD com o show do grupo no Dynamo Open Air, lançado anteriormente apenas em DVD. A caixa especial, chamada “Sand & Mercury” ainda traz um livreto e é limitada em apenas três mil cópias.

O The Gathering ainda não anunciou substituto para o posto de vocalista, que está vago desde junho do ano passado, quando Anneke van Giersbergen deixou a banda. (Fonte: Rock Online)



Scorpions no Brasil: mais duas datas confirmadas: Foram anunciadas mais duas apresentações do Scorpions no Brasil. A produtora responsável pela turnê divulgou que a banda alemã se apresentará no dia 30 de agosto na Apoteose, no Rio de Janeiro, e no dia 06 de setembro no Credicard Hall, em São Paulo. Anteriormente já haviam sido confirmados os shows em Goiânia, em 31 de agosto, no Ginásio Goiânia Arena, e dia 04 de setembro em Manaus, na Arena Amadeu Teixeira [...] (Fonte: Rock Online)

sábado, 15 de março de 2008

Matéria: Os Beatles Revolucionam a Música Pop*

A afirmativa de que é impossível falar da música popular do século XX sem ceder um lugar de destaque aos Beatles parece-nos ponto pacífico entre os especialistas e amantes dos diversos ritmos que são unificados sob este rótulo. Se avançarmos um pouco mais, asseverando que os quatro rapazes de Liverpool revolucionaram a música popular a nível mundial, ainda assim, teremos poucas vozes dissonantes. As discordâncias começam, porém, quando tentamos estabelecer exatamente no que consistiu tal revolução. Para muitos – quiçá a maioria – o binômio Beatles/Revolução não poderia jamais ser mencionado sem o complemento de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o oitavo Long Play lançado pela banda. Com efeito, o disco trouxe consigo grandes inovações, tanto técnicas, quanto conceituais para a época (1967), sendo, até hoje, figurinha fácil nas listas de melhores álbuns pop do século passado.

De acordo com o ponto de vista aqui adotado, no entanto, o dito álbum não deve ser visto como um ponto de inflexão na trajetória dos Beatles, mas, sim, como um momento – talvez o culminante – de um processo mais longo, já revolucionário desde anos antes. Determinar o ponto preciso no qual se iniciaria tal processo é tarefa inglória e poderíamos, sem prejuízo da argumentação, selecionar pelo menos uma meia dezena de eventos adequados para tal título (por exemplo, a primeira vez que a formação que entraria para a História – John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr – tocou no legendário Cavern Club, em 22/08/1962, ou a primeira gravação conjunta de Lennon, McCartney e Harrison – de fato os cérebros criativos por trás da banda –, em algum momento de 1958). Sendo assim, deixemos de lado tão complexa, quanto infrutífera discussão, e partamos para o que realmente aqui nos interessa.

A tese que tentaremos sustentar nas linhas e parágrafos que se seguem é a de que a revolução pela qual os Beatles foram responsáveis deu-se muito mais no plano comercial, do que no artístico propriamente dito, proposição esta que tem seu corolário na afirmativa de que a importância que os Beatles têm, para a história da música pop, deve-se muito mais aos seus índices de vendagens de discos e popularidade mundial, do que pelo conteúdo/forma de sua música. Não queremos, com tal afirmação, arvorarmos na posição de meros iconoclastas, negando peremptoriamente o talento da banda. Pelo contrário, entendemos que tal talento constituiu o material vivo, a base em torno da qual desenvolveu-se o complexo comercial responsável pela venda de mais de um bilhão de álbuns. Com o fito de facilitar nossa exposição, abordaremos o dito complexo em dois aspectos distintos, evidentemente inter-relacionados: o imagético e o midiático.

Ao longo das últimas cinco décadas, muito se tem falado acerca da influência de Brian Epstein, empresário da banda entre 1961 e 1967 (ano de sua morte), sobre a imagem dos Beatles. Se, por um lado, o tino comercial de Epstein não pode ser negado (como evidencia, por exemplo, o episódio em que sugeriu que os rapazes abandonassem as roupas de couro em favor de ternos), por outro, a própria estrutura interna da banda constituiu-se numa inovação ainda maior em termos de produção de imagem. Explico-me: em fins da década de 1950 e início da de 1960, as bandas que tocavam Rock’n’Roll (e os diversos ritmos que nele desembocaram) possuíam três configurações típicas no que se refere à imagem veiculada, o que se refletia no próprio nome das mesmas. A primeira delas tinha sua imagem centrada num líder (preferencialmente) carismático, como, por exemplo, “Rory and The Hurricanes” – da qual Ringo foi, durante anos, o titular das baquetas –, ou “Gerry and The Pacemakers”. Era esse líder quem cantava (e, com freqüência, compunha) todas as músicas e capitaneava o material promocional. A segunda, ainda mais individualizada, ignorava os acompanhantes (nesse caso, especialmente rotativos). “Elvis Presley” parece ser o exemplo definitivo desse caso. A terceira e última estrutura, hoje generalizada entre as bandas de Rock, por sua vez, operava um processo de equalização radical dos membros da banda, o que levava a nomes que não particularizassem nenhum dos integrantes.

Os Beatles, ainda que não tenham criado esta estrutura(1) – vale lembrar que eles mesmos hesitaram antes de adotá-la, tendo, anteriormente, sido chamados “Long John and The Silver Beetles” –, foram capazes de levá-la às últimas conseqüências (ainda que Lennon e McCartney sobressaíssem, especialmente nos primeiros anos da banda), produzindo um tipo de imagem bastante inovador. Cabe ressaltar que tal desenvolvimento não teria sido possível sem o indiscutível talento da trinca Lennon-McCartney-Harrison, que lhes facultou não apenas uma variação no estilo das composições, como um rodízio nos vocais principais.

A imagem complexificada da banda, agora resultado da relação de subjetividades diversas, e não mais centrada em um front-man, se bem que gestada no palco, ganhou seu complemento necessário fora dele. Ora, se agora a banda era composta por quatro integrantes portadores de status radicalmente equivalentes, era necessário que os quatro tivessem o mesmo espaço nas fotos promocionais, nas capas dos álbuns e nas entrevistas coletivas. Foi fundamentalmente nestas que os quatro Beatles tiveram oportunidades de aparecer enquanto indivíduos distintos e, conseqüentemente, construir, ou simplesmente veicular, imagens diferentes. Tais imagens, ainda que evidentemente processuais, podem ser sintetizadas através de arquétipos. Assim, temos John como o rebelde – tanto o comprometido politicamente, quanto o satirizador –, George como o calmo, ou o “místico”, Ringo como o bobo, ou o cômico e, por fim, Paul, como o bom moço, ou, para alguns, “o vendido”. Diga-se de passagem que McCartney carrega este rótulo sozinho injustamente, posto que os quatro Beatles souberam exatamente como enquadrar-se, mesmo com suas particularidades, nos moldes da indústria fonográfica da época.

Evidentemente, tais imagens encontravam fundamentos nas próprias personalidades dos Beatles, mas central aqui é o fato de que tanto suas nuances tenham encontrado espaço para manifestar-se, quanto as mesmas tenham sido conscientemente – até certo ponto, evidentemente – exploradas pela banda. Em suma, os Beatles operaram, tanto por meio de sua música – revezamento dos vocais, utilizando os próprios integrantes como backing vocals, múltiplos compositores, etc –, quanto por seu aparato promocional, um duplo processo, simultaneamente homogeneizador (ao acabar com a hierarquia na banda) e particularizador (ao gerar as identidades dos componentes). Trataremos, a seguir, desse aparato promocional com mais detalhes.

Nesse campo, a principal inovação dos Beatles parece ter sido a utilização de múltiplas mídias (algo bastante em voga nos dias de hoje como evidencia, por exemplo, a franquia “Harry Potter”, composta de livros, filmes, jogos eletrônicos, etc) para a veiculação de sua música, bem como da imagem da qual tratamos anteriormente. Para além dos singles e Long Plays, veículos óbvios para a divulgação de músicos e bandas na década de 1960, os Beatles utilizaram-se largamente dos espaços concedidos pelas estações de rádio – certamente o meio de comunicação de maior alcance na época –, bem como do crescente potencial da televisão. Além disso, estrelaram filmes (“A hard day´s night”, “Help!”, “Magical Mistery Tour” e “Let it be”), um desenho animado (“Yellow submarine”), inventaram o precursor dos vídeo clipes (o qual chamavam promo film), para suprir a grande demanda por sua imagem em programas de TV e criaram uma loja destinada a vender todo o tipo de artigos vinculados ao modo de vida que propagavam (Apple). Em suma, ainda que não tenham sido pioneiros em todas essas áreas (Elvis, por exemplo, já estrelara filmes), foram, também aqui, os responsáveis por explorar de maneira decisiva terrenos cuja fertilidade podia ser apenas intuída.

Como complemento desse pesado aparato de construção e veiculação da imagem dos Beatles, foram, também, empregadas algumas táticas comercias que merecem ser apontadas. Destacam-se, nesse sentido, a insistência em não repetir em LP’s as músicas lançadas em singles, de modo que o lançamento de um disco não comprometesse decisivamente as vendagens do anterior, além da decisão de só excursionar pelos Estados Unidos quando ocupassem o primeiro lugar nas paradas daquele país, maximizando os efeitos promocionais de sua ida àquela que era, certamente, a principal caixa de ressonância da música pop a nível mundial.

Por fim, cabe destacar que se embora todos os fatores já mencionados tenham contribuído decisivamente para que o sucesso dos Beatles alcançasse níveis jamais vistos anteriormente, inaugurando uma nova era na indústria da música pop, os mesmos só puderam se combinar da maneira já apontada em função da época em que os Beatles se formaram e atuaram enquanto banda. Com o fim da segunda guerra mundial, o capitalismo ocidental encontrou, na expressão de Eric Hobsbawm, sua “Era de Ouro”, o que permitiu que os jovens, principal púbico consumidor do Rock’n’Roll, tivessem “empregos adequadamente remunerados e portanto dinheiro no bolso, ou uma parcela até então inédita da prosperidade de que gozavam os adultos de classe média. Foi esse mercado de crianças e adolescentes que transformou toda a indústria da música”(2). Paralelamente ao aumento das vendas de discos proporcionado por essa inserção dos jovens no grupo dos consumidores de música pop, a televisão e o rádio difundiam-se de maneira espantosa, além da década de 1960 ter visto grandes avanços técnicos no que se refere à produção e gravação de músicas.

Um último fator que não deve ser menosprezado é o contexto político-social. Com efeito, as transformações pelas quais o mundo passou na década de 1960 não se limitaram ao aspecto técnico-científico, tendo também sido grandes as mudanças em termos ideológicos e comportamentais. Tais considerações, no entanto, nos levariam a uma análise mais qualitativa e centrada no conteúdo das músicas dos Beatles. Averiguar até que ponto as letras dos Fab 4 tiveram um papel preponderante nas vendas de seus discos é, portanto, assunto para um outro artigo.


Marco M. Pestana
Dezembro/2007-Fevereiro/2008


* Todas as informações referentes aos Beatles e sua trajetória contidas nesse artigo foram retiradas do livro ROYLANCE, Brian et alli (org.) The Beatles – Antologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
(1)“A segunda inovação do rock diz respeito ao conceito de “conjunto”. O conjunto de rock (...) se constituía essencialmente em uma unidade coletiva, em vez de um pequeno grupo de virtuoses tentando demonstrar as suas habilidades.” HOBSBAWM, Eric J. História social do jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. pp.20-21.
(2)HOBSBAWM, Eric J. Op. Cit. p.16.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Notícias

Novo do Metallica sai em setembro, afirma Lars

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O novo álbum de estúdio do METALLICA chega às lojas em setembro. Pelo menos é o que garante o baterista do grupo, Lars Ulrich, em entrevista concedida ao vocalista do IRON MAIDEN, Bruce Dickinson, em seu programa semanal na BBC 6 Music. “Estamos finalizando o novo trabalho, ainda temos umas seis semanas para concluí-lo, ele deve sair mesmo em setembro, a nossa idéia de lançamento até agora”, afirmou Ulrich. O baterista ainda acrescentou: “Gostei bastante de tudo que ouvi. Não sou um daqueles que vem com aquela história de ‘o novo álbum é a melhor coisa que já fizemos e passa por cima de todos os outros e é bem mais pesado’. Não levo a sério esse tipo de bobeira”.

O novo CD, ainda sem título definido, está sendo produzido por Rick Rubin em Los Angeles. “Sou um dos críticos mais severos do METALLICA. Ainda que tudo esteja muito bom, ainda há tempo para fazermos muitas merdas, então vamos ver o que acontece”, disse Ulrich.

Em entrevista à revista estadunidense Revolver, o baterista explicou que Rubin quis que o METALLICA utilizasse os álbuns “Ride The Lighting” e “Master of Puppets” como “pontos de referência” para as novas canções.

Iron Maiden soltará coletânea para download

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Foi divulgado no site oficial do IRON MAIDEN a capa e a relação das músicas da nova coletânea, "Somewhere Back In Time - The Best Of: 1980-1989", como comemoração ao sucesso da tour e do DVD "Live After Death", com algumas músicas de estúdio e ao vivo da época.

O disco será lançado em 12 de maio pela EMI Records e no dia seguinte nos EUA pela New Door Records, em forma de CD, de vinil duplo ou em formato digital que também será disponível para download gratuito - mas, conforme o release, quem baixar o disco, que estará disponível em wma a 320kbps, poderá ouvir as músicas apenas três vezes e depois receberá uma opção para download pago em arquivos livres de DRM, que poderão ser copiados livremente.

Segundo Rod Smallwood, empresário da banda, este lançamento tem o intuito de “ajudar a apresentar o mundo do Iron Maiden aos novos fãs. Não estamos tentando vender isto às nossas legiões de seguidores, que provavelmente já tem todas estas músicas (e sem dúvida a coleção inteira de álbuns)”.

Eis o tracklist e em seguida a capa do disco:

01 - Churchill Speech
02 - Aces High
03 - 2 Minutes To Midnight
04 - The Trooper
05 - Wasted Years
06 - Children Of The Damned
07 - The Number Of The Beast
08 - Run To The Hills
09 - Phantom Of The Opera (Live)
10 - The Evil That Men Do
11 - Wrathchild (Live)
12 - Can I Play With Madness
13 - Powerslave
14 - Hallowed Be Thy Name
15 - Iron Maiden (Live)



Almah anuncia formação para novo álbum

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A banda ALMAH, que está prestes a entrar em estúdio para registrar o sucessor do debut homônimo, anunciou seu novo line-up. Além do vocalista Edu Falaschi, do baixista Felipe Andreoli e do guitarrista Marcelo Barbosa, se juntaram ao time o baterista Marcelo Moreira e o exímio guitarrista Paulo Schroeber.

O grupo está em fase final de pré-produção do novo material que será lançado mundialmente no segundo semestre!

Torture Squad iniciará turnê européia em abril

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A partir do mês de abril o TORTURE SQUAD fará uma extensa turnê européia, que tem duração prevista para cinco meses. Como vencedores da "W:O:A Metal Battle" internacional, tocarão em muitas das seletivas do continente, além de fazerem shows em separado e participarem de grandes festivais. A banda será atração do cast regular do "Wacken Open Air", que acontecerá entre os dias 31 de julho e 2 de agosto em Wacken (ALE).

O primeiro show será no dia 5 em Bochum (ALE) e depois a banda seguirá pela Holanda, Itália, Áustria, República Tcheca, Polônia, Bélgica, Hungria, Iugoslávia, República de Macedónia e Romênia, fazendo na maioria das vezes mais de uma data por país e retornando à Alemanha em diversas ocasiões. Até o momento as datas confirmadas serão encerradas no dia 30 agosto, na Bélgica.

O novo álbum, "Hellbound", será lançado no dia 25 de abril pela Wacken Records.

Tourdates:

05.04.2008 - GER - Bochum - Matrix (W:O:A Metal Battle)
06.04.2008 - NL - Weert - M.C. De Bosuil (W:O:A Metal Battle)
09.04.2008 - NL - Utrecht - ACU
11.04.2008 - NL - Reeuwijk - Plug Unit NL
12.04.2008 - GER - Berlin - Columbia Club (W:O:A Metal Battle)
18.04.2008 - ITA - Bari - Target Club (W:O:A Metal Battle)
19.04.2008 - ITA - Pescara - Rock House (W:O:A Metal Battle)
20.04.2008 - ITA - Bologna - Sottotetto Sound Club (W:O:A Metal Battle)
24.04.2008 - ITA - Milano - Zoe Cloub (W:O:A Metal Battle)
25.04.2008 - AUT - Wien - Viper Room (W:O:A Metal Battle)
26.04.2008 - GER - Hamburg - Markthalle (W:O:A Metal Battle)
03.05.2008 - GER - Aschaffenburg - Jugendhaus
04.05.2008 - GER - Nürnberg - Hirsch (W:O:A Metal Battle)
07.05.2008 - CZ - Budejovice - Marty's Club
08.05.2008 - CZ - Prag - Exit Cmelnice
09.05.2008 - CZ - Teplice - RC Bozak
10.05.2008 - PL - Torun - (W:O:A Metal Battle)
11.05.2008 - PL - Warsaw - Progresja Club
12.05.2008 - PL - Krakau - Lost Highway Club
13.05.2008 - PL - Bielsko-Biala - Rude Boy Club
14.05.2008 - PL - Wroclaw - Madness Club
15.05.2008 - PL - Poznan - Piwnica 21 Club
16.05.2008 - GER - Berlin - Amesie
17.05.2008 - GER - Giebelstadt - Bringer Of Death Festival
21.05.2008 - NL - Venray - Poppodium
23.05.2008 - GER - Marne - Capitol
24.05.2008 - BEL - Houthalen - Jeugdhuisthebassment
25.05.2008 - BEL - Antwerpen - De Rots
28.05.2008 - GER - Köln - Underground
31.05.2008 - AUT - Traun - Spinnerei
03.06.2008 - HR - Rijeka - Klub Booka
04.06.2008 - HR - Osijek
05.06.2008 - YU - Valjevo
06.06.2008 - YU - Belgrad
07.06.2008 - YU - Novi Sad - Dvoriste
08.06.2008 - YU - Senta
11.06.2008 - MK - Skopje - Club Castro
13.06.2008 - BG - Varna - Area 51
14.06.2008 - RO - Bukarest
15.06.2008 - RO - Iasi
16.06.2008 - RO - Cluj-Najoca
20.06.2008 - GER - Neunkirchen - Werkhof Wiebelskirchen
21.06.2008 - GER - München - Feierwerk
27.06.2008 - GER - Ludwigsfelde - NVA Club
28.06.2008 - GER - Torgau - In Flammen Open Air
05.07.2008 - AUT - Leiben - Schloss
12.07.2008 - GER - Aschaffenburg
18.07.2008 - GER - Euskirchen
25.07.2008 - GER - Urbach - Zabbaduschder Open Air
01.08.2008 - GER - Großröhrsdorf - Bike'n'Roll Festival
02.08.2008 - GER - Wacken - Wacken Open Air Festival
23.08.2008 - GER - Usedom - Headbangers Weekend Festival
29.08.2008 - GER - Neuborn - Open Air Festival
30.08.2008 - BEL - Wachtebeke - 3th Meadow Fest

Paul Gilbert: nova faixa instrumental para download

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Uma nova música solo do Paul Gilbert (ex-MR. BIG, RACER X), intitulada "Bultaco Saturno", está disponível para download neste link. A música vem do novo CD de Gilbert, "Silence Followed by A Deafening Roar", que está previsto para ser lançado na Europa em 31 de março pela Mascot Records. O álbum, que foi lançado no Japão em 23 de janeiro, inclui “onze novas faixas do meu mais feroz, emocional, musical e criativo jeito de tocar guitarra do mundo”, de acordo com Gilbert.

Os músicos presentes no álbum são os seguintes:

Paul Gilbert: Guitarra
Mike Szuter: Baixo
Jeff Bowders: Bateria
Emi Gilbert: B3 e Piano

Diz Gilbert: “Se eu tivesse que usar uma palavra para descrever o novo álbum... Bem, seria impossível. E realmente, é o máximo da guitarra. Mas acima de tudo, meu objetivo é fazer o álbum DETONAR então eu posso ter mais canções para adicionar ao meu show ao vivo”.

Lista de faixas do "Silence Followed By A Deafening Roar":

01. Silence Followed By A Deafening Roar
02. Eudaimonia Overture
03. The Rhino
04. Norwegian Cowbell
05. I Cannot Tell A Lie
06. Bronx 1971
07. Suite Modale
08. The Gargoyle
09. I Still Have That Other Girl
10. Bultaco Saturno
11. Paul Vs Godzilla.

Tim Ripper Owens participa de tributo a Dimebag

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Tim "Ripper" Owens participou de um CD tributo ao falecido e saudoso guitarrista Dimebag Darrel (PANTERA/DAMAGEPLAN) com uma música inédita chamada "Leave It Alone".

Os músicos que participaram nessa gravação são:

Tim "Ripper" Owens - Vocal
David Ellefson - Baixo (Megadeth/F5)
Nick Bowcott - Guitarra Solo (Grim Reaper)
Tristan Grigsby - Guitarra (Daitribe)
Jason Bittner - Bateria (Shadows Fall)

"Leave It Alone" será lançada em abril para download exclusivo no iTunes e todo dinheiro arrecadado com a venda da música será destinado à entidade "Little Kids Rock School", que cuida de crianças carentes e as incentiva a música (em especial ao Rock), o que Dimebag sempre apoiou em vida.

Confiram uma prévia de "Leave It Alone" no Myspace Oficial criado para a música.

Wizards volta com integrantes do Shaman

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A banda WIZARDS começa 2008 com novidades. O grupo lançará um novo CD com nova formação: Christian Passos nos vocais, Charles nos teclados, Kadu nas guitarras e mais três novidades: Fernando Quesada e Leo Mancini do Shaman integram o WIZARDS nesse novo disco, além do baterista Gabriel Triani.

A gravação terá inicio ainda no mês de março e será feita no novo estudio do baixista Fernando Quesada.

Liquid Tension Experiment em reunião de 10 anos

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O LIQUID TENSION EXPERIMENT, banda progressiva instrumental formada em 1998, se reunirá novamente para uma série de 5 shows em comemoração ao 10º aniversário.

O projeto conta com Mike Portnoy (DREAM THEATER) na bateria, John Petrucci (DREAM THEATER) na guitarra, Jordan Rudess (DREAM THEATER) no teclado e Tony Levin (PETER GABRIEL, KING CRIMSON) no baixo.

Conforme Portnoy, há possibilidade de sair um DVD desses shows, cujas datas e locais seguem abaixo:

Sat June 21st - Bethlehem, PA - NEARfest
www.nearfest.com

Mon June 23rd - New York City - BB King's
Tickets On Sale Saturday March 15 12pm EST
http://www.bbkingblues.com/schedule/moreinfo.cgi?id=4390

Wed June 25th - Chicago, IL - Vic Theater
Ticketing info coming soon

Fri June 27th - Downey, CA - Downey Theater
Tickets On Sale Saturday March 15 8am PST - All seats reserved, first come first served
Tickets available ONLY at www.calprog.com (PayPal or major credit card)

Sat June 28th - San Francisco, CA - Bay Area Rock Fest
www.bayarearockfest.com.

Ouça trechos do novo álbum de Glenn Hughes

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A gravadora Frontiers Records liberou trechos do novo trabalho de GLENN HUGHES, "F.U.N.K."; clique aqui para conferir.

Previsto para sair em 11 de maio, o disco conterá as seguintes faixas:

01. Crave
02. First Underground Nuclear Kitchen
03. Satellite
04. Love Communion
05. We Shall Be Free, Imperfection
06. Never Say Never
07. We Go To War
08. Oil And Water
09. Too Late to Save the World
10. Where There's A Will.

terça-feira, 11 de março de 2008

CD Review: Andre Matos – Time To Be Free


Andre Matos – Time To Be Free
Gravadora: Universal Music


Por Artur Henriques

Deve ser difícil ser Andre Matos (Virgo, ex-Angra, Shaman e Viper), afinal estando algo próximo de duas décadas de carreira, agradar aos velhos e novos fãs não é uma tarefa fácil. Mas eis que depois de mais um conturbado processo de separação de banda, Dedé nos brinda com mais um álbum. Contendo ao seu lado os já velhos companheiros Luis Mariutti (baixo), Fabio Ribeiro (teclado), Hugo Mariutti (guitarra) e os novos membros Andre Hernandes (guitarra) e Rafael Rosa (bateria, e que já não se encontra mais na banda, sendo substituído pelo prodígio Eloy Casagrande).

Mas é importante frisar que todos os integrantes da banda (menos o baterista Rafael) participaram do processo de composição das músicas, que ainda contou com ajuda externa de Pit Passarell (baixista da banda Viper, da qual Matos fez parte), Roy Z (guitarrista e produtor de renome) e Alberto Rionda (Avalanch). Ficando para Andre Matos o monopólio das letras das músicas.

Logo com a introdução orquestral da faixa Menuett, que emenda diretamente na música Letting Go podemos conferir uma volta de Matos ao gênero que lhe fez famoso: o Metal Melódico. Diga-se de passagem que é muito bom poder ouvir o vocal do Andre soar como antigamente, deixando as linhas vocais mais simples da época do álbum Reason para trás. Logo de cara a produção do álbum se mostra excelente, indicando que foi acertada a decisão de dividir a produção do álbum entre Roy Z e Sascha Paeth. Digo isso porque em Reason (último álbum da primeira formação do Shaman) Sascha parecia já ter dado tudo o que tinha que dar ao lado da banda, e por outro lado, Roy Z parece ter a estranha mania de homogeneizar o som das bandas com o qual ele trabalha. Juntar os esforços desses dois grandes produtores, assim como a seus estilos diferentes, era o melhor que eles poderiam fazer.

O trabalho da dupla de guitarras também se mostra ótimo e é responsável por alguns dos grandes momentos do álbum. E por falar em guitarras, elas são incrivelmente marcantes na música Rio, que tanto emula elementos do primeiro e segundo álbum da banda Shaman. A letra da música versa sobre a “Cidade Maravilhosa” e é um destaque à parte, e se caracteriza por ao mesmo tempo ser uma homenagem e um lamento. Mas quem melhor do que o próprio Andre Matos para falar sobre isso? Eis um trecho da entrevista que ele deu para a edição número 109 da revista Roadie Crew:

“Sobre o significado, uma boa parte da minha família ainda vive no Rio de Janeiro e passei anos da minha infância lá. O Rio que conheci quando era garoto para o Rio de hoje mudou muito. Foi interessante que quando vi esse filme (nota do blogueiro: está se referindo ao filme Cidade de Deus), que trata mais ou menos aquela época do final dos anos 70, fiquei muito tocado, tendo sensações que eu tinha quando era criança e que foram mudando com o tempo. Esta música é uma comparação do que era a realidade naquela época para o que é hoje. Ela representa aquela velha dicotomia entre o bem e o mal. Na minha cabeça ela é um tipo de homenagem à beleza do Rio de Janeiro, um dos locais mais lindos do mundo, que ao mesmo tempo está tão corrompido com tanta violência. Nesta música mostro que a violência e a beleza podem conviver, não apenas numa cidade ou país, sendo que muitas vezes isso acontece dentro das pessoas.”

Remenber Why mantêm o alto nível, graças principalmente ao seu ótimo refrão. Já How Long (Unlished Way) começa com um som meio experimental para depois desembocar num puta Heavy Metal, que em alguns momentos me lembrou bastante a música Don´t Despair (gravada em versão Demo pelo Angra mas nunca lançada oficialmente).

Looking Back remete aos momentos mais experimentais do álbum Ritual. Apostando numa repetição constante do refrão e por isso mesmo acaba sendo a música mais cansativa do álbum, apesar do meio da música ser bem interessante graças ao instrumental competente e virtuoso. Looking Back é na verdade o elo fraco do álbum.

Face The End por sua vez é para mim um dos grandes destaques do álbum. Tendo um certo ar da fase Virgo, essa música possui uma bela melodia e um dos refrões mais grudentos já gravados por Dedé. Time To Be Free começa nesse mesmo estilo Virgo de ser, para depois descambar num Heavy Metal Melódico típico da época do Angra. Time To Be Free é a tentativa de Matos de criar seu épico particular, sua carta manifesto, e talvez por isso mesmo tenha sido escolhida para ser a faixa título de seu primeiro álbum solo.

Rescue começa parecendo um refugo das gravações do Ritual, mas acaba por se mostrar a música mais pesada de todo o álbum. Os vocais guturais de Sander Gommans dão um toque todo especial à música. Logo em seguida vem o que para mim é o grande destaque do álbum: a música A New Moonlight. A nova versão para a música Moonlight originalmente composta por Andre e gravada no álbum Theater of Fate da banda Viper. A nova versão além de ficar mais longa também apresenta elementos mais experimentais. É simplesmente impossível destacar algo nessa incrível música, mas seria um sacrilégio não mencionar a sua letra, que assim como a própria música é bela. O que me faz constatar algo que já penso há muito tempo, Andre Matos é não só um dos melhores letristas do Heavy Metal nacional, como também a nível internacional.

Endeavour termina o álbum de forma digna com seu Heavy Metal de primeira. Pois é, quem é rei nunca perde a majestade, em seu primeiro álbum solo, Andre Matos demonstra que ainda têm muita lenha para queimar. Mas apesar de Time To Be Free ser um álbum muito bem executado, com algumas composições bastante inspiradas e gravado de forma soberba ele está longe de representar um marco como foram certos álbuns, tais como Theater of Fate, Angels Cry, Holy Land ou Ritual. Fica para a próxima...

Nota: 9.5

segunda-feira, 10 de março de 2008

Notícias

Ozzy Osbourne: preços de ingressos divulgados

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O site da Ticketmaster Brasil foi atualizado com informações referentes à venda de ingressos para os shows de OZZY OSBOURNE no Brasil, com BLACK LABEL SOCIETY e KORN, nos dias 03/04 no RioArena (RJ) e 05/04 no Palestra Itália (SP).

Rio de Janeiro:

Pista - R$ 180,00 *
Arquibancada Nível 1 - R$ 160,00 *
Arquibancada Nível 3 - R$ 140,00 *

Clique para informações.

São Paulo:

Pista VIP - R$ 300,00 *
Pista - R$ 180,00 *
Cadeira descoberta VISA - R$ 200,00 *
Cadeira descoberta - R$ 180,00 *
Cadeira coberta - R$ 220,00 *
Arquibancada Laranja - R$ 140,00 *
Arquibancada Azul - R$140,00 *

Clique para informações.

* Meia entrada para estudantes, menores de 21 anos e maiores de 65 anos.

Período de venda exclusiva para clientes Citibank: de 08/03/2008 a 12/03/2008.

Uriah Heep: data de lançamento e capa do novo CD

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Após 10 anos desde seu último disco de estúdio (“Sonic Origami”, de 1998), a banda inglesa URIAH HEEP finalmente anunciou o lançamento de um CD, intitulado “Wake The Sleeper” e programado para chegar às prateleiras das lojas no dia 2 de junho de 2008. A formação atual do grupo inclui o guitarrista Mick Box (o único membro fundador ainda presente), o baixista Trevor Bolder (na banda desde 1976), o vocalista Bernie Shaw, o tecladista Phil Lanzon (ambos desde 1986 no conjunto), e o novo baterista Russell Gilbrook, que entrou no ano passado substituindo Lee Kerslake.

Veja a capa do disco abaixo, criada pelo artista Ioannis, que já fez vários trabalhos para bandas como DEEP PURPLE, ALLMAN BROTHERS, BON JOVI, KING CRIMSON, LYNYRD SKYNYRD, entre outros. “Wake The Sleeper” será também lançado no formato LP, com capa dupla, numa edição destinada a colecionadores.




Segue o press release completo, traduzido a partir do original divulgado ontem pela gravadora Universal Records, que lançará o CD:

“A Universal Music está orgulhosa em anunciar o lançamento do novo álbum de estúdio da lenda viva do rock URIAH HEEP, a ocorrer em junho de 2008.

“Wake The Sleeper” será o primeiro disco de estúdio do Uriah Heep em quase 10 anos (o primeiro desde “Sonic Origami”, de 1998), e está pronto para iniciar uma nova e excitante fase para a banda. O álbum mostra o URIAH HEEP de volta à sua melhor forma e está fadado a se tornar um futuro clássico – certo de satisfazer à sua dedicada base de fãs espalhada pelo mundo, e aos fãs de hard rock/progressivo em geral. Gravado em 2007, o disco foi produzido por Mike Paxman (STATUS QUO, JUDIE TZUKE).

Nas palavras de Mick Box, “Nós estamos exultantes em estar agora unidos a uma grande gravadora como a Universal Music. ‘Wake The Sleeper’ é um álbum do qual nós estamos incrivelmente orgulhosos, e um que esperamos que os fãs considerarão um dos melhores do URIAH HEEP. Não podemos esperar por voltar à estrada e tocar as novas músicas.”

Os palcos têm sido vitais para a longevidade do URIAH HEEP. Em adição às vendas de 30 milhões de discos pelo mundo todo, a banda já tocou em 52 países e construiu uma impecável reputação em shows. O grupo possui uma série de pioneirismos que incluem o fato de ter sido a primeira banda inglesa a tocar na Rússia, em dezembro de 1987.

Este é o primeiro CD sem o baterista original, Lee Kerslake, que infelizmente teve que deixar a banda para cuidar da saúde, em janeiro de 2007. Sentado na bateria pelo primeira vez está agora o altamente respeitado Russell Gilbrook (Tony Iommi (BLACK SABBATH), Van Morrison, John Farnham, e Lonnie Donnegan). A formação atual é composta por Mick Box – Guitarra, Vocais; Trevor Bolder – Baixo, Vocais; Phil Lanzon – Teclados, Vocais; Bernie Shaw – Vocais principais e Russell Gilbrook – Bateria, Vocais.

A relação completa das músicas é a seguinte:

1 – Wake The Sleeper
2 – Overload
3 – Tears Of the World
4 – Light Of A Thousand Stars
5 – Heavens Rain
6 – Book Of Lies
7 – What Kind Of God
8 – Ghost Of The Ocean
9 – Angels Walk With You
10 – Shadow
11 – War Child

O heavy metal progressivo do URIAH HEEP fez da banda inglesa uma das mais populares no cenário hard rock do início dos anos 70. Formado pelo guitarrista Mick Box e pelo vocalista David Byron no fim dos anos 60, o Uriah Heep lançou seu primeiro disco “Very ‘eavy…Very ‘umble” em 1970. Desde então, o grupo lançou 20 discos de estúdio e tocou para milhões de fãs por todo o globo. O URIAH HEEP permanece sendo um dos mais consistentes e persistentes atos do rock inglês, com vendas suplantando a marca dos 30 milhões de discos pelo mundo afora. “Wake The Sleeper” será o 21º disco de estúdio do grupo.

“Wake The Sleeper” será também lançado em vinil numa edição limitada de 12”, incluindo uma impressionante capa dupla.”

Hibria: Metal Battle e CD masterizado na Alemanha

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O processo de mixagem e masterização do novo álbum da HIBRIA já começou, tendo como responsável ACHIM KÖHLER, que foi escolhido pelo grupo em função da sua versatilidade, tendo trabalhado com bandas de diferentes estilos tais como Amon Amarth, Sodom, Pink Cream 69 e Brainstorm. Achim Köhler também foi o responsável pela mixagem e masterização do álbum "Devil's Ground" do Primal Fear, e realizou um excelente trabalho de remasterização de diversos títulos de Death Metal, principalmente da gravadora Nuclear Blast.

Sobre a escolha a banda comenta: "Os trabalhos anteriores de Achim Köhler fazem dele a pessoa certa para finalizar o novo CD do HIBRIA, que traz composições com um direcionamento mais contemporâneo, pesado e agressivo"

Paralelamente a finalização do disco a HIBRIA anuncia mais uma novidade, sua participação na seletiva gaúcha do "Wacken Open Air - Metal Battle 2008" que será realizada no dia 11 de Abril, uma grande oportunidade para os fãs prestigiarem o show da Hibria, visto o recente cancelamento do seu show como abertura do Iron Maiden em Porto Alegre.

Warrant está de volta com formação original

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A multi-platinada banda de Hard Rock oitentista WARRANT acaba de anunciar que se apresentará no festival americano de 4 dias Rocklahoma com mais 80 grupos, todos da cena Hard Rock da década de oitenta. A banda ainda afirma que se apresentará com sua formação clássica, que conta com Jani Lane (voz), Joey Allen e Erik Turner (guitarra), Jerry Dixon (baixo) e Steve Sweet (bateria).

O WARRANT comenta que está muito animada para esses shows com a formação original, coisa que não acontecia há catorze anos, e ainda diz que não vê a hora de se apresentarem para fãs que nunca tiveram a chance de ver a banda com sua formação clássica.

Depois do Rocklahoma, o grupo ainda pretende fazer uma turnê americana juntamente com o CINDERELLA, e posteriormente planejam lançar um DVD.

Nova banda de Jani Lane lança disco de estréia

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A mais nova de Jani Lane, chamada SAINTS OF THE UNDERGROUND, banda que o cantor montou em 2006 enquanto estava fora do WARRANT, lançará seu primeiro CD dia 22 de abril nos Estados Unidos, e se chamará "Love The Sin, Hate The Sinner".

A banda, além de Jani, conta com um verdadeiro time de estrelas, como Bobby Blotzer na bateria (RATT), Keri Kelli na guitarra (ALICE COOPER e PRETTY BOY FLOYD) e Robbie Crane no baixo (Ratt).

Originalmente o SAINTS OF THE UNDERGROUND comecou tocando covers de bandas mundialmente conhecidas em bares pelos Estados Unidos, só que o grupo levou a "brincadeira" um pouco a sério, e o que resultou acabou sendo o lançamento de um CD de inéditas.

Heaven´s Guardian: comunicado da saída do vocalista

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Comunicado da saída do vocalista Carlos Zema:

Olá fãs, imprensa e amigos do HEAVEN'S GUARDIAN, venho através desse texto dizer que estou deixando as atividades da banda. O motivo é de força maior, por estar vivendo nos Estados Unidos atualmente, estou sem condições de estabelecer um projeto sólido e continuo com a banda. Por isso venho tomar essa dificil decisão no momento.

Acho que tal atitude será o melhor para o desempenho futuro da banda que continua em processo de composição e ensaios. Sem poder acompanhá-los, não posso ser o mesmo membro dedicado de sempre e obviamente farei com que a banda fique parada, e esse não é o meu objetivo e nem o da banda.

Portanto, venho através desse comunicado, dizer que estou triste por deixar o HEAVEN´S GUARDIAN, mas deixo o posto de vocalista amigavelmente e mantendo contato com todos integrantes e desejo toda sorte para a banda e seu futuro.

Agradeço a todos pela compreensão.

Grato.
Carlos Zema".

Nightwish: detalhes de novo single, "The Islander"

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Foi publicado no site oficial da banda NIGHTWISH mais detalhes sobre o novo single, "The Islander".

Eis a relação das faixas:

01 - The Islander
02 - Escapist (Instrumental Version)
03 - Meadows Of Heaven (Orchestral Version)
04 - The Islander (Video)
05 - Bye Bye Beautiful (Video)

O clipe de “The Islander” foi filmado durante o último outono, em Rovaniemi, e dirigido por Stobe Harju. A estréia do clipe acontecerá às 19h00 (horário local finlandês) do dia 14 de abril, durante o programa Spanking New, na MTV Finlândia.

SPV Records inaugura canal de vídeos no YouTube

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A SPV, gravadora alemã fundada em 1984 e que tem em seu cast bandas como MOTÖRHEAD, HEAVEN AND HELL, WHITESNAKE, MONSTER MAGNET, SAXON, HELLOWEEN, KAMELOT, SYMPHONY X, TYPE O NEGATIVE e GAMMA RAY, dentre outros, inaugurou um canal de vídeos exclusivo no YouTube.

Para conferir, basta acessar o link http://de.youtube.com/spv.

House Of Lords, Tyketto e White Lion no Hard In Rio

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A @TITUDE PRODUÇÕES anuncia oficialmente seu CAST para o HIR2;

HARD IN RIO 2 - 26/04/2008 - Circo Voador - RJ.

HOUSE OF LORDS - eleito o melhor álbum de 2006 "World Upside Down" pela MELROCK Awards - www.melodicrock.com e 4 musicas entre as TOP 50, com a música "Million Miles" alcançando o #2 lugar.

TYKETTO - A banda volta com sua formação original (1987) e depois de uma bem sucedida turnê pelo Reino Unido irá tocar pela ÚLTIMA vez juntos.

WHITE LION - A banda lança seu novo CD "Return Of The Pride" depois de 16 anos e começa sua turnê pela América do Sul!!

VENDA DE INGRESSOS A PARTIR DE 08/03/2008

Preços:

Inteira: R$190,00
Promocional: R$85,00 (adquirida em todos os pontos de venda sem necessidade de apresentar documentos)
Meia Entrada: R$85,00

OS INGRESSOS PARA O HARD IN RIO 2 JA ESTÃO A VENDA NOS LOCAIS:

RIO DE JANEIRO
Bilheteria Circo Voador –2533-0354
HEADBANGER Tijuca – 2284-1034
SCHEHERAZADE Tijuca – 2569 -1250
SNAKE PIT Copacabana – 2549-3988
SEMPRE MÚSICA Ipanema - 2523-9405
SEMPRE MÚSICA Catete – 2265-6910
SKATE ROCK Caxias – 2671-7838
ROCK N ROLL Barra – 2421-1142

SÃO PAULO
ANIMAL RECORDS – 3223-6277 (os ingressos estarão a venda a partir de quarta - 12/03 ou quinta feira - 13/03)

INFORMAÇÕES GERAIS - CARAVANAS:

21-98581699
21-81691881

SITE: http://www.ingresso.com

SITE DO EVENTO: http://www.hardinrio.com.br
EMAIL: contato@atitudeproducoes.com